TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Centro de Artes, Humanidades e Letras Teorias da Comunicação

Por:   •  24/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Centro de Artes, Humanidades e Letras

Teorias da Comunicação

Prof. Dr. Jorge Cardoso Filho

Estudo dirigido I – 09 de novembro de 2018

Leia com atenção o que está sendo solicitado em cada questão. Apresente suas respostas de maneira lógica e encadeada, dando exemplos sempre que possível, com base na argumentação dos autores Theodor Adorno, no artigo A indústria cultural, e Walter Benjamin, no artigo A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica.

O prazo de entrega desse estudo é 16/11. Aconselho realizá-lo em trios, com debate entre os integrantes antes de formular a questão.

Interprete as afirmações de Olgária Matos, abaixo:

Tanto o "declínio da aura" do ensaio A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica, quanto a "perda da auréola" e de "alguns temas em Baudelaire" serão de grande valia na elaboração do ensaio sobre a indústria cultural como mistificação das massas, de Adorno. Porque na era do capitalismo industrial se ingressa no âmbito da reprodução mecanizada das obras, a reprodutibilidade técnica contribui para o surgimento, sob as ruínas do "recolhimento" e da contemplação estética, de uma nova forma de recepção da obra de arte, o "efeito de choque" das imagens de cinema em seus milésimos de segundo (MATOS, 2010, p. 23-24).

a) Considere os pontos de interseção nas proposições de Walter Benjamim e Theodor Adorno, sobretudo no que se refere às técnicas de reprodução e à indústria cultural

Para além da compra e da venda, o que menos importa ao consumidor enfeitiçado é o valor de uso das mercadorias. Para Adorno, o fetichismo da mercadoria deriva do modo de produção, o fetichismo se produzindo no interior da própria fábrica. Para Benjamin, o fetichismo se manifesta não na produção das mercadorias mas em sua circulação, no consumo, com obsolescência da lógica da mediação social (MATOS, 2010, p.37).

b) Considere os pontos de interseção e de discordânica nas proposições dos autores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com