TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Aprendizagem: Estudos Socioculturais

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Estudos Socioculturais

Curso: Administração

Professor: Agostinho Schneiders

Nome do aluno: Mateus da Silva Zanelato

Data: 11/04/2016

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) Considere as informações a seguir e, também, os versos selecionados do poema “Estatutos do Homem” de Thiago de Mello.

Thiago de Mello é um poeta brasileiro nascido no Amazonas. Preso durante a ditadura (1964-1985) exilou-se no Chile. Ainda durante o exílio morou, também, na Argentina, Portugal, França e Alemanha. Seu poema mais conhecido é “Estatutos do Homem”, onde o poeta chama a atenção do leitor para os valores inerentes a condição humana. Thiago de Mello ficou conhecido internacionalmente como um intelectual engajado na luta pelos Direitos Humanos.

 

Versos de Estatutos do Homem:

 

Artigo 5

Fica decretado que os homens estão livres do julgo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras. O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa;

Artigo 9

Fica permitido que o pão de cada dia que é do homem o sinal de seu suor, mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura;

Artigo 12

Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com imensa begônia na lapela; parágrafo único, só uma coisa fica proibida, amar sem amor;

Artigo Final

Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso da dor, a partir deste instante, a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.

 

Fonte: MELLO, Thiago. Poema “Estatutos do Homem”, 1964. Disponível em:http://palavrastodaspalavras.wordpress.com/2008/06/23/os-estatutos-do-homem-poema-de-thiago-de-mello/. Acesso em: 20 jun. 2013.

 

Responda num único texto, de até 1 página:

 

Quais relações possíveis podem ser estabelecidas entre a biografia de Thiago de Mello, em especial o período no exílio, com o poema? De que maneiras é possível relacionar o poema “Estatutos do Homem” com a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, promulgada pela ONU em 10 de dezembro de 1948? Qual a relação entre os versos citados no enunciado desta questão e os direitos naturais (direito a vida, a liberdade e a propriedade)? Podemos afirmar que os direitos humanos, particularmente os suscitados nos versos do poema, no Brasil, com o fim da ditadura Militar (1964-1984) passaram a ser respeitados? Justifique a sua resposta. (3,0 pontos)

R: Em seu poema Thiago Melo expressa muitos de seus próprios sentimentos e as dificuldades que passou, visto que sua vida foi marcada por perseguições políticas e ideológicas, ele nos faz pensar e nos faz críticos em relação à sociedade em que vivemos.

Mesmos que os versos tenham sido escritos em plena ditadura militar, as críticas feitas pelo autor se encaixam nos dias atuais, dessa forma a produção poética de Thiago de Mello atravessa tempo e espaço, o que faz o poeta conhecido internacionalmente por sua luta a favor dos direitos humanos e a paz.

Esse poeta tomou como missão a insurgência contra as privações da liberdade e desrespeitos à dignidade humana que a ditadura impôs, usou o exílio para chamar a atenção dos intelectuais e do povo para a luta em busca de seus direitos.

             Diante disso fica evidente a relação do poema “Estatuto do Homem” com os Diretos Humanos da ONU, pois, foi em consequências dessas manifestações poéticas, que ele se destinou a prisão e o exílio aos quais foi submetido durante a ditadura militar, foi neste período longo e doloroso que o poema estatutos do homem foi escrito.

          Dessa forma, ao refletir a realidade atual, pode-se constatar que os direitos humanos não estão sendo respeitados. Ainda há escravidão, jornadas árduas de trabalho com baixos salários, exploração do trabalho infantil, censura política na televisão que, porem hoje se dá o nome de censura ética. As manifestações de hoje são represadas pela mídia, pela polícia, pelo governo.

No entanto, devemos ter em mente que com a internet e redes sociais o povo tem mais uma ferramenta para lutar por seus direitos. É fundamental ter esclarecimento, respeito, força e união para lutar por direitos e ter voz ativa, assim como o poeta Thiago de Mello.

2) Das várias questões abordadas nos conteúdos da Unidade de Aprendizagem, uma se refere às manifestações culturais e suas formas. Duas são as principais: as manifestações materiais e as manifestações não materiais. Demonstre compreensão destes conteúdos analisando a música abaixo a partir das seguintes ações:

a) Identifique, no mínimo, três evidências de manifestações materiais e três de manifestações não materiais (2,0 pontos);

b) Pesquise em sítios na internet e apresente alguma outra obra de arte (música, imagem, texto literário) com evidências das duas formas de manifestações culturais, justificando a resposta (2,0 pontos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (353.2 Kb)   docx (410.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com