TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de dois projetos usando ferramentas de análise de investimentos e descobrir quais deles são mais rentáveis dentro de cinco anos

Seminário: Análise de dois projetos usando ferramentas de análise de investimentos e descobrir quais deles são mais rentáveis dentro de cinco anos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Seminário  •  5.425 Palavras (22 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 22

INTRODUÇÃO

Para o Gestor financeiro e muito comum á necessidade de se avaliar investimentos quase que diariamente sempre e preciso definir sobre aplicação de capital, obtenção de crédito, investimento em mão de obra ou até mesmo qualificação de mão de obra, estes investimentos estão sempre voltados para o crescimento da empresa e aumento de patrimônio com isso surge o risco em se investir errado e não atingir o retorno esperado, gerando grandes prejuízos.

O primeiro passo do gestor e conhecer o mercado e avaliar o retorno e o risco oferecido e entender que a moeda sofre alterações de um dia para o outro, fazer qualquer investimento sem se preocupar com os riscos do mercado e totalmente equivocado já que o principal objetivo dos gestores é aumentar seus lucros.

Na maioria dos casos antes de executar qualquer projeto deve ser feito a avaliação do que pode ser conseguido de retorno com o capital que pretende utilizar sendo assim você verifica o custo da oportunidade para qualquer análise de viabilidade econômica. A avaliação de projetos de investimentos engloba diversas técnicas que permitem avaliar suas viabilidades, vão ser abortadas no trabalho as principais técnicas utilizadas nos dias de hoje como o Payback (prazo de retorno do investimento inicial, TIR (taxa interna de retorno) e o VPL (valor presente liquido).

Sempre utilizando uma taxa que sirva de comparação. O trabalho consiste em analisar dois projetos utilizando as ferramentas de análise de investimentos, e verificar qual e mais rentável ao longo de cinco anos.

Com isso precisamos fazer uma longa pesquisa para elaborar a abertura da empresa para que as informações sejam condizentes com a do mercado atual e comparar com o valor aplicado em um investimento financeiro no caso um CDB. A empresa que abrimos foi voltada para empilhadeiras e mensuramos o lucro da empresa com metas mensais que com a estrutura da empresa que construímos fica dentro da realidade para ser atingida.

Esse trabalho e muito voltado para rotina dos administradores que precisam sempre lidar com essas situações no dia á dia.

O gestor precisa saber do risco e do retorno que o valor investido pode trazer, com essas informações ele pode projetar seu futuro e ter um controle maior e estipular uma taxa ou algum valor em dinheiro que precisa conquistar neste prazo.

Com essas informações também e possível construir um plano de ação caso a empresa não esteja atingindo esse objetivo e assim não ter surpresa no fim dos cinco anos.

Podemos perceber que esse estudo e imprescindível para qualquer gestor.

Etapa 1 (Passo 1)

Análise De Investimentos

O investimento faz parte do dia a dia da sociedade esta presente em diversos setores do país, seja nas empresas nas famílias ou no setor público muita coisa gira em torno dos investimentos. Por isso não e somente o empresário que precisa conhecer sobre investimento para que possamos ter um futuro com qualidade e imprescindível conhecer e gerenciar os investimentos para tomarmos as decisões corretas no presente que impactará no futuro.

E comum hoje você ouvir muito a palavra investimento ela e muito propagada em jornais, sites, Tv e geram uma confusão ao relacionar uma compra de casa, cursar uma faculdade, fazer um curso de inglês, trabalhar com marketing multi nível como investimentos isso muitas vezes para estimular o seu consumo então e sempre bom ter atenção e deve ser sempre calculado na tomada de decisão.

O investimento e um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. (OLIVO,2013,p.16)

Seguindo essa premissa podemos afirmar que os exemplos citados acima e muitos outros podem ser considerados como investimentos.

