TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usando a ferramenta PERT / CPM na concepção e controle do processo de produção

Pesquisas Acadêmicas: Usando a ferramenta PERT / CPM na concepção e controle do processo de produção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇAO DAS OPERAÇÕES

PERT/CPM

Resende - RJ

2014

UNIVERSIDADE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇAO DAS OPERAÇÕES

PERT/CPM

Universidade Estácio de Sá, curso de Administração – 5° período sob a orientação do docente Sr. Noerbeck.

Resende - RJ

2014

RESUMO

Este trabalho aborda a facilidade com que podemos utilizar a ferramenta PERT/CPM na elaboração e controle do processo produtivo através da identificação, estudo e melhora dos ciclos de atividades e eventos, tomados isoladamente e como um todo dentro de cada processo. O objetivo principal é proporcionar ao leitor uma visão e compreensiva do método, encorajando-o a experimentá-lo e aprofundar-se em suas técnicas, sem nenhuma pretensão de esgotar o assunto ou sequer torna-lo referência.

1. INTRODUÇÃO

A técnica PERT/CPM constitui-se de poderosa ferramenta na elaboração e gerenciamento de projetos utilizando o conceito de redes, sobremaneira aqueles com foco em processos. Kukierman (2000) diz que nos anos 1990 foi considerada como uma das “Sete Novas Ferramentas para o Planejamento e Administração Visando ao Aprimoramento Contínuo da Qualidade e Produtividade”.

Um projeto é uma maneira organizada de agregar recursos e direcioná-los para um ou mais objetivos, podendo estar dividido em etapas distintas conectadas em rede. Quando maior o número de etapas mais complexo é o projeto e consequentemente seu controle. A ferramenta que abordamos neste trabalho permite que o analista tenha uma visão ao mesmo tempo ampla e também simplificada de todo o processo, emprestando-lhe maior conforto e segurança, além da própria facilidade no gerenciamento desde a elaboração até acompanhamento.

A metodologia aplicada foi basicamente a revisão de literatura associada à simulação de projetos baseados em processos hipotéticos de fácil assimilação.

PERT/CPM

PERT/CPM, na realidade são dois modelos de planejamento em rede que surgiram no final dos anos de 1950. Progam Evaluation and Review Technique (PERT) foi desenvolvido para a Marinha americana pela empresa Bozz-Allen and Hamilton e reduziu a duração de um projeto do progama Polaris de cinco para três anos. Na mesma época as empresas Dupont e Univac desenvolviam o sistema CPM (Critical Path Method). A grande semelhança e a irrelevante diferença entre ambos determinaram a integração dos dois sistemas que hoje são conhecidos como PERT/CPM, apenas.

Segundo Chiavenato (2004. p. 449) PERT e CPM são diagramas de flechas que estabelecem uma relação direta entre os fatores tempo e custo permitindo a otimização econômica de um projeto através do melhor aproveitamento dos recursos disponíveis dentro de certo período. Na opinião de Tubino (2007) uma rede PERT/CPM é formada por um conjunto interligados de setas e nós, onde as setas representam atividades que consomem recursos e tempo; e os nós, são eventos, que não consomem recursos nem tempo e indicam o início ou fim de determinada atividade. Kukierman (1982. p.23) adverte que PERT/CPM, assim como Pesquisa Operacional apenas revela situações, não as criando e assim, não decide, apenas ajuda na decisão. PERT/CPM não vai evitar atrasos de fornecedores, acidentes de percurso, crises econômicas, mas ajudar na superação dos problemas advindos dessas intempéries.

Segundo a ABNT apud Kukierman (1982. p.24) para desenvolver um raciocínio sobre PERT/CPM é necessário conhecer os seguintes termos:

Projeto: conjunto de ações e processos envolvendo recursos humanos, materiais, financeiros, etc., organizados para a realização de um objetivo bem definido a partir de uma situação conhecida ou convencionada.

Atividade: É um bloco ou etapa de um projeto que pode ser identificado e mensurado de acordo com o padrão que se deseje adotar, considerando as unidades de recursos empregados.

Evento: É o início ou fim de uma ou mais atividades. Não consome recursos.

Figura 4.1 – Rede PERT/CPM em flechas

Na figura 4.1 podemos observar uma versão simplificada de uma rede PERT/CPM, constituída de duas atividades e três eventos, onde o evento 1 é o início da atividade A, o evento 2, o fim da atividade A e início da atividade B e o evento 3 o fim da atividade B.

2. Estabelece-se, portanto uma cadeia de dependência, característica da rede de flecha.

Segundo Martins e Laugeni (2006 p.419) “cada atividade do projeto é representada por um conjunto distinto de dois nós”. Se considerarmos que cada nó (ou evento) ocupa um lugar no espaço temporal é fácil perceber que recurso básico atribuído a cada atividade é o tempo de duração. Por tratar de estimativa é difícil precisar a duração da cada atividade. Para diminuir o grau de incerteza o projetista deve fazer três estimativas, sendo uma a mais provável, outra a mais otimista e a terceira a mais pessimista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com