TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma revisão crítica da natureza e do livro do Reverendo e do Executivo sobre Liderança

Resenha: Uma revisão crítica da natureza e do livro do Reverendo e do Executivo sobre Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Resenha  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

O Monge e o Executivo

Enfermeira Kim

• Descrever as características do seu personagem.

A enfermeira Kim, acredita que para você ser um líder, deve ser aceito pelos demais, no caso dela, pelos outros enfermeiros. Definida por John, como a mais brilhante das participantes. Kim afirma que a liderança está em cuidar na expressão do servir e cita 10 qualidades de um líder com autoridade, quais são: honestidade, comportamento exemplar, cuidado, compromisso, interesse na escuta, confiabilidade, respeito, motivação, atitude positiva e entusiástica, e empatia. Ao longo da história, ela da vários exemplos de sua profissão para tentar explicar a essência de sua profissão.

• Descreva a relação identificada dos conceitos do livro com o perfil do Administrador.

Assim como no livro, o administrador deve saber ser um líder. O livro ensina exatamente como um grande líder deve ser: quais os paradigmas, o jeito como deve liderar sua equipe e conseguir a confiança dela, como deve servir as pessoas, gostar do que faz. Um administrador precisar ser confiante,

saber ouvir as pessoas que estão à sua volta, servir os seus funcionários, identificar quais as suas necessidades e satisfazê-las.

• Pontos positivos e negativos do personagem.

Kim sempre tenta ajudar seus companheiros, dando exemplos, experiências do seu dia-a-dia. Isso é muito positivo, se todos dividissem suas experiências, talvez os ouvintes, não cometeriam certos erros, pois saberiam que aquela pessoa já tentou e não deu certo, ou então, fariam de uma outra forma que alguém já fez e deu certo.

A personagem tem uma idéia muito eficaz sobre liderança, porém a mesma peca pelo excesso, ao ver dela, o líder deve se adequar aos submissos, e não o contrário. Situação qual sabemos que nem sempre é assim fácil, porque o número de líderes é um número muito menor na maioria dos casos.

• Qual o novo e velho paradigma? Apresente exemplo.

No velho paradigma o dono do negocio fazia as regras e depois os mais poderoso hierarquicamente, sendo por último o cliente, que ficava isolado. Hoje no novo paradigma, o cliente está no topo, impondo as regras no mercado, de acordo com as suas preferências, seleciona qual empresa pode melhor atender as suas necessidades, usando como critério até mesmo a responsabilidade social e não apenas o preço.

É importante que os empregados, estejam logo abaixo dos clientes, no novo paradigma, pois são o contato direto com o personagem mais importante, o público alvo.

Logo levando esta informação em consideração, foi que houve a descentralização do poder no novo paradigma, antigamente no velho, as empresas eram centralizadas no dono, estava distante da realidade e do dia-a-dia da corporação, ficando difícil de resolver os problemas. Esse exemplo demonstra como foi positiva a mudança do paradigma.

• Análise crítica do personagem e livro em relação a Liderança.

A personagem Kim, chama a atenção em alguns aspectos em relação a liderança, como por exemplo a maneira como ela sabe que para a liderança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com