TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Aprendizagem: Estudos Socioculturais

Por:   •  26/8/2017  •  Ensaio  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 1]

  1. Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Estudos Socioculturais

Curso:

Professor:

Nome do estudantes:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Prezado estudante, a organização dessa atividade a distância possibilita o encontro com sua comunidade num exercício de cidadania. Somos produtos e produtores de nossa cultura, pertencemos a comunidades que algumas vezes pouco a conhecemos. O mundo globalizado necessita do saber local. Nesse sentido, convidamos você para uma aproximação em seu contexto  vital. Nessa avaliação a distância, você realizará um estudo de campo em local selecionado por você, em seguida, fará a descrição de tal realidade;  por fim,  fará análise fundamentada nos conhecimentos dessa unidade de aprendizagem.  

Caracterização da situação da etnia estudada:  Escolha uma etnia que compõe a realidade do seu município e, a partir de estudo de campo, descreva as particularidades culturais dessa etnia, considerando os elementos que compõem a cultura, citados a seguir:

A cultura é um conjunto complexo, dinâmico e interligado de saberes e fazeres, de um grupo. Dentre esses elementos podemos elencar

  1. linguagem
  2. medicina popular
  3. arte (pintura, artesanato, dança, música)
  4. culinária
  5. celebrações
  6. vestiário
  7. arquitetura

Você poderá destacar elementos mais diretamente ligados a sua área de formação. Por exemplo, os estudantes de arquitetura e engenharia, podem se aprofundar na caracterização sobre artes e arquitetura, estudantes da área de saúde podem destacar elementos do conhecimento popular em saúde etc. É importante considerar o seu foco de descrição situado.  

  1. Apresentação de um texto discursivo ilustrado com imagens, trazendo o resultado de seu estudo de campo. Esse texto deverá ter entre 15 e 40 linhas. (5,0 pontos)

  1. A partir do material apresentado na Unidade de Aprendizagem, de pesquisas bibliográficas complementares e considerando a problemática em torno dos direitos socioculturais responda:

Tomando por base os artigos 215 e 216 da Constituição Brasileira, faça uma análise crítica e verifique se no grupo estudado tais artigos vêm sendo respeitados, ou o respeito à diversidade cultural ainda não foi reconhecido? Justifique sua resposta em um texto de no mínimo 15 linhas. (5,00 pontos)



...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com