Generalizando, então, de forma simples, um investimento é qualquer ato ou ação que implique renunciar a recursos no presente na expectativa de ampliar seus recursos no futuro. (OLIVO,2013,p.17)

Existem diversos tipos de investimentos basicamente podemos definir três grandes categorias, dessa forma temos os seguintes tipos básicos de investimentos:

Investimentos públicos: São recursos disponibilizados pelas prefeituras, governos visando o bem estar social não e um investimento realizado para obter recursos financeiros, pelo menos na teoria seria isso, mas na prática infelizmente não e temos muitos políticos enriquecendo ilicitamente com essa forma de investimentos o que e um atraso para o país como o Brasil que tem uma fonte rica de recursos, infelizmente muito mal administrado e vitima de muita corrupção sem fim.

Alguns exemplos de investimentos públicos são hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas entre outros:

Investimentos Privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Alguns exemplos de investimento privado são fabricas particulares, empresa de prestação de serviços particulares, loja de varejo, Shopping dentre outros.

Investimentos mistos: são recursos disponibilizados tanto por entidades públicas ou governos e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem estar para sociedade quanto retorno monetário. Alguns exemplos são a Petrobrás e o Banco Do Brasil. ( OLIVO, 2013).

Para qualquer segmento o investimento se faz necessário, mas para economia do País o investimento e algo fundamental, o PIB produto interno bruto para crescer e melhorar a economia e preciso sempre novos investimentos, uma vez que unidades produtivas são limitadas não podem produzir mais que a capacidade de suas máquinas e instalações, e para aumentar o PIB á longo prazo e fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das instalações já existentes, que só e possível via investimentos.

Para as organizações o investimento faz parte da sobrevivência das instituições e precisa ser realizado para que as empresas mantenham a longevidade e competitividade no mercado. Vamos dar o exemplo de dois aspectos:

A expansão das organizações: Principalmente as organizações privadas que tem por objetivo crescer e expandir cada vez mais seu mercado e consumidor, de forma a poder gerar mais retorno, para o investidor, para que isso acontece á única forma e realizando os investimentos necessários.

Reposição de Capital: mesmo que não estejam em expansão se faz necessário pelo desgaste das maquinas e equipamentos, se essa reposição não for realizada a empresa vai ficar com equipamentos e máquinas ultrapassados, e que acarreta a produtos e serviços mais caros e de menor qualidade que o de seus concorrentes comprometendo assim a sua sobrevivência no mercado.

Dessa forma as organizações que tem uma saúde financeira boa mantem um fluxo de investimentos a fim de garantir a reposição do seu capital e seus planos de expansão.

Agora que já foi falado da importância dos investimentos vamos falas das variedades de produtos que o mercado oferece e seus riscos. Com isso o Administrador precisa conhecer bem o produto seus riscos e também o seu perfil para realizar a melhor escolha vamos apresentar algumas considerações econômicas que também são necessárias:

As considerações Financeiras que levam em conta a disponibilidade dos recursos próprios ou financiamentos, não faz sentido analisar investimentos para o qual não existe recursos disponíveis para emprega-lo.

Considerações de ambiente empresarial que são considerações politicas, sociais, culturais e de meio de ambiente que afetam o investimento e são mais difíceis de analisar que na maioria das vezes não são expressas em valores monetários, contudo são de fundamental importância já que influenciam diretamente a viabilidade de um investimento.

Isso e importante quando se analisa uma abertura de fabrica onde se negocia isenção fiscal e também a localização da fabrica que mesmo com isenção fiscal, pode ficar longe do seu mercado principal então essa analise precisa ser feita com muito cuidado.

Análise de investimentos no conceito estratégico das organizações e que toda organização precisa de um orçamento e também de um plano estratégico seja formalizado em um papel ou na cabeça do administrador isso e imprescindível para fazer a alocação correta dos recursos.

Para se buscar os investimos na maioria das vezes buscamos no mercado financeiro e nas instituições financeiras ou bancárias que tem como objetivo o fluxo de recursos monetários entre os agentes econômicos.

As instituições que desempenham essa função de criação de mercado, reunindo tomadores e emprestadores, e chamado de intermediários financeiros, os Bancos e os Corretores são exemplos disso no mundo moderno.

Essa intermediação Financeira desenvolve-se de forma segmentada com base nas subdivisões apresentadas abaixo:

Mercado monetário que envolve as operações de curto e curtíssimo prazo, proporcionando um controle ágil e rápido da liquidez da economia e das taxas de juros básicas pretendidas pela politica econômica e das autoridades monetárias.

