TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uniplan Centro Universitário do Planalto do Distrito Federal

Por:   •  4/11/2020  •  Monografia  •  2.115 Palavras (9 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 9

Uniplan Centro Universitário do Planalto do Distrito Federal  

 

 

 

Paloma Passos de Sousa

 

   

 

Projeto Integrado Multidisciplinar

 

 

LOJAS AMERICANAS

 

 

 

 

 

 

 

 

Brasília – 2020

Uniplan Centro Universitário do Planalto do Distrito Federal  

 

 

 

 

Paloma Passos de Sousa

 

 

 

 

 

Projeto Integrado Multidisciplinar III

 

 

 

 

 

LOJAS AMERICANAS

 

 

 

 

 

 

 

Brasília – 2019

2

 

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo, a análise dos padrões utilizados pelas Lojas Americanas na organização e recrutamento de seus funcionários, assim como também, a explanação da estrutura financeira. Observando a importância da relação entre funcionário e empresa, foi estudado a forma de comportamento hierárquico estabelecido dentro da empresa, e os comportamentos e deveres de cada indivíduo de acordo com a sua função. Ao longo dos anos, o crescimento desta rede de lojas tem sido algo bem expressivo, porém, sobre o olhar de alguns especialistas, o rápido crescimento do número de lojas, não acompanha o retorno financeiro da empresa, que tem seu balanço financeiro em queda ano após ano. Por se tratar de uma grande loja de departamentos, a amostra foi restringida a duas lojas, sendo uma loja de rua e outra de shopping. A diferença entre as lojas analisadas, além do seu horário de funcionamento que é diferente, há o fator quantidade de funcionários que é diferente devido ao tamanho das lojas.

Sumário Introdução ................................................................................................................................. 4 1. Suprimento de Mão de Obra ....................................................................................... 5 1.1 Políticas da Empresa e Planejamento de Mão de Obra ................................. 5 2. Recrutamento ............................................................................................................ 5 2.1 Processos de Seleção .......................................................................................... 6 3 Gerenciamento de Pessoas ........................................................................................ 7 4 Contabilidade ............................................................................................................... 10 Conclusão ............................................................................................................................... 13 Referencias ............................................................................................................................. 14

 

 

 

 

4

 

Introdução

 

A empresa precisa manter a equipe unida, porque são as pessoas que possuem um papel de grande importância que contribuem para o alcance dos seus objetivos e o crescimento, pessoas capacitadas e motivadas dão o melhor de si e produzem mais. E para que isso ocorra de maneira mais eficiente, o administrador de recursos humanos deve mudar sua filosofia de atuação, é o seu papel recrutar talentos, entrevistas, demitir e admitir, calcular salários e entre outros, mais a sua gestão está também no bem está do funcionário, cuidar para que eles tenham um local de trabalho adequado, visando sempre por sua segurança, higiene e todos os direitos que a eles cabem em primeiro lugar.

As lojas americanas por ser uma grande empresa, utiliza a agilidade na hora de recrutar candidatos a vagas nas diversas lojas da rede, se torna um ponto muito forte. O país está passando por uma fase de muito desemprego, logo, as ofertas de candidatos para as unidades existentes é bem grande, sendo assim, o setor de recursos humanos precisa ser bem seletivo, pois nem sempre, quantidade significa qualidade.

A parte de recrutamento é realizada com o auxílio dos funcionários responsáveis por cada unidade, sendo eles, os gerentes e supervisores das lojas. As Americanas possuem uma central em cada estado, sendo desta central a parte de selecionar e aplicar as avaliações para o recrutamento. A parte de gerenciamento de pessoas é realizada por um sistema interno onde é possível obter relatórios rápidos sobre o desenvolvimento de cada um e o faturamento de cada loja.

 

1. Suprimento de Mão de Obra

 

1.1 Políticas da Empresa e Planejamento de Mão de Obra

 

Selecionar pessoas para ocupar um cargo não é algo fácil, especialmente para cargos cuja a função exige determinadas características. É uma tarefa intensa da área de Recursos Humanos, em que todos os empenhos devem ser concentrados para satisfazer e suprir as necessidades da empresa. Sempre que houver a oportunidade, faz-se necessário planejar o que se procura para o cargo. Para isso, no que se refere ao preenchimento de vagas, não é apropriado procurar qualquer pessoa, apenas aquelas que possam trazer valor competitivo com a atuação em seu novo emprego. Sendo assim, na nova vaga, o diferencial é procurado pelas empresas, pois é o que as torna competitivas no mercado em relação aos seus concorrentes.  A empresa é quem fornece subsídios para a contratação e a pesquisa no mercado, e é ela quem mantém os salários dos novos colaboradores. Por isso, para abastecê-la com novos colaboradores habilidosos, deve ser estudado o que ela precisa realmente no que se refere às pessoas e se estas contemplam aquilo que se entende por aptidões aos cargos em questão. É essencial a prática deste planejamento para o bom recrutamento de mão de obra para a empresa, no caso das Lojas Americanas, o planejamento é feito pela equipe de RH da empresa, repassado para a gerencia da loja, e debatido entre os supervisores. O debate gira em torno do cargo, das tarefas, a função, descrição do cargo e grupo ocupacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com