TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Tecnologia em Logística

Unidade de Ensino: Jaraguá do Sul

 NOME

Daniela dos Santos Silva

 RA

1449845880

Atividade Colaborativa

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Tecnologia em Logística

Unidade de Ensino: Jaraguá do Sul

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da professora tutora Adriana Gaedec.

ARTIGO

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI

        Aparentemente a escravidão esta extinta no século XXI, oficialmente a extinção da escravidão aconteceu no dia 13 de Maio de 1888, porem em muitos países onde a democracia é frágil ainda exista esta prática. A escravidão atualmente não se trata de compra e venda de pessoas conforme era praticada antigamente, onde principalmente as pessoas de origens negras eram tratadas como produtos em um comércio totalmente lícito. As mídias chamam de escravidão moderna, o tipo de escravidão nas quais as pessoas são forçadas a exercer algum tipo de trabalho, ou seja, contra sua vontade e em casos ate contra seus princípios, sob ameaça, violência física e psicológica ou outras formas de intimidações que atualmente é um negocio ilícito.

        Existem vários acordos e tratados internacionais que abordam a questão do trabalho escravo, como as convenções de 1926 e a de 1956 que proíbem a servidão por divida. No Brasil, somente em 1966 que essas convenções entraram em vigor e foram incorporadas na legislação nacional.

        O trabalho escravo existe também na vida urbana, mas é no meio rural que esta prática acontece com maior intensidade, principalmente em propriedades que ficam geograficamente mais isolados, o trabalho escravo resulta da soma do trabalho degradante com a privação da liberdade, os trabalhadores normalmente ficam atrelados a uma divida e tem seus documentos retidos. Nas áreas urbanas o trabalho escravo acontece principalmente na região metropolitana de São Paulo, aonde imigrantes vindos principalmente da Bolívia em busca de uma vida melhor, trabalham longas jornadas diárias acima do que legalmente é definido pelas leis trabalhistas, alem de receber baixos salários.

        A erradicação do trabalho escravo passa pelo cumprimento das leis existentes, porem infelizmente isso não tem sido o suficiente para acabar com esta prática no Brasil, mesmo com aplicações de multas e corte de crédito rural ao agropecuarista infrator. A utilização do trabalho escravo é um bom negócio para muitos fazendeiros e empresários que não possuem nenhuma ética, pois barateiam o custo da mão de obra, tornando-os mais competitivos no mercado.

        O trabalho escravo só tem a prejudicar a imagem do Brasil no exterior, sua erradicação é urgente, sobretudo para os trabalhadores, mas também para um bom relacionamento comercial internacional. Para isso as leis devem ser mais severas e sem aberturas para servirem de pilares da impunidade aos infratores. Também campanhas em todas as mídias incentivando a população a denunciar todo o trabalho que se caracteriza em escravidão, alem de lançar um canal para denuncias anônimas exclusivamente para este tipo de crime. Em muitos casos as pessoas submetidas ao trabalho escravo não tem consciência que estão sendo exploradas, por isso seria muito importante a criação de cartilhas explicativas que deveriam ser entregues obrigatoriamente a cada trabalhador no ato de sua contratação. Assim muito embora haja uma ação conjunta de vários órgãos estatais e ainda a legislação penal recrimine o trabalho escravo, os senhores das terras, verdadeiros violentadores dos direitos humanos, continuam agindo por todo o nosso país em pleno século XXI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (324.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com