Mercado de crédito envolve as operações de financiamento a curto e médio prazo, esse mercado e constituído basicamente pelos bancos comerciais e sociedades financeiras.

O mercado de câmbio inclui as operações de conversão (troca) de moeda de um país para outro, determinada, sobretudo, pela necessidade da pratica de comércio internacional.

O mercado de capitais assume papel dos mais relevantes no processo de desenvolvimentos econômico. È ou deveria ser o grande municiador de recursos permanente para economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança, ou seja, os investidores, e os carentes de recursos á longo prazo, isto é, que apresentam déficit de investimentos. Esse mercado financeiro apresenta possibilidades de investimentos a pessoa jurídicas ou físicas as chamadas aplicações financeiras.

Principais Aplicações Financeiras no Brasil.

Quando uma pessoa física ou uma empresa tem dinheiro sobrando podem se aplicar esses recursos no mercado financeiro e assim receber juros por essa aplicação.

Devido a alta taxa de juros no Brasil muitos ficam atentos a mercado que pode representar uma fonte considerável de renda.

As principais aplicações financeiras disponíveis no Brasil são de renda fixa ou variável.

Renda fixa são investimentos nos quais não há perda do montante investido inicialmente. Ao contrario do que muitos pensam os juros nem sempre são fixos, podendo ser pré ou pós fixados:

Aplicações pré fixadas: a taxa de juros e predeterminada ou seja e determinada no momento da contratação da aplicação financeira. Normalmente essa taxa e determinada ao mês.

Aplicações pós fixadas: a taxa de juros e apurada após determinado período e é vinculada a algum indicador como taxa Selic, CDI, entre outros.

Taxa Selic: taxa básica de juros da economia determinada pelo banco central periodicamente nas reuniões do COPOM.

CDI Certificado de deposito interfinanceiro: taxa com valor próximo ao da Selic é utilizada para empréstimos entre instituições financeiras á curto prazo.

Renda variável são investimentos nos quais podem haver perda do montante investido inicialmente além da perda de juros ou rendimentos, assim são aplicações mais arriscadas que as de renda fixa. ( OLIVO, 2013).

Principais modalidades de aplicações financeiras

CDB Certificado de depósito bancário e emitido por uma instituição financeira normalmente um banco privado ou público, e um deposito que só pode ser resgatado após determinado período. O CDB e um produto bastante flexível e pode ser emitido tanto com taxa pré fixada como pós fixada, os de taxa pré fixadas são normalmente de vencimentos curtos não ultrapassa dois ou três meses, os com taxa pós fixada são normalmente as que acompanham a taxa Selic e CDI pode ser de períodos mais longos, chegando até dois anos, com o compromisso por parte do banco de recompra nos período.

Caderneta de Poupança e um instrumento muito tradicional e talvez o que seja mais utilizado pelos brasileiros e um produto de renda fixa e sua taxa depende do patamar da taxa Selic.

Situação 1 quando a Selic e superior a 8,5 % ao ano.

Neste caso a rentabilidade da poupança será de 0,5% ao mês + TR (taxa referencial).

A TR não e um indexador de inflação. A TR é uma média de rentabilidade de CDBs ajustadas (diminuídas) por um fator redutor determinado pelo governo.

Situação 2 quando a Selic for abaixo de 8,5% ao ano

Neste caso a rentabilidade da poupança será de 70% da taxa Selic + TR.

Debêntures

As debêntures são títulos de renda fixa, emitidas por empresas que tem como características de longo prazo de três a cinco anos e tem alguns benefícios interessante como a conversão em ações da empresa e normalmente a taxa de juros pós fixa.

Ações a bolsa de valores de São Paulo tem como objetivo facilitar a transação de ações entre as corretoras e negociar centenas de ações diariamente. Para comprar as ações e necessário contratar uma corretora e a ação ficará sob custódia da corretora.

As ações são de renda variável e pode ser recebido de duas formas:

Recebimento de dividendos (equivalente a distribuição de lucros);

Ganhos de capital quando ações aumentam de valor.

