TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE MELHORAMENTO APLICADAS A PIZZARIA CHAPA QUENTE

Por:   •  21/9/2020  •  Artigo  •  3.324 Palavras (14 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

CAMPUS DE RIO PARANAÍBA

ANDRESSA APARECIDA ANDRADE- 5022

ANDRESSA FERREIRA WU- 4987

CAMILA TEIXEIRA GAIA - 5007

UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE MELHORAMENTO APLICADAS A PIZZARIA CHAPA QUENTE

RIO PARANAÍBA, MINAS GERAIS

2019

ANDRESSA APARECIDA ANDRADE- 5022

ANDRESSA FERREIRA WU- 4987

CAMILA TEIXEIRA GAIA - 5007

UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE MELHORAMENTO APLICADAS A PIZZARIA CHAPA QUENTE

 

 

 

Trabalho apresentado à UFV – Campus Rio Paranaíba, como parte das exigências da disciplina ADE 325 –, Administração de Operações, Bens e Serviços II do curso de graduação de Administração, sob a orientação da Prof. ROSÁLIA RODRIGUES ALVES.

 

RIO PARANAÍBA, MINAS GERAIS

2019

1 INTRODUÇÃO

Segundo (Libera, 2011) a crescente mudança do mercado no que tangencia a inovação das opções de compra para os consumidores, amplia a necessidade de análise e revisão do planejamento estratégico. Desse modo, uma lógica da gestão provida de informações e recursos, possibilita o desenvolvimento macro e microambiente das organizações, além de colaborar para as estratégias administrativas, na procura por desenvolvimento, diferencial competitivo e estabilidade no mercado.

 O consumidor é o principal alvo e a quem deve-se dedicar a maior atenção. Entretanto, para o sucesso de uma empresa é necessário, não apenas focar no cliente, mas também analisar a concorrência nos aspectos gerais, para que os gestores possam ter parâmetros para tomar decisões estratégicas. Outro elemento importante, é garantir a qualidade dos processos, a fim de obter bons produtos.

Segundo (Rigoni, 2010) a Matriz Importância X Desempenho é uma ferramenta que pode ser utilizada para nortear as ações de melhoria de desempenho tendo como principais alvos os clientes e seus concorrentes, é uma ferramenta de baixa complexidade, no qual auxilia a desenvolver a visão geral de uma empresa ou processo em referência aos seus concorrentes.

Outra ferramenta que será usada é o fluxograma que visa à otimização das atividades através de uma representação das sequências das atividades e processos dentro da organização. Essa representação fornece uma visão ampla do fluxo das atividades facilitando a identificação de falhas e erros nos processos, que por objetivo maior produção e menos desperdício (DEBASTIANI, 2015). Diante da observação do processo da elaboração da pizza será desenvolvido fluxograma desse processo produtivo para melhor identificação de falhas.

O objetivo principal desse artigo foi aplicar uma pesquisa de satisfação e importância na pizzaria Chapa Quente, situada na cidade de Rio Paranaíba- MG, com a finalidade de avaliar o comportamento dos critérios competitivos observados na organização. Na análise dos resultados, utilizou-se a Matriz Importância x Desempenho de Slack para determinação dos itens com menor desempenho, o que permitiu identificar quais critérios devem ser priorizados e assim subsidiar um plano de melhorias nos mesmos, e através do fluxograma estudar como o processo de fabricação da pizza podem melhorar.

  1. REFERNCIAL TEÓRICO
  1. Matriz de importância

A matriz importância X desempenho baseia –se na importância de alguns fatores que sejam relevantes para os clientes e do desempenho que a empresa possui em relação aos seus concorrentes. A avaliação envolve uma escala de nove pontos como pode ser observada na figura abaixo que representa a matriz (SLACK 2008)

[pic 2] [pic 3]

Fonte: Adaptado Slack et al (2008, p. 589)

A matriz se divide em quatro zonas ação urgente, melhoramento, apropriada e zona de excesso. Segundo Slack (2008) estas zonas permitem fazer uma análise tanto a importância quanto o desempenho de um critério que foi dado para o cliente avaliar.  A mesma segue uma escala de três pontos, em que cada ponto está subdividido em outros três para importância para os clientes e outra escala com o mesmo número de divisões e subdivisões para desempenho frente aos seus concorrentes, assim a escala varia entre 1 e 9 pontos dando para importância quanto para desempenho. Dessa forma a empresa precisa conhecer quais são os critérios que são importantes para os clientes, assim aloca-se na matriz os resultados de acordo com a avaliação.

Diante do exposto as zonas funcionam da seguinte forma: os critérios que são considerados ganhadores de pedido para os clientes possuem um desempenho baixo se comparado aos concorrentes ficam alocados na zona de ação urgente. Seguindo o raciocínio inverso os critérios que são considerados menos importantes para os clientes e que possuem desempenho acima da média frente aos concorrentes ficam na zona de excesso. Na zona de melhoramento caindo abaixo da fronteira inferior da zona de aceitabilidade qualquer fator nessa zona vai ser candidato a melhoramento. A zona adequada apresenta-se satisfatórios em relação à importância e desempenho na avaliação. (SLACK, 2008)

2.2 Fluxograma

O fluxograma consiste na representação gráfica de toda sequência de processo de qualquer atividade da empresa (OLIVEIRA, 1998). O fluxograma ajuda na análise de processos, desde a entrada de matéria prima até mesmo nas saídas dos produtos, permitindo que o processo seja avaliado (PEINADO, 2007). Quando é desenhado um fluxograma de um processo, é possível identificar-se pontos ou alguns problemas que podem está acontecendo.

O fluxograma é desenhado de acordo com alguns símbolos, conforme mostra a imagem a FIGURA 1.

[pic 4]

Figura 1 Simbologia utilizada em fluxogramas.

FONTE: https://blogdaqualidade.com.br/fluxograma-de-processo/

Segundo Oliveira (2007) o fluxograma demonstra por meio dos símbolos, todo o processo até a circulação de papeis e formulários entre outras atividades da empresa. A vantagem de utilizar fluxograma e que a visualização das atividades e sequência dos processos ficam visíveis. Segundo Miranda (1981) o fluxograma possibilita a compreensão dos procedimentos e das rotinas, outra vantagem é o fornecimento de procedimentos padronizados possibilitando a forma de raciocínio da equipe, além de possibilitar a visualização das atividades exatamente como elas são feitas e mostra que são executas diferentes da forma que as supõe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (786.7 Kb)   docx (628.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com