TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética, Igualdade e liberdade

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: RELAÇÕES INTERPESSOAIS

PROFESSOR: TADEU FERNANDO

AVALIAÇÃO III

Ética

CURRAIS NOVOS,

JUNHO/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Anne Karoline Castro de Azevedo Cunha

Hyasnaia Luanna Barros de Oliveira e Silva

AVALIAÇÃO III

Ética

Atividade apresentada à disciplina de Relações Interpessoais ministrada pelo professor Tadeu Fernando, como parte dos requisitos de avaliação.

CURRAIS NOVOS

JUNHO/2013

A ÉTICA, A IGUALDADE E A LIBERDADE

A liberdade do indivíduo em estado natural não sofre qualquer restrição social, apenas o bom senso ditado pela razão estabelece uma norma básica de convivência: não prejudicar o outro naquilo que não se quer também ser prejudicado. A isto é atribuído, também, o conceito de ética (uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.

Na estrutura das argumentações de alguns filósofos, entre eles Locke, os homens constituíram a sociedade por força de açoites naturais e pelos ataques de seus inimigos. Ameaçados em suas individualidades, estabeleceram, por um contrato, a ordem social delegando seu controle ao poder político, com o único objetivo de garantir as liberdades individuais e os demais direitos naturais. Dessa forma o Estado liberal é um Estado limitado e a serviço do indivíduo. Portanto a liberdade, na tradição liberal, é liberdade do indivíduo em relação ao Estado, ou seja, há sempre uma oposição entre liberdade e poder.    

A interconexão necessária dessa liberdade é a igualdade. Mas, que igualdade? 

Na tradição liberal, a igualdade das pessoas refere-se ao relacionamento entre elas na oposição entre liberdade e poder. À medida que se amplia o poder de uma pessoa, diminui a liberdade da outra e vice-versa. Daí por que, no estado natural, todos são iguais no sentido de que ninguém se sujeita a qualquer poder e jurisdição, isto é, todas as pessoas são iguais sem subordinação ou sujeição (LOCKE, 1978, p. 35). É a lei da natureza extensiva igualmente para todos os seres humanos. Somente quando se desobedece a esta lei, ou seja, quando os homens comportam-se contra os próprios conselhos da razão, quebra-se a igualdade e dissolve-se a liberdade. Fica claro que afirmar a igualdade e liberdade como um fato natural cotidiano, é conveniente aos interesses da sociedade moderna. 

Seguindo este mesmo raciocínio, analisamos o comportamento ético dentro das Organizações, onde a igualdade também está relacionada a normas facultativas ali estabelecidas. Na prática, o jogo de  poder acaba abortando, muitas vezes, a essência do exercício ético, assim como interferindo no elo comunicativo dentro das instituições. Com isso, será que as empresas adotam políticas e práticas de gestão responsáveis socialmente movidas por comprometimento ético com a sociedade ou por um discurso ideológico que viabiliza sua permanência no mercado?

Podemos exemplificar algumas atitudes éticas, que partem de decisões individuais:

O Gerente de determinada empresa designa um de seus consultores para conduzir uma reunião muito importante da firma. No final da apresentação o consultor agradece a presença de todos e conta uma piada totalmente sem graça e inapropriada. O gerente ficou muito bravo, mas evitou uma situação constrangedora ao dar uma bronca no consultor na frente de todos os funcionários.

A situação mostra que o gerente demonstra ser profissional e ético ao deixar para repreender o consultor quando estiverem a sós, para que esse não fosse constrangido na frente dos seus colegas de trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com