TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLÊNCIA INFRAFAMILIAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

SAMARA RAQUEL RODRIGUES DA SILVA SOUSA

PROJETO DE PESQUISA DO TCC

VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

[pic 3]

PIRIPIRI - PI

2018


SAMARA RAQUEL RODRIGUES DA SILVA SOUSA

[pic 4]

PROJETO DE PESQUISA DO TCC

VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná.

PIRIPIRI-PI

2018

SUMARIO

1  INTRODUÇÃO................................................................................................3

2  PROBLEMA....................................................................................................4

3  OBJETIVOS....................................................................................................5

4  JUSTIFICATIVA..............................................................................................6

5  METODOLOGIA..............................................................................................7

6  REVISÃO BIBLIOGRAFICA............................................................................8

7  CRONOGRAMA...............................................................................................9

8  ORÇAMENTO..................................................................................................10

9  RESULTADOS ESPERADOS.........................................................................11

10 REFERENCIAS .............................................................................................12


1 INTRODUÇÃO

.

O presente trabalho versa sobre a violência cometido contra a criança e o adolescente sob uma visão intrafamiliar e tem por finalidade averiguar a vinculação direta da família na maioria dos casos de violência imposta à infância e juventude, principalmente no que diz respeito ao abuso sexual, buscando-se, dessa forma, explicar por que os pais são os principais agressores e quais são as consequências de tal ato brutal que faz da criança e do adolescente vítima, bem como se analisa o perfil do agressor e o papel da família e do Estado frente a tal violência que pode ser considerada uma das maiores tragédias da humanidade, onde pais violentam suas proles como se estas fossem objetos de manipulação.

Ademais, a realidade da justiça brasileira não se mostra eficiente, visto que a própria previsão legal para a proteção das vítimas desse tipo de violência é insuficiente, pois apesar de os direitos da criança e do adolescente tenham sido recepcionados pela Carta Magna, abrindo portas para legislação específica de proteção da infância e juventude e que os considerassem sujeitos em desenvolvimento e cidadãos de direito, mesmo assim, deixa o Estatuto da Criança e do Adolescente a desejar, pois não define com clareza o crime de abuso sexual, e por sua vez, deixa de proteger as vítimas dessa violência.

Com efeito, perseguindo a nossa legislação escassa e a doutrina por muitas vezes diversa da do direito, observa-se a violação dos direitos fundamentais da pessoa humana dentro do próprio lar da criança e do adolescente, sendo que as sequelas, mais cedo ou mais tarde, irão apontar uma infância ou juventude impregnada de ódio e de violência, capaz de levá-los a um círculo vicioso sem fim.

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

A violência de crianças e adolescentes no âmbito familiar, sendo considerada como um fenômeno complexo societário, que envolve tanto a transgressão de normas e padrões de uma dada sociedade. Como a pedofilia no âmbito familiar, pode trazer várias consequências para as crianças e para o próprio agente e também para a própria família das vítimas? De que forma se pode combater e evitar estes crimes sofridos no âmbito familiar? 


3 OBJETIVOS


3.1. Objetivo geral

     
Analisar as consequencias decorrentes da pedofilia, tanto para a criança quanto para a família que possue um pedofilo em seu meio familiar.


3.2 Objetivos específicos

  • Identificar o motivo da violência de crianças e adolescentes intrafamiliar e quais os motivos;
  • Conhecer se a violência de crianças e adolescentes no âmbito familiar é motivada por algum fato ocorrido anteriormente pelo agente que praticou o crime;
  • Pesquisar sobre as consequências causadas pela violência tanto para a vítima quanto para a família.

4 JUSTIFICATIVA

Este trabalho se justifica, quando se propõe o entendimento sobre acerca da violência no âmbito familiar, a conduta dos agentes, a situação das vítimas, sem excluir a possibilidade de influência de fato anterior influenciar na conduta do agente.

Porém a justificativa para esse trabalho é tentar mostrar que a família não é sagrada, nem intocável e que pode em alguns momentos, e não raramente, apresentar grandes riscos à integridade física, moral e emocional de uma criança ou adolescente.

O Direito brasileiro tem a responsabilidade de proteger as crianças e os adolescentes, o ECA tem por propósito defender a criança e o adolescente de atos abusivos a sua integridade, não importando o meio pelo qual é praticado desde que cause dano ao menor. Segundo pesquisas a pedofilia intrafamiliar geralmente acontece nas classes mais pobres, mas constata-se que não há diferença alguma entre classes sociais.


5 METODOLOGIA

O método a ser adotado para a elaboração do presente estudo será uma revisão de literatura, Para a realização do projeto de pesquisa foi feito uma pesquisa nos livros, artigos, revistas e outras fontes de infomações que abrangem o assunto sobre a violência intrafamiliar de crianças e adolescentes fornecidos pela internet como google acadêmico, banco de dados da scielo entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com