Fundos de investimentos são condomínios de investidores que unem para obter melhores condições de negociação. Esses fundos são administrados por um gerente exclusivo apesar de muitas vezes serem ligados a banco, possuem CNPJ e regras próprias. Sua rentabilidade e calculada pelo administrador e repartida entre os investidores.

Os fundos podem ser de várias modalidades sendo duas as principais:

Conservadores investem apenas em renda fixa, como CDBs, debêntures, títulos públicos.

Agressivos investem em um misto de renda fixa e variável. Como ações, moedas estrangeiras, derivativos.

Títulos públicos títulos emitidos pelo governo com o objetivo de financiar a dívida pública. Esses fundos podem ser pré fixados ou pós fixados, especialmente na taxa Selic, IGP-M ou IPCA e em moeda estrangeira. Existem vários tipos de títulos dentre eles os quais: NTN, LTN, LFT, em várias séries e vencimentos. Podem ser comprados por fundo de investimentos, empresas e pessoa física. (OLIVO,2013)

Cabe ao administrador analisar o seu perfil e sua necessidade para definir a melhor escolha visando o retorno financeiro.

Passo 2

Decidimos abrir uma empresa de prestação de serviços no ramo de aluguel e manutenção de empilhadeiras com o nome de Anhanguera locação e manutenção de empilhadeiras, visando uma oportunidade de negócio devido á localização do Vale do Paraíba uma região privilegiada por estar no eixo Rio São Paulo e próximo ao litoral norte e que vem recebendo diversos investimentos no ramo logístico, com isso e uma região que tem muitas fábricas e grandes empresas no ramo logístico com alta demanda de máquinas e equipamentos.

E como investimento paralelo, optamos pelo CDB um investimento de risco baixo e curto prazo já que pretendemos investir o valor por apenas 12 meses.

Passo 3

A Anhanguera locação e manutenção de empilhadeiras vai investir o valor de R$ 170.000,00 na compra de uma empilhadeira nova de 2500 KG R$ 70.514,00, 3 veículos sendo 2 carros 1 novo outro semi novo e uma moto nova valor total de R$ 59.280,00 sendo que o carro novo com o incentivo de ser empresário e pelo carro ser branco conseguimos um desconto de 9% para pagamento á vista, foi investido o valor de R$ 6000,00 em ferramentas, um plano corporativo para telefonia móvel R$ 208,50, 1 computador R$ 999,00, 3 Not Book no valor total de R$3597,00, 3 Celulares Smartphones Moto G total de R$ 2097,00 e o aluguel de uma sala de escritório pequena localizada na Av Pensilvania Jd Florida Jacareí, próximo a saída da dutra, no valor de R$ 850,00 já inclusa á internet fixa e telefone fixo também adquirimos 3 modens 4G no plano mensal de R$ 180,00 somando um total de gastos de R$ 141.628,50 deixando uma sobra de R$ 28.371,50 para capital de giro.

Vamos trabalhar com manutenção e prevenção de empilhadeiras aluguel dessas máquinas e também com a venda de empilhadeira em parceria com a empresa Fort máquinas representante autorizada da empresa Toyota localizada em Campinas.

Fizemos uma média de 10 máquinas concertadas por mês com um ticket médio do lucro do concerto de R$ 360,00 já tirando o custo de deslocamento e peças que será repassado á empresa que solicitou o concerto, esse ticket médio e o lucro apenas incluindo o valor mão de obra representando um lucro mensal de R$ 3.600,00 e um lucro anual de R$ 43.200,00.

Vamos realizar a preventiva que em média fica no valor de R$1.650,00 vamos descontar o custo de deslocamento e de peças um total de R$ 280,00 sobrando um lucro por máquina de R$ 1.370,00 vamos estabelecer como meta de 10 preventivas por mês, representando um lucro mensal de R$ 13.700,00 e lucro anual de R$ 164.400,00.

Vamos alugar a empilhadeira que compramos valor do aluguel R$ 3600,00 vamos tirar apenas o valor da preventiva que vamos executar uma vez por mês no valor de R$ 280,00 sobrando assim o lucro mensal de R$ 3.320,00 e um lucro anual de R$ 39.840,00.

