TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Aula-tema 03: Pensamento sobre o individuo.

NOME

Angelo Luigi Motroni Junior

RA

5808152100

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Aula-tema 03: Pensamento sobre o individuo.

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Administração de Ética e Relações Humanas no Trabalho na Anhanguera Educacional Dourados como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da Tutora Bruna Lecintia Carpes Souza.

Anhanguera Educacional

2015

O indivíduo não consegue construir nada sozinho, sempre precisará de outros para se desenvolver como, por exemplo, em uma família, sociedade, instituições, escolas, ONGS, igrejas, trabalho e etc. Sempre estarão convivendo com a coletividade e assim irão adaptar-se ou não à sociedade e, consequentemente, contribuir com o crescimento do meio.

Mas, para que isso aconteça é necessário que o indivíduo aprenda as regras do meio em que vive e participa. Um exemplo disso são os valores e costumes dos lugares, regiões ou grupos que o indivíduo pertence.Consequentemente, depois de se descobrir como ser único, dentro de um meio, esse indivíduo depois de conviver e aprender regras e valores, acaba agindo por si só de acordo com as regras e valores que considera importante para si próprio e poderá escolher a trajetória de sua vida .

Não faz muito tempo, foi descoberto que dentro dessa empresa alguns funcionários e pessoas secundárias estavam desviando dinheiro de corrupção, ou seja, ocorreu uma grande lavagem de dinheiro, com isso as crenças e valores da corporação foram abalados. Muitas pessoas, mesmo de fora do meio empresarial, ficaram atônitas em relação aos valores apresentados pela empresa, deixando muita gente descrente sobre as atitudes tomadas pelos próprios dirigentes da organização.

O ex-diretor de abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, era investigado pelo Ministério Público, por supostas irregularidades na compra, pela Petrobrás, da refinaria de Passadina no Texas, em 2006. Em depoimentos, o ex-diretor afirmou que havia um esquema de propinas em obras da estatal e que o dinheiro abastecia o caixa 2 de partidos como PT, PMDB e PP de 2004 a 2012. Paulo Roberto Costa é preso pela PF, sob suspeita de destruir e ocultar documentos, Costa passou a ser investigado após ganhar, em março de 2014, um carro de luxo do doleiro Alberto Youssef, apontado como um dos articuladores do esquema de propina.

Com a investigação sobre corrupção, renúncia de diretores, processo, sobe e desce das ações, queda de petróleo no mercado internacional, a Petrobrás passa por uma fase de turbulência.

A operação Lava Jato, conduzida pela Policia Federal, teve início em março do ano passado, para a apuração de suposto esquema de corrupção na Estatal, relativo a desvio e lavagem de dinheiro, envolvendo diretores, empreiteiras e políticos. O esquema poderia ter desviado mais de R$ 10 bilhões. A operação recebeu este nome, pois um dos grupos envolvidos no esquema fazia uso de uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para movimentação do dinheiro desviado da estatal.

Anhanguera Educacional

2015

A Petrobrás sofre processos movidos por investidores no Brasil e nos Estados Unidos. A ação é contra a presidente e os membros do conselho administrativo da estatal, à época das denuncias, que respondem com seus patrimônios pessoais. Nos EUA, a Petrobrás tem processos movidos pela Prefeitura de Passadina e do estado de Rhode Island. Também sofre outras três ações coletivas iniciadas por fundos de investimentos e de investidores.

A imagem da Estatal ficou muito prejudicada, e suas ações despencaram. Com a renúncia da então presidente Graça Foster, analistas esperam melhoras. Para Pedro Paulo Silveira, economista chefe da TOV Corretora, são grandes os desafios que a nova diretoria irá enfrentar, mas a mudança já representa um grande passo para a Estatal.

Quando uma empresa possui em seu quadro de funcionários, colaboradores que se encontra em discordância com suas crenças e valores, tal dissonância traz muitas perdas. É fundamental, para o crescimento da empresa, que todos estejam em concordância com sua maneira de ver e agir, que tenham a mesma visão das coisas e busquem agir de maneira que a empresa cresça e se destaque no mercado empresarial, pois uma empresa em crescimento e destaque favorece também o crescimento e destaque de seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com