TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VOLKSWAGEN DOS EUA:GERENCIANDO PRIORIDADES DE TI

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  1.035 Visualizações

Página 1 de 2

VOLKSWAGEN DOS EUA:GERENCIANDO PRIORIDADES DE TI

A criação de um novo departamento denominado PTON e um Escritório de Gestão de Programas subordinado ao PTON conseguiram implementar uma nova arquitetura de negócios denominada Blueprint, a qual formalizava os processos de governança e priorização das atividades da Volkswagen, alinhando esses processos à estratégia da empresa e à capacidade de executar essas estratégias.

A Blueprint foi criada com base nas boas práticas do gerenciamento de projetos, permitindo e promovendo o envolvimento dos gerentes locais no processo de definição das prioridades. Primeiramente os projetos foram explicitados abertamente pelos proponentes e segregados de acordo com a função empresarial afetada e com o objetivo a ser desenvolvido. A primeira etapa promoveu também o envolvimento, a transparência e a responsabilização dos membros.

Essa primeira segregação tornou possível agrupar os projetos empresariais comuns, formando um portfólio empresarial e também identificou a dependência entre projetos, o que propiciou um melhor direcionamento dos recursos a serem aplicados.

Em uma segunda etapa ocorreram os pedidos formais dos projetos, com a utilização de um modelo pré-definido, o qual alinhava os projetos de acordo com a classificação estabelecida na primeira fase, destacando informações a respeito dos impactos no ambiente empresarial e aplicando um modelo financeiro. A partir daí foi possível estabelecer o tipo de investimento que os projetos representavam e qual tipo de aplicativo tecnológico estaria envolvido.

Uma terceira etapa transformou em corporativos alguns dos projetos propostos inicialmente como setoriais. A lista completa dos projetos propostos foi submetida Escritório de Gestão de Programa qual,

após diversos processos de priorização e colimação, terminou por emitir a listagem final de financiamento dos projetos de acordo com o posicionamento obtido em relação às metas empresariais.

Limitações orçamentárias não permitiram o financiamento imediato de todos os projetos gerando sinergia da parte de alguns gerentes mais inconformados. Embora tenha havido descontentamento de alguns membros da equipe, do ponto de vista da gestão financeira, com a aplicação da nova metodologia foi possível direcionar melhor os recursos a fim de propiciar investimentos em projetos de TI alinhados à estratégia empresarial adotada.

A opinião explicitada pelo Sr. Matulovic resume bem as dificuldades advindas do gerenciamento de projetos e de custos e alerta para a importância dos registros dos processos para que todos possam entender futuramente os motivos e as circunstâncias que levaram àquela ou a outra tomada de decisão.

No estudo de caso da Volkswagen dos EUA fica bastante evidente a otimização da gestão financeira através da seleção criteriosa dos projetos a serem financiados.

É possível observar também que projetos considerados importantes- como por exemplo o projeto da Cadeia de Suprimento - não sendo financiados, pois não estavam enquadrados dentro da nova metodologia de escolha adotada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com