TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 5

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração

Unidade de Ensino: Anhanguera Educacional

Nome

RENAN SANTOS DEL BUSSO

RA

3739727658

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: ADMINISTRAÇÃO

Unidade de Ensino: Anhanguera Educacional

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 4]

Passo 3:

  1. Introdução

Conforme explica o site da Petrobrás (2015) a empresa é uma Sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é a União Federal (representada pela Secretaria do Tesouro Nacional), atuamos como uma empresa integrada de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis.

Além do Brasil, estamos presentes em outros 17 países e somos líderes do setor petrolífero no nosso país. Expandimos nossas operações para estar entre as cinco maiores empresas integradas de energia no mundo até 2030 (PETROBRÁS, 2015).

A tabela 1 mostra quais as crenças e valores reais da empresa Petrobrás, mas em distorção mostra que estes valores seguidos infelizmente são os que estão em legislação.

Crenças e valores da empresa

Crenças e valores do profissional que sejam destoantes das crenças e valores da empresa

Ética e transparência

Falta de ética e Descompromisso

Respeito à vida

Desrespeito às regras da empresa

Empreendedorismo e Inovação

Encostado e acostumado

Resultados

Falta de Resultados

Integração

Desmotivador

Prontidão para mudanças

Prontidão para aumentos

“Orgulho de Ser Petrobrás”

“Orgulho de ganhar bem”

Tabela 1 - Perfil destoante de profissional

Fonte: Petrobrás (2015)

  1. Justificativa das crenças e valores

Como sabemos a Petrobrás tem repeito a vida, e ética e transparência, mas seu lema está mais para corrupção e não ética, afinal tudo o que vem ocorrendo dentro da organização nos mostra a sua fraqueza mediante às pessoas e o ambiente em que se encontra.

Acredito que um dos verdadeiros valores que ela segue é o Desenvolvimento sustentável, que não está citado na tabela por não haver destoancia.

Em relação às crenças da empresa, ela busca fazer o máximo para que o funcionário se sinta bem dentro da organização e exponha sua vontade de trabalhar ali no setor, de fazer parte da história da Petrobrás, porém e infelizmente é bem retorcido quando se tem pessoas que não possuem crenças e nem valores profissionais, aqueles que apenas estão ali para se aproveitar da situação, de poder e condições que lhe foram dadas, como estamos vendoo que está acontecendo na Pedtrobrás que infelizmente deuuma enorme queda em uma das maiores e melhores empresas do Brasil. As crenças e valores da empresa são reais, no entanto as destoancias mostram o que é um perfil que não se alinha a empresa que se está laborando.

  1. Implicações éticas

Os profissinais que não se alinham aos valores e crenças da empresa possuem implicações éticas também destoantes, visto que para ele, não precisa se motivar, não é necessário querer aprender e crescer basta sentar e receber o seu pagamento e benefícios e nada mais, já alguns võ mais além, puxam tapetes, se aproveitam de poderes, de cargo de liderança, para fazer lavagem de dinheiro, roubar e montar caixas dois, se enirquecer a custa de outros que precisam do emprego, que recebem menos, que desrespeitam as regras e os valores da empresa.

Já que a crença principal no qual a Petrobrás garante que “temos orgulho de ser Petrobrás”, apenas significa eu trabalho ali e ganho bem e não sou mandado embora, quero mais é descansar e aproveitar dos meus subordinados, infelizmente isso está longe de terminar, não acontece em uma única empresa, mas em todas, há concorrência desleal.

  1. Impactos na empresa

Fica claro que quando não há o compartilhamento de valores e crenças do funcionário para com a organização, a empresa não consegue mais manter seu rítimo de trabalho no sussego e tranquilidade, na ética e na transparência, ela passa a mostrar todos os seus valores invertidos e deixar sua crença de lado.

Isso porque sua crença deixa claro que o Orgulho de ser petrobrás, ou seja, de fazer parte dessa história de poder compartilhar momento agradáveis, de fazer a empresa crescer e crescer juntamente com ela, passamos a ter vergonha de ver o que vem ocorrendodevido a falta de crença e valores de vários funcionários, desrespeito com o colega e com a própria empresa, e neste caso especificadamente no caso da Petrobrás, a empresa contrata por concurso público e para ser mandado embora somente com tempo inicial na fase de probatório, e neste período sempre se respeita as regfras da empresa, sempre se tem duas caras, é após esse tempo que se começa mostrar quem é verdadeiramente dentro da organização, além de cair o rendimento da empresa, onde acaba atrasando todo o serviço e atrapalhando o controle e andamento da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (141.6 Kb)   docx (345.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com