TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão geral das funções administrativas

Trabalho acadêmico: Visão geral das funções administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo:

As organizações, sejam em suas formas mais primitivas até as mais complexas, permearam toda a história de nossa civilização e graças a elas que o homem conseguiu concretizar idéias que sozinho não seria capaz de realizar. Ao longo da evolução de sua história, o homem foi-se tornando cada vez mais dependente dos laços que o uniam às organizações e entendê-las, como melhor por os recursos disponíveis para o alcance das necessidades individuais e do coletivo, tornou-se fundamental. Mas foi somente no início do século XX que estudos voltados para essa temática foram desenvolvidos, um deles pelo francês Henri Fayol que criou a teoria acerca das funções administrativas onde toda organização desenvolveria quatro áreas voltas para a sua funcionalidade operacional: planejamento, direção, controle e organização. Apesar das críticas a sua teoria, o pensamento de Fayol ainda é muito presente no ambiente das organizações contemporâneas. Partindo dessa concepção, o presente artigo, desenvolvido por meio de uma pesquisa exploratória descritiva, com base em coleta de dados primários e secundários, apresenta um estudo de caso realizado em uma empresa exportadora do estado do Rio Grande do Norte de forma a apresentar a aplicabilidade dos princípios da teoria de Fayol na realidade empresarial comprovando a contemporaneidade dos seus pensamentos. Acredita-se que tal discussão é pertinente para acadêmicos e profissionais de gestão que certamente buscam novas formas de organizarem os processos administrativos nas organizações e para que futuros gestores possam melhor aplicar as estratégias da teoria de Fayol na prática de sua administração buscando a contínua eficiência e eficácia das organizações no complexo ambiente empresarial para assim melhor obter vantagens competitivas para a sua inserção no mercado.

PALAVRAS-CHAVE: Ambiente empresarial, funções administrativas, administração estratégica.

1 INTRODUÇÃO

Não é difícil perceber que as organizações, sejam em suas formas mais primitivas até as mais complexas, permearam toda a história de nossa civilização. Foi graças a elas que o homem conseguiu concretizar idéias que sozinho não seria capaz de realizar. Na evolução de sua história o homem foi-se tornando cada vez mais dependente dos laços que o uniam às organizações chegando ao ponto de que entendê-las, como melhor por seus recursos para uma melhor eficiência e eficácia de seus objetivos, passou a ser fundamental para a sua sobrevivência.

Os primeiros estudos que viriam a iniciar a Teoria Geral da Administração (TGA), com o intuito de propor uma sistematização sobre os estudos das organizações, surgiram no início do século XX com as obras Princípios de Administração Científica de Frederick Winslow Taylor (1856-1915) e Administração Industrial e Geral de Henry Fayol (1841-1925). Este último, engenheiro de minas francês, é um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração. Fayol foi o primeiro a desenvolver uma abordagem que visualizava a organização como um todo, ao contrário da visão microscópica de Taylor cuja teoria está centrada no nível individual de cada operário com relação às tarefas. Para Fayol, a organização teria de ser visualizada de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo para as partes (CHIAVENATO, 2004).

Fayol propôs em seus estudos quatro funções administrativas que envolveriam a organização com a finalidade de alcançar a eficiência e eficácia por meio da administração constituindo o processo administrativo. São elas: planejamento, controle, organização e direção. Apesar de algumas críticas a sua teoria, como a abordagem simplificada da organização formal (sem considerar o conteúdo psicológico e social) e uma abordagem de sistema fechado não levando em consideração os fatores ambientais externos à qualquer organização, é inegável que seus princípios são perfeitamente aplicáveis na administração contemporânea de recursos materiais e humanos. Diante disso, este artigo apresenta um estudo de caso realizado em uma empresa exportadora do estado do Rio Grande do Norte de forma a apresentar a aplicabilidade dos princípios da teoria de Fayol na realidade empresarial, ou seja, em que proporção estão sendo aplicados e utilizados, como forma de provar a contemporaneidade dos pensamentos de Henri Fayol.

Para tal foi-se utilizado uma base bibliográfica em livros e artigos científicos publicados sobre o tema para a construção da revisão da literatura. A coleta dos dados primários foi realizada por meio de uma entrevista junto ao gestor da empresa escolhida para estudo com um formulário organizado pelo sistema de pautas, de acordo com a fundamentação teórica utilizada, com perguntas abertas e semi-abertas. O tratamento dos dados deu-se com enfoque qualitativo respaldado em respostas obtidas nas perguntas contidas no formulário buscando-se uma relação qualitativa entre as bases secundárias da pesquisa (fundamentação teórica) e dados primários obtidos na entrevista com o gestor da empresa.

O presente artigo está divido em três seções, além desta introdução. Na seção 2 são apresentados de forma sumária os quatro princípios de Fayol. A seção 3 mostra a apresentação dos resultados obtidos por meio da aplicação de um questionário semi-estruturado junto a empresa utilizada para estudo de caso. Por fim, na seção final são feitas as considerações do estudo e possíveis recomendações. Acredita-se que tal discussão é pertinente para acadêmicos e profissionais de gestão que certamente buscam novas formas de organizarem os processos administrativos para o alcance da eficiência e eficácia dos recursos disponíveis em suas organizações no complexo ambiente empresarial para assim melhor obter vantagens competitivas para a sua inserção no mercado.

2 VISÃO GERAL DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

2.1 A função administrativa de planejamento

O planejamento consiste em um processo administrativo onde se estabelecem os objetivos ou metas organizacionais e os melhores meios de como alcançá-los por meio da organização dos recursos disponíveis. É tida como a primeira função administrativa devido a sua tamanha importância de envolver a solução de problemas e a tomada de decisões não só quanto às alternativas futuras, mas também às alternativas do presente (CHIAVENATO, 2004). É o planejamento que norteia a organização durante todo seu ciclo operacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com