TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISÃO – COMO OS LÍDERES A DESENVOLVEM, COMPARTILHAM E MANTÊM

Por:   •  17/9/2017  •  Resenha  •  3.459 Palavras (14 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

MBA EXECUTIVO

ANÁLISE AMBIENTAL E ESTRUTURAL DE NEGÓCIOS

[pic 2]

RESENHA

VISÃO – COMO OS LÍDERES A DESENVOLVEM, COMPARTILHAM E MANTÊM

JOSEPH V. QUIGLEY

CAPÍTULOS 1 A0 4

KARLA SOUZA


Capítulo 1 – Visão a principal fonte do poder

Visões nacionais

São as visões que englobam os valores compartilhados do país da empresa.

Visões globais

O desempenho das empresas líderes mundiais e a tecnologia, muitas vezes utilizadas por essas empresas, influenciam diretamente a sobrevivência da sociedade moderna. Isso é chamado de visão de uma comunidade cultural mundial.

A empresa como uma instituição

Empresas podem ser comparadas à outras instituições como: Igreja, Estado e família. Mas se observamos bem, a empresa é a instituição que nós mais passamos tempo da semana, cerca de 40 a60 horas semanais. è a instituição com que nós mais temos contato.

A visão empresarial

A visão empresarial é a questão mais fundamental dos valores, aspirações e metas de uma empresa.

Por ter um papel tão importante em nossas vidas queremos saber:

  • Quais são as convicções claras ou fundamentais que a empresa defende => VALORES?
  • O que ela é hoje e o que deseja ser=> MISSÃO?
  • Com o que está comprometida e para onde está indo =>OBJETIVOS?

As respostas a essas perguntas formam os elementos essenciais da visão, tendo como alicerce os valores compartilhados.

Lucro e visão são os dois elementos motivadores para obter o melhor do quadro de pessoal de uma empresa.

A visão deve ser exposta claramente pelos líderes da  empresa e pelo presidente para a manutenção dos valores, pois somente o lucro pode ser percebido de forma negativa por muitos dentro da companhia.

A visão como o principal atributo da liderança

De acordo com uma pesquisa realizada pela Korn Ferry de 1989 junto a 1500 líderes empresariais de 20 países diferentes, a característica principal de comportamento pessoal de um presidente é sua capacidade de transmitir um “forte senso de visão”. Em relação aos conhecimentos e aptidões principais para os presidentes de hoje e do futuro foi identificada a “formulação da estratégia” para concretizar a visão.

[pic 3]


Os direitos e deveres do funcionário

Os funcionários de uma empresa têm direitos que ultrapassam somente à remuneração e tratamento justos. Eles também têm direitos a ser útil, participar, ter uma relação de parceria, entender, interferir no próprio destino, ser responsável, apelar, assumir um compromisso, entre outros.

Assim como direitos, os funcionários também têm seus deveres. Eles devem respeitar a equipe de trabalho e a empresa como um todo, ter o dever de lealdade e confiança para com sua equipe de trabalho e dever de assumir verdadeiramente o compromisso e ser considerado responsável por ele com a equipe de trabalho e o empregador.

[pic 4]

Instituições públicas e governamentais

As instituições públicas e governamentais têm a mesma necessidade da visão do ponto de vista da empresa e desses valores compartilhados. Como a remuneração que o funcionário recebe dessas instituições pode ser menor, elas precisam considerar mais a pessoa como um todo do que suas similares privadas.

A visão do líder como a fonte do poder

O líder que oferece uma visão clara e, além disso, coerente e confiável, e que vive segundo um conjunto de valores que inspiram a imitação, possui uma importantíssima fonte de poder.

O poder de um líder é sua capacidade de transformar uma visão e seus respectivos valores em realidade e sustentá-los.

Estendendo o poder a outros

O poder emana da visão. O poder do líder fica subutilizado se não for estendido a outros. Um líder deve exercer o poder subordinado derivado da persuasão e do exemplo, criando oportunidades e alternativas para que os indivíduos possam optar e tornar-se autônomos.

O poder deve resultar em desempenho

O poder baseado na visão do líder deve resultar num desempenho competitivo e superior. O poder do líder pode ser mantido e ampliado somente por meio do desempenho, isto é, progresso na caminhada em direção à obtenção dos objetivos implícitos em sua visão.

De acordo com um estudo de quatro anos da Harvard Business Scholl, empresas com uma forte cultura empresarial, baseada num alicerce de valores compartilhados, superam outras em temos de desempenho. As culturas dessas empresas enfatizam três componentes básicos: clientes, funcionários e acionistas

Entretanto, uma forte cultura empresarial não é o suficiente. Ela deve estar combinada com uma estratégia empresaria adequada àquele determinado setor de atividade. Além disso, é necessário a existência de uma forte liderança em todos os níveis da organização e não apenas no nível mais alto.[pic 5]


Um desempenho superior exige recompensas maiores - A empresa e seus integrantes buscam recompensas pelo seu desempenho. Além da recompensa financeira, a recompensa do indivíduo inclui um senso de confiança e valor, e um senso daquilo que é bom e mau para a organização, o que ajuda o funcionário em sua tomada de decisões, as quais, de outra forma, seriam difíceis.

A empresa também busca recompensa. O lucro é a primeira e mais imediata recompensa.  Entretanto, a recompensa duradoura pelo desempenho competitivo claramente superior é a ampliação do poder dentro do mecado. A determinante fundamental do sucesso da empresa é a percepção que o cliente tem do produto ou serviço da empresa em relação aos seus concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (511.7 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com