TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usando as Seções de Análise SAM

Tese: Usando as Seções de Análise SAM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Tese  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

Em um estudo feito pelo Instituto Florestal, foi possível acompanhar a evolução de ecossistemas paulistas desde 1962. Desse estudo publicou-se o Inventário Florestal de São Paulo, que mostrou resultados de décadas de transformações da Mata Atlântica.

O gráfico apresenta a conservação da vegetação (em mil km²) entre os períodos mostrados, logo a diferença entre as duas barras de 1963 e 1973 resulta em: A=(72,6–43,9) mil km²= 28,7 mil km². Então, 28,7 mil km² foram devastados, representando uma redução de cerca de 39,5% da vegetação existente entre 1962-1963. Esse resultado é calculado abaixo:

28,7/72,6×100%≅39,5%

Não. O gráfico mostra que no período de 2000-2001 teve-se um leve acréscimo de vegetação em relação ao período anterior, logo é errado inferir que a vegetação apenas reduziu nas décadas posteriores a 1960. Com relação as décadas anteriores não é possível extrapolar o ano de 1960 dizendo que só aumentou a vegetação, pois o gráfico não fornece tal interpretação.

Não. Impossível se preservar uma área maior do que a que existia anteriormente. Logo, a área A=(34,6-33,3) mil km² =1,3 mil km² representa um acréscimo em relação à 1990. Sendo assim, a área preservada em relação a 1990 é a própria do período A=33,3 mil km², mais um acréscimo que não provém da preservação de A=1,3 mil km².

Utilizando das divisões de análise da SAM:

Quanto a impactos de consumo de recursos: Pode ser usada através da extração natural daquilo que a Mata atlântica possui como recurso natural, como plantas para uso medicinais, a água e etc, sem que a Mata seja prejudica no seu ciclo natural.

Quanto a impactos ambientais: A destruição da mata atlântica para o uso de minerais, entre outros, sem a devida reposição do ambiente natural trará consigo um afetamento em todo ciclo natural, visto que causa desequilíbrio nos ecossistemas. O aproveitamento da matéria prima como plásticos, alumínio, diminuirá a consequência deste impacto ambiental.

Quanto a impactos sociais: A sociedade conscientizada do que pode acontecer devido a degradação da natureza, por exemplo, a construção de prédios no lugar de casas, a exploração apenas natural, são fatores ligados aos impactos sociais.

Quanto a impactos econômicos: A diminuição de espaço geográfico habitado em relação ao que é projetado, por exemplo, é um fator que influência diretamente na economia local, pois isso afeta diretamente alguns dos impostos cobrados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com