TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração

Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera de Piracicaba

 NOME

Felipe Rodrigues Ribeiro

 RA

8489231128

Atividade Colaborativa

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração

Unidade de Ensino: Anhanguera Piracicaba

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora Werika Thais Ridão de Oliveira.

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI

INTRODUÇÃO: TRABALHO E ESCRAVIDÃO

Hoje ainda existe a escravidão no trabalho em todo o mundo, muitas pessoas fingem não ver algo que sempre esteve à tona. Percebemos sim a presença de forças vindo lá de trás que ainda são mantidas até os dias atuais, a política, economia, cultura e tecnologia.

Se as pessoas pudessem viver mais próximas umas das outras poderiam enxergar com clareza o fator da escravidão que está bem a nossa frente, mas simplesmente dissimulam não ver. A desunião, e o pensamento que “só para mim, só eu” atrapalha as relações humanas e faz com que os comportamentos de alguns sejam ignorados quanto a escravidão.

Podemos fazer algumas comparações da antiga escravidão comparada com a nova escravidão no Brasil:[pic 3]

TRABALHO ESCRAVO NO SÉCULO XXI: AGENTES CAUSADORES.

Os agentes causadores podem ser apontados aqui como a própria sociedade que colabora, Como? Pessoas compram produtos que provenham de países e trabalhos escravos em todo o mundo. Já vi muitas pessoas próximas que não se importam com a proveniência do produto/material e sim o valor menor, e que seja útil para ela, não importando com nada mais.

A política é uma dessas forças, nos dias atuais é significativo a responsabilidade do governo fiscalizar e atuar com firmeza em cima dessas empresas que contribuem para o trabalho escravo. Uma maior fiscalização dos órgãos competentes colabora para evitar e diminuir o trabalho escravo. Isso não vem sendo feito, o governo não tem investido tanto na luta contra o trabalho escravo.

As empresas privadas possuem uma liberdade espantosa para fazer o que bem quiserem, criar leis que possam fazer essas empresas investirem na educação de crianças e jovens e manter um apoio a jovens nas faculdades e crianças nas escolas, seria uma boa saída para tornar essas empresas mais responsáveis.

É muito mais vantajoso para empresários dos dias atuais do que o da época do Brasil Colônia e Império, dentro da perspectiva operacional e financeira. Considerado como especialista, o norte-americano, sociólogo Kevin Bales coloca no respectivo livro “Disposable People: New Slavery in the Global Economy” (Gente Descartável: A Nova Escravidão na Economia Mundial) o quão os empresários faturam.

.

 

ESCRAVIDÃO E ÉTICA.

Nos tempos atuais de hoje, não podemos considerar que um ser possa ser propriedade particular de outro, pois todas as pessoas possuem direto de suas escolhas e de liberdade como ir e vir. Todas pessoas também possuem o direito de remuneração por algum tipo de serviço prestado, e claro, de acordo com suas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (222.7 Kb)   docx (759.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com