TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

NOME

Loris Lene Cardoso da Silva

RA

6274249884

Atividade Colaborativa

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração de Empresas

Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera de Brasília

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (Talita Vigor Longli).

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI

Introdução: Trabalho e escravidão: breve contextualização

       No Brasil os índios eram escravizados pelos Portugueses para a extração vegetal e na mineração e depois nas lavouras. Logo depois os Africanos foram trazidos para serem escravizados, era uma força Jurídica, econômica e cultural.

        Não só no Brasil como no mundo, estão relacionados à herança cultural, a desigualdade e a impunidade, trabalhadores largam suas cidades e famílias para aceitarem propostas de aliciadores que prometem trabalhos bons, salario bom, moradia  e etc.  Os princípios projetivos do trabalho inseridos na Constituição Federal Brasileira de 1988 e os princípios constantes na Consolidação das Leis do Trabalho são abrandados pela situação de vulnerabilidade e necessidade do trabalhador que busca sua dignidade no trabalho a fim de prover o que o Estado deveria lhe oferecer. Buscaram varias medidas com o proposito de acabar com o trabalho escravo contemporâneo  estão sendo adotada pelo estado, pela Organização Internacional do Trabalho e pela Sociedade Civil. Mesmo com tantas maneiras de acabar com escravidão infelizmente a situação ainda persiste.

Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores

         Sim podemos visualizar. São os aliciadores que aproveitam da vulnerabilidade de pessoas simples, baixa renda e que estão desesperados por um emprego para o sustento de sua família, oferecendo-lhes dinheiro, casa, salários e etc. E que acabam sendo escravizados, obrigados a trabalhar por horas até mesmo dias sem parar, sem remuneração, alimentação adequada morando em lugares sob- humanos doentes sem terem médicos e vigiados para não fugirem.

  • Agricultores: Trabalho escravo rural.
  • Carvoarias: Muitos são crianças e idosos em condições desumana.
  • Oficina de Costura: Geralmente Estrangeiros que saem de seu país para uma procura melhor de vida ou fugindo de guerras.
  • Trabalho Forçado: Trabalho ou serviço exigido sob ameaça.
  • Escravidão por Dívidas: A pessoa empenha sua própria capacidade de trabalho ou de pessoas, para saldar uma conta.
  • Trabalho Degradante: O trabalhador se vê obrigado a realizar suas atividades sem as mínimas condições de higiene e segurança no ambiente de trabalho.
  • Jornada de Trabalho Exaustiva: Está inserida nas condições degradantes por afrontar a dignidade do trabalhador.

  • Escravidão Infanto-juvenil: Utilização de mão- de-Obra de crianças e pré-adolescentes no trabalho escravo.

Escravidão e ética

     As pessoas atualmente pensam avaliam de onde está vindo o produto já aconteceram, hoje em dia em pleno século XXI ainda pessoas que trabalham em fabrica de roupas pedindo ajuda pela etiqueta dos produtos pincipalmente produtos do Japão e China. Como:

Este caso foi no Distrito Federal: De acordo com o Jornal de Brasília DF, http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2014/10/24/interna_cidadesdf,454104/moradora-do-df-recebe-compra-de-site-chines-com-pedido-de-ajuda.shtml

"Sou escravo, ajude-me". O pedido, em inglês, veio acompanhado de uma blusa que a moradora de Águas Claras Sandra Miranda recebeu nessa quinta-feira (23/10). A encomenda foi feita no site chinês AliExpress, famoso por vender peças com valores bem abaixo do mercado brasileiro.

        Hoje consumir produtos vindos de trabalho escravo tornou-se antiético, como roupas, brinquedos e etc. As pessoas estão deixando de consumir produtos suspeitos de serem fabricadas por trabalho escravo, as pessoas na maioria das vezes ficam indignadas por em pleno século XXI ainda ocorrer este tipo de coisa e autoridades locais não tomarem providencias, com estes casos de mídia e com a expansão do Marketing as vendas por estes produtos feitos por mão-de-obra escrava caem. . As empresas devem programar em sua estratégica alvos sociais e também atuar de forma coerente com o que suas marcas transmitem. Precisam criar mecanismos que aceitem e incentivem as organizações a desenvolverem relações com maior transparência com seus consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (323 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com