TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Área de Atuação da Contabilidade

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.820 Palavras (28 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

curso superior de bacharelado em ciências contábeis

gILVANDRO gomes de oliveira

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

 

[pic 3]

João Pessoa - PB

2015

Gilvandro gomes de oliveira

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a atividade interdisciplinar individual.

João Pessoa - PB

2015

                                                                SUMÁRIO 


INTRODUÇÃO ............................................................................................................. 4 
1 O CONTADOR NA ATUALIDADE......................................................................... 5 
1.1 O PAPEL DO CONTADOR NOS DIAS ATUAIS................................................... 5
1.2 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO CONTADOR NA CONTABILIDADE ATUAL....... 5
2 AUDITORIA E CONTROLADORIA....................................................................... 7
2.1 CONCEITOS E PRINCIPAIS DIFERENÇAS.......................................................... 8 2.2 IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA E CONTROLADORIA PARA MÉDIAS E PEQUENAS EMPRESAS ................................................................................................... 8 2.3 PERÍCIA CONTÁBIL E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO.................................. 9 2.4 PRÉ-REQUISITOS PARA SE EXERCER A FUNÇÃO DE PERITO-CONTADOR................................................................................................................................ 10 2.5 VANTAGEM DE SE FAZER UM BOM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO ..... 10 CONCLUSÃO .............................................................................................................. 11
REFERÊNCIAS ........................................................................................................... 12 

4

                                                        INTRODUÇÃO

Desde o princípio a contabilidade foi usada para o controle das organizações. A contabilidade é fundamental para a administração de uma empresa, já sendo assim desde os primórdios, ainda mais agora na era tecnológica.                                       .
           A contabilidade tem a função de controlar e planejar toda e qualquer atividade econômica de uma empresa. Diante de tal entendimento, podemos ver que ela se divide em muitos setores de atuação, podendo o profissional de contabilidade escolher se especializar em uma delas, porém o mesmo deverá obter um enorme conhecimento, pois a contabilidade é um campo muito extenso e é necessário um profundo entendimento.                                            
. 
            Nos dias atuais percebe-se que para se enfrentar a grande concorrência do mercado, o bom empreendedor têm que se aperfeiçoar, procurar ferramentas que o ajude no dia a dia do negócio. Desta forma, surge o desafio por parte do contador o papel de conscientizar estes empreendedores do papel da contabilidade e, fornecer informações úteis para gerir a sua empresa.                                                                    . 



                                                                                                                                          5

1 O CONTADOR NA ATUALIDADE

O contador deve estar no centro e na liderança deste processo, pois, do contrário, seu lugar vai ser ocupado por outro profissional; comunicar-se com as outras áreas da empresa para tanto, não pode ficar com os conhecimentos restritos aos temas contábeis e fiscais; ter uma formação cultural acima da média, inteirando-se do que aconteceu ao seu redor, na sua comunidade, no seu Estado, no país e no mundo; participar de eventos destinados à sua permanente atualização profissional; consciente de sua responsabilidade social e profissional.                                                                 .
          Um profissional flexível, estudioso e preparado para enfrentar um mercado de trabalho cuja competição e exigências crescem a cada dia, colaborando, assim, para o crescimento profissional e acima de tudo, para o desenvolvimento cada vez maior da profissão.

1.1 O PAPEL DO CONTADOR NOS DIAS ATUAIS

O contador hoje precisa estar em sintonia com o mundo tecnológico, com a globalização, o profissional de contabilidade precisa se atualizar constantemente e saber tirar proveito das diversas ferramentas tecnológicas, principalmente para acompanhar a velocidade com que as informações e obrigações ocorrem. Diante de tantas mudanças, que cada vez mais exigem tomadas de decisões rápidas e assertivas, obrigações acessórias fiscais em tempo real e padronização da contabilidade a nível internacional tornaram-se conhecimentos essenciais para se manter atuante e funcional no mercado. É imprescindível que o profissional contábil tenha uma visão global, para que possa compreender e avaliar os meios político, econômico e cultural e tomar, dessa forma, providências baseadas em um contexto mais diversificado e real.                                                   .
            O profissional contábil deve conquistar a confiança do empresariado e se destacar da concorrência, é importante que ele tenha ética, credibilidade, pontualidade e profissionalismo. O novo papel do contador exige que ele se comporte, na verdade, como um consultor empresarial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (198.4 Kb)   docx (471.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com