TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Plano Real: A história da estabilização do Brasil

Por:   •  22/10/2015  •  Artigo  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 6

Economia

Um plano real: a história da estabilização do Brasil

Das diretas Já a morte de Tancredo

No Brasil do início dos anos 1980, o cenário econômico era dramático. As contas públicas sofriam com gastos muito maiores do que a arrecadação do governo e o ”milagre econômico”, um doas sustentáculos da ditadura militar que regia o país desde 1964, estava distante da realidade dos brasileiros. Com a recessão o povo vivia o conhecido arrocho salarial e enfrentava uma inflação na casa dos três dígitos ao ano.

De tão desvalorizados, os centavos do cruzeiro deixaram de circular. Junto com a economia, o apoio ao governo despencava.

Captando esse sentimento popular, a oposição ao regime viu nele a chance de restabelecer a democracia no Brasil. A emenda Dante de Oliveira, que oficializaria as eleições diretas para a presidência, aguardava aprovação no Congresso. Diferentes grupos políticos uniram-se em campanha em sua defesa. O movimento foi encabeçado pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), do qual faziam parte nomes como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Fernando Henrique Cardoso e Mário Covas,seguido por outros partidos, entre eles o PT de Luiz Inácio Lula da Silva e o PDT de Leonel Brizola. Junto aos partidos, intelectuais, sindicalistas, artistas e grande parte da imprensa aderiram á mobilização, que ganhou o nome de Diretas Já.

No dia 16 de abril de 1984, o Vale do Anhangabaú foi palco do maior comício pela realização das Diretas – um evento que reuniu cerca de 1,5 milhões de pessoas. Manifestações de peso também ocorreram em quase todas as capitais. Em massa, o povo demonstrava a sua sede de participar das decisões que definiriam o futuro do país.

No congresso, no entanto, a emenda que defendia a vontade popular não foi aprovada por falta de votos para mudar a Constituição. O movimento lançou, então, a candidatura de Tancredo Neves em eleições indiretas no Colégio Eleitoral contra o representante do partido dos militares, Paulo Maluf. Nesse momento, o PT abandonou o movimento e o partido do governo, o PDS, racha e uma parte se une a Tancredo para formar o Partido da Frente Liberal, o PFL. O desfecho foi positivo: Tancredo venceu o pleito (15/01/1985). Após vinte anos, o Brasil voltaria a ter um presidente civil.

A transição para a democracia, porém, sofreria um forte abalo já de início. Pouco antes da posse, o presidente eleito é hospitalizado e seu estado de saúde se agrava a cada dia. Após 38 dias, Tancredo Neves morre. As lágrimas de alegria pela retomadada democracia deram lugar ás de tristeza. A chegada ao poder de seu vice, José Sarney, no entanto, foi assegurada: a democracia podia ser assegurada.

Sarney e o plano cruzado

José Sarney iniciou seu governo convocando todos os brasileiros para uma verdadeira guerra contra a inflação. Não era para menos. O novo presidente herdou do governo militar aumentos de preços de quase 10% ao mês. O problema monopolizava as discussões entre especialistas. Foram os economistas de duas escolas de pensamentos diferentes, a PUC do Rio de Janeiro e a Unicamp de São Paulo que para enfrentar o problema produziriam o Plano Cruzado, lançado em fevereiro de 1986. Congelamento de preços, gatilho salarial (reajuste automático quando a inflação alcançasse 20%), aumento do salário mínimo e fim dos mecanismos de correção monetária foram as medidas adotadas. Além disso, o país ganhou nova moeda, o cruzado.

Com o plano, o poder de compra dos salários foi aumentando e o povo sentiu no bolso as vantagens de livrar-se da inflação. Surgiram os “fiscais de Sarney” – consumidores que denunciavam as remarcações de preços.

O aumento do consumo, porém, teve consequências desastrosas. Entre o aumento da demanda que a oferta não conseguia acompanhar (num país fechado ás importações) e os preços congelados, produtores e distribuidores capitularam. O monstro da inflação deu lugar ao do desabastecimento.

O governo lançou enão o Plano Cruzado II (novembro de 1986), que liberava o reajuste de preços eaumentava a taxação de alguns produtos para conter o consumo. A gasolina, por exemplo, teve um aumento de 60% e as bebidas, de 100%. Com o desabastecimento, a importação de produtos da primeira necessidade causou um rombonas reservas monetárias e, em janeiro de 1987, Sarney declarou a moratória dos juros da dívida externa. Protestos de movimentos sociais e grandes grevesde trabalhadores eclodiram pelo país.

Pouco tempo após o lançamento do plano, os brasileiros voltaram a conviver com a inflação. Ao atingir 19% em abril de 1987, o governo anunciou o Plano Bresser, que promoveu novamente o congelamento de preçose salários. Sem sucesso. No início de 1989, outro ministro assumiu entãoa pasta da Fazenda,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com