TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automedicação entre os professores do Centro Universitário do Distrito Federal

Por:   •  3/5/2015  •  Artigo  •  2.674 Palavras (11 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL – UDF

ESCOLA DE SAÚDE

LUCIANA LIMA DE ASSIS PACHECO

Automedicação entre os professores doCentro Universitário do Distrito Federal

Brasília – Distrito Federal

2014

LUCIANA LIMA DE ASSIS PACHECO

Automedicação entre os professores do Centro Universitário do Distrito Federal

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Graduação em Farmácia do Centro Universitário do Distrito Federal, como requisito parcial à obtenção do titulo de Bacharel em Farmácia.

Orientadora: PROFªMSC MIRNA POLIANA

Brasília – Distrito Federal

2014

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo avaliar o usuário se faz a automedicação. O uso inadequado do medicamento pode trazer varias complicações a saúde como intoxicação, resistência do paciente ao principio ativo do medicamento alteração do padrão evolutivo de doenças. Conhecimento dos usuários sobre o medicamento genérico entre os meses de março, abril e maio de 2015 de forma explicativa e quantitativa. O levantando das amostras será feito na universidade UDF de BRASILIA verificar se os entrevistados fazem automedicação que motivações levam a fazer. Verificar se a propaganda exerce influencia sobre a automedicação e se procura o farmacêutico para buscar orientação que precisa.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 JUSTIFICATIVA 6

3 OBJETIVOS 7

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7

5 METODOLOGIA 9

6 CRONOGRAMA 11

7 RESULTADOS 12

8CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

9 REFERÊNCIAS 14

APÊNDICE....................................................................................................................15

INTRODUÇÃO

A automedicação consiste no consumo de medicamentos industriais ou caseiro, como o objetivo de tratar, aliviar os sintomas ou doenças percebidos, no intuído de promover a saúde, dispensando a orientação adequada de um profissional (LOYOLA et al, 2002).

A automedicação e definida, segundo a organização mundial de saúde (1998) como sendo a seleção e uso de medicamentos pelo individuo para o tratamento de auto reconhecidas doenças ou sintomas. Estas e uma pratica comum vivenciada por civilizações de todos os tempos com características peculiares a cada época e cada região (PAULO &ZANINE,1988).

A automedicação é definida como o uso de medicamentos sem prescrição medica, onde o próprio paciente decide qual fármaco a utilizar. Inclui-se nessa designação genérica a prescrição ou indicação de medicamentos por pessoas não habilitadas como amigos, familiares e mesmo balconistas de farmácia neste último caso caracterizando exercício ilegal da medicina (KOVACS & BRITO, 2006).

A automedicaçãoinadequada tal como a prescrição errônea, pode ter como consequências efeitos indesejáveis, enfermidades iatrogênicas e mascaramento de doenças evolutivas, representando, portanto problemas a ser prevenido certamente à qualidade da oferta de medicamentos e a eficiência do trabalho das varias instancias que controlam este mercado também exercem papel de grande relevância nos riscos implícitos na automedicação (ARRAIS 1997).

O Brasil assume a quinta posição na listagem mundial de consumo de medicamentos, estando em primeiro lugar em consumo na América latina e ocupando o nono lugar no mercado mundial em volume financeiro. Tal fato pode este relacionado às 24 ml mortes no Brasil por intoxicação medicamentosa (MORAIS 2001).

“No Brasil, a maior incidência de intoxicação está diretamente ligada com a automedicação. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a cada 20 segundos uma pessoa intoxica-se pelo uso irracional de medicamentos. Para que essa situação seja revertida, é necessário o cumprimento da regulamentação sobre o uso de medicamentos, obedecendo às limitações em relação à dispensação destes produtos” (BORTOLON et al, 2007).

Em países desenvolvidos, o número de medicamentos de venda livre tem crescido nos últimos tempos, assim como a disponibilidade desses medicamentos em estabelecimentos não farmacêuticos, o que favorece a automedicação (MINTZES, B 1994)

Os medicamentos mais usados pela população pela automedicação são analgésicos, antitérmicos e antiinflamatórios (SOUZA, 2008).

A automedicação por analgésico pode acarretar efeitos colaterais severos para a saúde entre eles: reações anafiláticas ou anafiláticas, reações de hipersensibilidade dependência redução da mobilidade do trato gastrointestinal (TGI), hemorragia digestivas, liberação de histamina, causandobronco constrição, cefaleia, atraso no diagnostico e na terapia adequado além de risco potencial de vida (Brincks, 1998; PIOVESAN ET AL. 2000; OLIVEIRA, 2010).

Foram feitos dois estudos um realizado na década de 1990 e outro mais recente mostraram que maior prevalência de automedicação e entre as mulheres (Arrais et al., 1997 e Vitor et al., 2008)

Apesar de vários problemas que traz a automedicação, estudos realizados mostram que a parcela da população que detém maior conhecimento, são os que mais realizam automedicação (METO ET AL, 2006).

O paciente que tem difícil acessoa assistência medica procura se automedicar enquanto outro paciente tem um pode aquisitivo melhor acreditam que sabem sobre os medicamentos e por isso dispensam a orientação do medica.

Acredita-se que o aconselhamento do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com