Vamos colocar como meta anual a venda de 6 máquinas da Fort máquinas sendo que a cada máquina vendida e repassada a comissão de 5% fazendo uma média de R$ 70.514,00 a empilhadeira teremos uma comissão de R$ 3.500,00 por máquina vendida, com a meta atingida, representa um lucro anual de R$ 21.000,00

O custo mensal da empresa para realizar o trabalho acima será de R$ 17070,79 incluindo todos os custos como folha de pagamentos de 5 funcionários, combustível, alimentação, pedágio, aluguel do escritório, telefonia móvel, contador e manutenção dos carros chegando ao valor de R$ 204849,48 o custo fixo anual.

Somando todos os serviços realizados Anhanguera locação e manutenção de empilhadeiras vai dar um lucro mensal bruto de R$ 25.450,00 e um lucro anual bruto de R$ 305.400,00.

Em relação aos valores investidos no CBD fizemos a análise de 12 meses Janeiro de 2013 á Janeiro de 2014 com taxa média de juros anual de 8,57%.

Sendo que o valor de R$ 170.000,00, aplicado a essa taxa rendeu um total de R$ 184.569.00 rendeu um valor de R$ 14.569,00 e no resgate teve a alíquota de 20% do valor do lucro retido no imposto de renda valor de R$ 2.913,80 sobrando então o valor líquido de R$ 11.655,20 em 12 meses.

Passo 4

Analisamos as duas situações a abertura da empresa e o investimento realizado em um produto de de baixo risco, podemos perceber que para você ter um grande retorno o ideal e você abrir uma empresa que o retorno á longo prazo da empresa e muito superior ao do investimento de baixo risco e curto prazo.

Mas não podemos deixar de citar que o esforço empregado em um investimento e muito menor ao empregado a abrir uma empresa.

No investimento você tem a segurança de um fundo garantidor e uma taxa pré fixada o que minimiza muito os riscos, você vai ter o retorno o garantido sem muito esforço.

A empresa o retorno muito maior ao longo do tempo, mas não podemos deixar de frisar que a empresa e um investimento de alto risco e você tem muitas variáveis que podem interferir no seu resultado diferente da aplicação em um CDB, o mercado em um ano pode sofrer muitas alterações e o resultado da sua empresa depende de todos os funcionários e de um bom plano de negócio e um bom gerenciamento o que vai consumir muito empenho e dedicação de todos.

Confrontando os dados obtidos no projeto industrial e na aplicação podemos observar que o retorno obtido com o investimento e muito baixo se comparado principalmente quando ao invés de você emprestar para o banco utilizar esse valor e você receber uma taxa, você pegar esse valor emprestado ao banco e algo inacreditável, agora você analisando com o projeto industrial você percebe que e muito mais interessante você abrir seu negocio se preparar e desenvolver um bom projeto ao ter um dinheiro aplicado a grande diferença e o tempo que você vai desprender para realizar esse projeto e o grande risco que está envolvido, mas e difícil você não sonhar com seu próprio negocio depois de obter essas informações.

Etapa 2

Passo 1

Todas as principais técnicas de analise de investimento se baseiam no conceito de fluxo de caixa, o qual tem diferenças em relação ao conceito de lucro, que e um conceito contábil.

A primeira diferença é que o fluxo de caixa da análise de investimentos severa ser um fluxo de caixa projetado, ou seja, uma estimativa de ganhos ou perdas futuros, uma vez que o projeto de investimento ainda não foi implantado sendo apenas uma possibilidade futura. Em última instância, á análise de investimentos se resume a verificar se esse fluxo de caixa do projeto tem viabilidade econômico financeira de realização, definindo, assim se o investimento e viável ou não. O lucro contábil, por sua vez não atende esse critério, visto que, por definição só se contabilizam valores já ocorridos. Em outras palavras, o fluxo de caixa projetado trata do futuro, ao passo que o lucro contábil trata do passado. (OLIVO, 2013. p.90.)

