TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VARIÁVEIS TECNOLÓGICAS

Por:   •  22/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  3.693 Visualizações

Página 1 de 2

Para Certo e Peter (1993, p. 43) “o componente político do ambiente geral compreende os elementos que estão relacionados à obrigação governamental”. Podem ser considerados como exemplos os progressos de aprovações de novas leis, a atitude do governo face às várias indústrias, entre outros.

Através destas informações percebe-se grande sinergia entre o ambiente político e legal. Mudanças no ambiente político sempre acarretam na maneira em que as leis são executadas, sendo que as mesmas podem limitar as atividades das empresas.

De acordo com Churchill e Peter (2005) as leis e regulamentações limitam muitas atividades, sendo também uma fonte de oportunidades para a organização que fornece bens e serviços. Afinal de contas, manter-se dentro das leis não só ajuda a organização a evitar multas e processos, como também promover a confiança entre os clientes. As organizações bem como seus profissionais devem estar familiarizados com as leis e regulamentações internacionais, nacionais, estaduais, municipais em áreas onde procuram fazer negócios.

4.3.1. Incentivos Fiscais

De acordo com o Portal Tributário, o “incentivo fiscal é a redução ou eliminação, direta ou indireta, do respectivo ônus tributário, oriundo de lei ou norma específica”.

Segundo informações do site do Ministério da Fazenda, o governo criou um programa de Incentivo Fiscal para as indústrias do setor alimentício chamado Brasil Maior, onde as empresas podem solicitar devolução de até 3% da receita de exportação. Além disso, o setor já possui um diferencial no imposto referente a circulação de mercadoria e serviços (ICMS).

4.4. VARIÁVEIS TECNOLÓGICAS

Bethlem (2002, p. 152) explica que “os avanços tecnológicos modificam a estrutura dos mercados e, às vezes, de toda a economia”.

De acordo com Fernandes e Berton (2005, p. 44):

Os fatores tecnológicos referem-se ao desenvolvimento de produtos, de processos ou avanços nas ciências que possam afetar as atividades de uma organização. A tecnologia é o motor da globalização. As transformações no ambiente tecnológico exercem impacto profundo sobre as empresas. Algumas tecnologias restringem-se a alguns setores, enquanto outras têm um alcance mais abrangente, chegando a revolucionar o ambiente de negócios.

Bamossy e Semenik (1995) relatam que os avanços tecnológicos podem fazer a empresa prosperar ainda mais ou, literalmente, eliminá-la. Se as oportunidades e ameaças do ambiente tecnológico não forem rápida e acuradamente identificadas, uma empresa pode perder oportunidades de crescimento de receita ou, na pior das hipóteses, ver suas receitas perdidas para outras empresas dotadas de vantagens competitivas decorrentes de nova tecnologia.

As variáveis tecnológicas apresentam grande influência sobre como a empresa irá atuar no mercado e, principalmente, na estrutura interna da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com