TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Por:   •  12/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Ética e Relações Humanas

Unidade de Ensino: Anhanguera de Rondonópolis

Nome

Juliana Lopes Vieira Dias

RA

8408152801

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Ética e Relações Humanas

Unidade de Ensino: Anhanguera de Rondonópolis

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

O presente trabalho, estudada as relações humanas com as crenças e valores juntamente com a empresa. A ética profissional está integrada e cada dia mais ‘respeitada’ dentro das organizações. Porém tendo em vista que em empresas gigantescas, de inúmeros funcionários e onde se movimenta milhões todos os dias, existem pessoas à sua frente, em seu comando que podem desviar alguns olhares e atenção para esse respeito e conduta ‘ética’ fazendo com que a empresa gere algum desvio, principalmente se tratando de governo. Não é difícil encontrarmos casos onde empresas faliram, ou que presidentes, sócios e diretores foram presos executando caixa dois, lavagem de dinheiro e outros crimes movidos pela ganancia.

Aqui temos o caso da Petrobras, onde sabemos em quais inúmeros escândalos a mesma está envolvida com nossos presidentes, ministros e membros do governo que deveriam estar ali para fazer o Brasil crescer e prosperar. Mais o que ninguém comenta é a relação dos funcionários envolvidos nesta falcatrua, e mesmo sendo contra tiveram que fazer vista grossa para algumas coisas devido a necessidade de manter o emprego.

O indivíduo precisa seguir regras onde convive, seja seu ambiente empresarial, familiar e sociedade. E por ele próprio e com influencias do ambiente em que se vive, ele cria valores e crenças onde acredita e são levados para a vida toda e onde ele irá conviver, seja em uma cidade nova, empresa e etc.

E olhando como empresa, ela também possui valores e crenças que acredita e repassadas à sociedade e seus funcionários, missão e valores onde pretende seguir. Mais vimos que quando se trata de dinheiro, muito dinheiro e poder, essas pessoas a frente dessas empresas acabam agindo movidas á ganância e a insaciada do pouco, buscando cometer atos ilícitos que afetam a todos e inclusive a empresa e sociedade. A partir do momento que essas pessoas tomam a conduta do infringir a lei, elas passam a fazer com que a empresa também perca seus valores e aquilo que acredita e prega em sua missão e valores.

DESENVOLVIMENTO

Colocando a conhecimento da ética profissional apresentando suas crenças e valores temos de exemplo o recente caso da Petrobrás. Seu diretor obtendo recursos ilegais e repassando a servidores públicos, partidos políticos, em um esquema de lavagem de dinheiro.

O ex-diretor da empresa, Paulo Roberto Costa foi preso pela PF devido ao seu envolvimento com lavagem de dinheiro em umas das compras da refinaria no Texas da empresa Petrobrás. E também sob a acusação de estar omitindo documentos e provas para as investigações.

Além do que o ex-diretor afirmou que repassada o dinheiro para partido do PT (partido da presidência), PMDB e PP, e ainda ganhou presente de luxo do doleiro Youssef apontado como líder do esquema.

Esse envolvimento demonstra a falta de ética tanto pessoal quanto profissional dos envolvidos. Além de estarem efetuando um crime, eles também “sujaram” o nome da empresa e do país em rede internacional. Isso se deve ao mal caráter das pessoas e as oportunidades que se surgem pelo fato de estarem a frente de uma empresa que gera milhões, e viram uma oportunidade de estarem ganhando por fora de forma ilegal.

Quando o funcionário não compactua das mesmas crenças e valores da empresa, em sua maioria ele será um funcionário desmotivado, não irá desenvolver na empresa e poderá afetar companheiros de trabalho. Cabe a empresa elaborar um projeto onde se identifique essas causas de desacordos entre empresa-funcionário e procurar entender o lado do colaborador, para que assim possam trabalhar juntos em prol de melhorias.

TABELA COM PERFIL DESTONTEANTE DE PROFISSIONAL – PETROBRAS

CRENÇAS E VALORES EMPRESA

CRENÇAS E VALORES DESTONTEANTES AOS DA EMPRESA

Desenvolvimento Sustentável

Profissional se limita as questões ambientais e sustentáveis, não participa e não colabora com questões sustentáveis.

Integração

Profissional não interage com colegas, quer desenvolver tudo só e não compartilha conhecimento

Resultados

Profissional não busca resultados

Prontidão de Mudanças

Profissional inflexível e rígido, despreparado a aceitar mudanças

Empreendedorismo e Inovação

Profissional fechado, não aceita ideias de melhoria

Ética e Transparência

Profissional que omiti falhas, joga a culpa nos outros colegas

Respeito a Vida

Profissional despreparado e possui desequilíbrio emocional

Diversidade Humana e Cultural

Profissional negativo, fala mal dos colegas e promove a discriminação

Pessoas

Profissional mal humorado, não colabora com dos demais e com o convívio social

Orgulho de ser Petrobrás

Profissional não honra local de trabalho e promove marketing negativo da mesma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (344.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com