TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de métodos para prever as principais variáveis ambientais relacionadas ao comportamento da organização.

Trabalho acadêmico: Uso de métodos para prever as principais variáveis ambientais relacionadas ao comportamento da organização.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 6

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Investimentos empresariais

Analisando os dados colhidos pelo Sebrae sobre as micros e pequenas empresas, de 400 empresas pesquisadas, apenas 188 irão investir em 2011, sendo que destas 188 empresas, 124 irão investir em melhorias das instalações, 30 em aquisição de máquinas e equipamentos, e apenas 6 empresas investirão em melhorias de produtos e serviços prestados. Vendo esses dados o Sebrae decidiu aumentar os incentivos, mostrando a necessidade que se há de fazer investimentos em treinamentos, cursos, palestras de motivação etc...

As empresas devem usar os números que os contadores possuem, para tomar conhecimento de suas maiores necessidades, através dos números, podemos ver em quais pontos devemos investir mais, e também como estão as contas da empresa, pois não podemos fazer investimento sem ter de onde tirar os valores necessários para fazer o mesmo. Sendo assim as empresas devem tomar conhecimento de todas as maneiras possíveis de se investir na empresa, pois é com investimentos que aumentamos o faturamento de nossa empresa.

2.2 Fatores ambientais

Referente aos fatores ambientais das organizações podemos dizer, que temos os fatores econômicos, políticos, tecnológicos e sociais que afetam rápida e intensamente a administração das organizações, sendo que, quanto maior o porte da organização as influências tornam-se mais preponderantes na definição do seu destino.

O processo de análise ambiental pode demandar grandes esforços da organização na delimitação de seu contorno

Com o avanço da tecnologia, os processos tornaram-se mais complexos e interdependentes. Neste enfoque sistêmico, constata-se que os novos processos são interfuncionais, onde cada vez mais o conceito de área cede espaço para a função. Nas organizações modernas, por exemplo, a qualidade não se concentra mais em um departamento, a qualidade permeia toda organização, na verdade, deve orientar toda a cadeia produtiva.

Cada vez mais os administradores preocupam-se com a utilização de técnicas de previsão das principais variáveis ambientais relevantes para a condução da organização. Dentre outras destacam-se as principais técnicas quantitativas e qualitativas utilizadas pelas organizações pesquisadas:

2.2.1 Técnicas Quantitativas

2.2.1.1 Técnicas de Previsão de Relações Causais

A análise de regressão é a análise de dados para obter a relação matemática entre as variáveis conhecidas, variáveis independentes, e a variável de estudo, variável dependente que se quer predizer.

A correlação entre as variáveis poderá ou não representar uma relação causal entre elas, ou seja, uma relação de causa e efeito, que será importante para descrever e explicar o fenômeno. No entanto, se o objetivo do estudo for apenas predizer o comportamento futuro da variável ambiental a ausência da relação causal limitará as conclusões.

2.2.1.2 Técnicas de Previsão de Séries Temporais

A série temporal é basicamente um conjunto de observações ordenadas ao longo do tempo. Reflete uma relação causal entre o tempo, variável independente, e a variável que se quer estudar, predizer, variável dependente.

Na análise de séries temporais procura-se encontrar e estudar padrões de comportamento que possam ser utilizados para a previsão do valor futuro das variáveis em estudo. O comportamento pode ser dividido em quatro padrões: Tendência- direção ao longo do tempo, crescimento ou redução (longo prazo); Sazonal- mudanças regulares no tempo (curto prazo); Cíclico- flutuações, oscilações no tempo (longo prazo); Irregular- flutuações aleatórias.

2.2.2 Técnicas Qualitativas

No geral, as técnicas qualitativas procuram obter a opinião das pessoas de um grupo voltado ao debate de um dado tema. Dentre as várias técnicas existente, brainstorming, brainwriting, delphi e cenários são as técnicas de maior destaque encontradas na pesquisa efetuada

O brainstorming consiste na geração de idéias de pessoas de um grupo a respeito de um tema, caracteriza-se pela liberdade de procedimento, procura-se aguçar a criatividade. O brainwriting processo derivado do brainstorming. Cada pessoa do grupo escreve sua idéia sobre o tema e disponibiliza para outra pessoa que lê, reflete e gera novas idéias, que depois são discutidas no grupo.

A técnica delphi consiste na busca de opiniões de especialistas sobre um tema em questão. Busca a convergência de projeções futuras através da repetição do processo de coleta das opiniões abalizadas e justificadas, exposição das mesmas ao grupo e discussão.

A técnica de cenários busca estruturar a percepção sobre os ambientes alternativos futuros afim de permitir a tomada de decisão no presente. Nos estudos de cenários é importante estudar a interelação entre as variáveis. Utilizam-se de técnicas diversas, algumas são menos formais para construção dos cenários como é proposto por Peter Schwartz. Outros utilizam-se de métodos matemáticos e estatísticos como Michel Godet para estruturar as idéias.

O conceito de empresa decorre da visão moderna de empresário e tem origem no sistema italiano (Código Civil Italiano de 1942), que adota o sistema da empresarialidade, estabelecendo regras próprias à atividade definida em lei como empresarial.

Portanto, a empresa é a atividade exercida pelo empresário, não é nem sujeito, nem objeto de direito. Ela não existe como pessoa (sujeito de direitos), tampouco como objeto de direito, porque é a própria atividade de alguém pessoa natural (empresário) ou jurídica (sociedade empresária).

“Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos”.

A incapacidade cessa com aos dezoitos anos completos ou pela concessão dos pais, ou de um deles, na falta do outro, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com