TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro o mongi e o executivo

Seminário: Resenha do livro o mongi e o executivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/7/2013  •  Seminário  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do livro o mongi e o executivo.

O livro o mongi e o executivo conta de um executivo aparentemente bem sucedido que aos poucos vê a sua vida desmoronar, e não consegue saber o por que. John é gerente de uma grande empresa, casado e pai de 2 filhos, em sua vida pessoal e profissional John passa por muitas dificuldades. Depois de sua mulher insistir muito, ele decide participar de um retiro em um mosteiro cristão.John tinha uma cisma de mudar e de admitir que não está no caminho certo. Toda a historia é contada quase toda dentro do mosteiro, onde John fica exilado e segue uma programação cheia de treinamentos, atividades religiosas e momentos de reflexão onde precisam ser pacientes e atenciosos.

O retiro conta com seis participantes cada um com características e funções diferentes onde cada um é líder na sua função. O grupo é incentivado a discutir seus problemas e a realizar atividades em equipe para resolver seus próprios problemas. Um dos frades do mosteiros era Leonard Hoffman, empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge, Hoffman era do mundo dos negócios e despertou o interesse de John, em que buscou inspiração desenvolver habilidades. A maior de referência de leonard era Jesus Cristo.

O autor mostra os valores morais, passando lições de liderança. Um mosteiro onde todos os monges são iguais, ninguém é melhor ou pior que ninguém, onde a presença de um líder serve apenas é apenas para o cumprimento de atividades habituais, mantendo assim a harmonia e a ordem no ambiente, não sendo necessário utilizar de poder ou arrogância Dessa forma, é fácil perceber que no mosteiro, além de um local muito calmo, todos trabalham e vivem em equipe. Um dos principais objetivos de O monge e o Executivo é o desenvolvimento e aperfeisoação das relações entre as pessoas nas organizações tendo como foco a liderança como um processo complexo que por sua vez compreende diversas atividades na gestão de pessoas. A base do texto é a motivação e o compartilhamento de objetivos, onde a participação do trabalho em equipe passam a ser os fatores fundamentais para as atividades empresariais. A motivação e uma das principais consequencias do desenvolvimento das atividades de cada organização, o líder enquanto gestor conquista o respeito de seus liderados a partir do momento que aprende a valorizar a sua equipe e dividir produção e tomadas de decisão do grupo.

O principal conceito abordado na obra é: liderança em diferentes ambiente, organizções e grupos . Os líderes tem uma grande importância no processo de motivação e interação social dos indivíduos, focando-se principalmente na satisfação de seus colaboradores.

O autor coloca que a valorização das pessoas e das habilidades que elas oferecem e não vendo as pessoas como produto para formação de bens, pois não se pode apenas ser um gerente é preciso ser lider.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com