O fluxo de caixa utiliza sempre o principio de caixa considerando apenas quando pagos ou recebidos. Tal premissa e utilizada de forma a permitir uma justa comparação com outras opções de investimento tais como renda fixa e outros projetos.

O fluxo de caixa pode ser resumido, assim, entradas e saídas de caixa em determinadas datas no tempo. A fim de facilitar sua representação e entendimento abaixo vamos apresentar um modelo de fluxo de caixa da empresa Anhanguera manutenção e aluguel de máquinas.

Passo 2

Conforme falamos na etapa anterior desenvolvemos essas planilhas com as informações da empresa Anhanguera locação e manutenção de empilhadeiras, como custo mensal e anual e receitas mensal e anual:

Tabela de gasto com a abertura da empresa:

Tabela com a projeção dos lucros e metas da empresa:

Tabela Custo Fixo mensal e lucro mensal e anual:

Passo 3

Fluxo de Caixa da empresa Anhanguera locação e manutenção de empilhadeiras:

Passo 4

Organizando todas as informações podemos notar a oportunidade de um ganho muito superior ao de investir em uma aplicação financeira e utilizamos mais uma ferramenta o fluxo de caixa para mostrar através de uma evolução possível de 5% ao ano o quanto a empresa pode expandir, essa ferramenta trouxe uma visão mais detalhada e aprofundada dos pontos positivos e negativos que essa empresa nos proporciona.

Fazendo a análise final e uma projeção dos próximos cinco anos a empresa Anhanguera locação e manutenção de empilhadeiras terá um faturamento superior ao do valor do investimento.

Se você fizer o comparativo a empresa pode ao longo dos anos traga um faturamento muito superior ao do investimento sendo difícil encontrar um investimento que traga esse retorno financeiro por isso acreditamos que a abertura da empresa e a escolha correta para aplicar esse dinheiro á longo prazo se for analisar apenas os cinco anos o investimento se torna mais vantajoso.

Etapa 3

Passo 1

O IPCA ( Índice de preços ao consumidor amplo), medido mensalmente pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi criado com o objetivo de oferecer a variação dos preços no comércio para o público final. O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do país.

O período de coleta do IPCA vai de 1º ao dia 30 ou 31, dependendo do mês. A pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, domicílios (para verificar valores de aluguel) e concessionárias de serviços públicos. Os preços obtidos são efetivamente cobrados ao consumidor, para pagamento á vista. São considerados nove grupos de produtos e serviços: alimentação e bebidas; artigos de residência; comunicação; despesas pessoais; educação; habitação; saúde e cuidados pessoais; transportes e vestuários. Eles são subdivididos em outros itens. Ao todo, são consideradas as variações de preços de 465 subitens. Esse indicador é utilizado pelo banco central como medido oficial da inflação do país. O governo usa o IPCA como referência para verificar se a meta estabelecida para inflação está sendo cumprida.

(Fonte: IBGE).

Tabela com os índices do IPCA:

Passo 2 Parte 1

Parte 1 Faça uma analise do conteúdo estudado apresentando as particularidades

Para que seja determinado o projeto ao qual vamos realizar e preciso avaliar as técnicas de análise do investimento não basta simplesmente o administrador afirmar que o projeto vai trazer um lucro para a empresa e preciso comprovar as informações pela matemática.

As técnicas que serão abordadas são as mais utilizadas no dia á dia que são Payback, TIR e VPL, mas antes de começar a falar sobre essas técnicas vamos abordar também sobre a taxa mínima de atratividade (TMA) que pode ser entendida como o retorno que o investidor pretende conseguir como rendimento ao realizar algum investimento. É sempre usada como referência na hora de avaliar a viabilidade do projeto, caso o projeto não dê esse retorno não faz sentido em realizar esse projeto.

O Payback e a técnica mais simples e fácil de ser realizada indica o tempo que o projeto demorará, para ter o retorno do total do investimento inicial. O Payback sempre será mensurado em tempo, dias, semanas, anos, quanto menor o tempo de retorno mais interessante será o investimento. Mas este método devido sua simplicidade precisar ser realizado com cautela, tem alguns pontos que ele não leva em consideração como o custo do dinheiro, ou seja, não compara o investimento realizado com possíveis ganhos em outros investimentos tais como aplicações financeiras, o Payback também considera que todos os investimentos analisados possuem o mesmo risco desprezando a análise de risco de cada um sendo assim o investidor que utilizar o Payback pode escolher um projeto muito mais arriscado que outro, só analisa o investimento até este ser recuperado pelo investidor e não considera o fluxo de caixa. ( OLIVO, 2013).

O valor presente líquido, conhecido apenas como VPL e um método alternativo do Payback, visando corrigir as principais deficiências apresentadas por este. Sempre que for utilizar essa técnica e necessário á construção de um fluxo de caixa.

O método VPL utiliza os princípios de matemática financeira calculando o valor presente do fluxo de caixa do investimento. Esse método e chamado de líquido, pois considera o fluxo total com as saídas (investimentos) e entradas (retornos) descontados á uma taxa de atratividade. (OLIVO, 2013. p.47.)

A fórmula para calculo deste indicador é:

A TIR (Taxa interna de retorno) e um índice que indica a rentabilidade de um investimento por uma unidade de tempo muito similar ao VPL, ou seja, utiliza a mesma lógica de cálculo, contudo apresenta os resultados em porcentagem e não em valores monetários essa e a técnica mais popular pelo fato de muitos investidores preferirem mensurar seus retornos em porcentagem e não em valores absolutos, e também e necessário uma taxa de atratividade bem como a construção de um fluxo de caixa. Apesar de ser bastante utilizada antes de fazer a análise com essa técnica se for para decidir entre dois projetos não e sempre que o projeto que apresentar a maior TIR vai ter o retorno monetário maior, portanto se a análise for em valores apenas o ideal e realizar também a análise VPL. ( OLIVO, 2013).

Passo 2 Parte 2

Análise Payback da empresa;

Análise VPL e TIR da empresa Anhanguera e Locação e manutenção de empilhadeiras:

Passo 3

Fluxo de Caixa do Investimento:

Análise Payback do Investimento:

Análise VPL e TIR do investimento realizado pela empresa Anhanguera e Locação e manutenção de empilhadeiras:

Passo 4

Nesta etapa podemos observar os resultados obtidos pelas três técnicas de análise de investimentos Tir, Payback e VPL se você pensar apenas no prazo de cinco anos que foi estabelecido o investimento no CDB acaba sendo mais vantajoso devido ao risco quase nulo do produto ao qual o dinheiro foi aplicado, sem contar que no investimento você não vai ter que desprender de um tempo para gerenciar e resolver os problemas que normalmente uma empresa tem, mesmo a taxa TIR e o VPL do investimento apresentando um lucro maior a abertura de uma empresa conforme apresentamos também se torna um ótimo investimento já que apresentou uma taxa de retorno bem superior a da inflação sem contar que o custo fixo da empresa está alto devido toda estrutura que foi montada acredito que com a redução de algumas despesas a taxa de retorno da empresa seja bem superior a taxa de retorno obtida com o investimento e também projetamos um crescimento de 5% ao ano do lucro bruto da empresa mas acreditamos que com essa estrutura que foi criada o crescimento da empresa com certeza será superior a essa porcentagem.

Nesta etapa podemos assumir na pratica o papel do gestor que convive diariamente com essas situações tendo que decidir sempre qual o melhor investimento a se fazer.

Etapa 4

Passo 1

Muita das vezes, os investimentos são analisados sem se considerar que o previsto não aconteça. Estas metodologias desenvolvidas tem o benefício de simplificar as análises, trazendo dados próximos, e bastante razoáveis. Investidores costumam tomar decisões de investimentos em situações de incerteza, mas o conhecimento do risco é primordial em suas análises. Uma forma usual de medir o risco é pelo conceito da volatilidade, que é a variação em relação a uma média, normalmente calculada utilizando o conceito estatístico do desvio padrão, sendo esta medida expressa em porcentagem, ao fim de um período.

MÉDIA = ∑ RETORNOS

N

DESVIO PADRÃO = √ ∑ (RETORNO – MÉDIA)²

N

Em relação aos riscos, administradores podem ter diversas maneiras e atitudes para tomada de decisões em condições de risco. Segundo Olivo (2013), basicamente existem três posturas distintas diante do risco:

• Indiferença ao risco: Situação na qual nenhuma mudança no retorno será exigida em vista de um aumento de risco;

• Tendência ao risco: Situação na qual uma diminuição do retorno poderia ser aceita em vista e aumento do risco;

• Aversão ao risco: Situação na qual um incremento do retorno seria exigido em vista de um aumento de risco.

A teoria financeira de investimentos supõe que os investidores sejam pessoas absolutamente racionais, que tange à avaliação do risco ao retorno. Na teoria da aversão ao risco, não é que o investidor racional não os assuma, mas que não aceite os riscos não remunerados. Sendo assim, quanto mais arriscado o projeto de investimento, maior será o retorno exigido pelo investidor. O Retorno exigido pelo investidor é representado pela TMA ( Taxa Mínima de Atratividade), e quanto maior o risco do projeto, maior será a TMA utilizada, podendo ser variada de acordo com os tipos de projetos.

Passo 2

Fizemos o cálculo da VPL e TIR da empresa utilizando a TMA obtida com o resultado da análise do investimento do passo 3 da etapa anterior para efeito de comparação.

Fizemos o calculo da VPL e TIR da empresa utilizando a TMA obtida com o resultado da análise da empresa do passo 3 da etapa anterior, para efeito de comparação.

CONCLUSÃO

Com todas as informações utilizando as ferramentas de análise de investimentos conseguimos obter informações precisas do retorno em cinco anos e fazer a comparação para verificar qual o investimento mais rentável usando como TMA a inflação do mesmo período em que o valor seria aplicado, podendo assim chegar a uma conclusão de qual projeto e mais rentável no prazo estipulado.

Fizemos a comparação dos dois projetos com um aumento de 5% utilizando as três técnicas mais utilizadas, Tir, Payback e VPL a taxa do investimento foi bem melhor que o projeto da empresa também foi analisado que o risco do investimento e muito baixo e o retorno e praticamente garantido, já a empresa existe um risco de mercado fizemos o estudo e estipulamos a meta, mas sabemos que não e garantido que a empresa atinja esses objetivos podendo então não ter o retorno esperado, já o investimento além de ter aquela porcentagem também não emprega seu tempo já que você vai ter uma instituição privada ou pública para gerenciar esse seu capital com profissionais capacitados, já a empresa você vai ter que desprender um bom tempo do seu dia á dia para fazer o gerenciamento e também acompanhar os resultados da empresa.

Com o final do trabalho podemos mostrar a forma que deve ser feita a análise os principais conceitos que abrangem o processo de análise os pontos que devem se levar em consideração, e as vantagens em utilizar essas técnicas. E foi mostrada também a importância em considerar os riscos envolvidos em qualquer projeto.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

OLIVO, Rodolfo Leandro De Faria. Análise de investimentos. Edição 673. Campinas: Alínea, 2013.

MOTTA, Régis Da Rocha.;CALÔBA, Guilherme Marques. Análise de investimentos: tomada de decisão em projetos industriais. 1ª Edição. São Paulo: Atlas, 2002.

ROSS, Stephen A. Princípios da administração financeira. 2ª Edição. São Paulo: Atlas, 2000

PRODUTOS ADVFN Indicadores Econômicos. Advfn Brasil. Disponível em http://br.advfn.com/indicadores/ipca

Acesso em 19 Mai.2014.

IBGE. Ipca Instituto Brasileiro de Geografia e Estátisca. Disponível em http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&busca=1&idnoticia=2564

Acesso em 19 Mai.2014.

MARQUEZAN, LUIZ HENRIQUE FIGUEIRA. Análise de investimentos. 2006. 15f. Revista eletrônica de contabilidade – Curso de Contabilidade Ufsm. <https://docs.google.com/open?id=0B56km33lylCUOXd4YWZoN21KZWs>. Acesso em 18 Mai.2014.

...

Baixar como  txt (34.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »