TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Relações Humanas no Trabalho - PETROBRÁS

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Logística Presencial

Unidade de Ensino: Faculdade de Tecnologia Anhanguera São Bernardo do Campo/SP

Nome

RA

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Logística Presencial

Unidade de Ensino: Faculdade de Tecnologia Anhanguera São Bernardo do Campo/SP

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução:

O objetivo desta atividade será apresentar divergências éticas entre os conceitos de valores sugeridos pela organização PETROBRAS e a prática de alguns funcionários que resultaram no que ficou conhecido como operação Lava a Jato.

Justificativa:

As matérias que abordam o tema ético até o momento apontam entre outras frentes, o conceito de boas práticas que visam o desenvolvimento sustentável entre as relações existentes no trabalho e na vida de um indivíduo.

Quando abordamos o tema da operação lava a jato parece ficar claro que os envolvidos entendem por definição que a palavra ÉTICA significa uma marca de molho de tomate (alusão à marca ETTI).

Implicações éticas do profissional que não apresenta os valores alinhados com a organização:

O resultado da incompatibilidade entre os valores da organização e do profissional são os piores possíveis, as atividades executadas por estes colaboradores resultarão no que podemos intitular de desserviço a corporação,  os casos citados  na operação lava a jato retratam muito bem estas consequências.

Possíveis impactos nos resultados da empresa quando seus colaboradores não compartilham das mesmas crenças e valores:

Ética e transparência estão entre os valores da PETROBRAS que formam a cartilha de diretrizes que devem (ou deveriam), nortear as ações de seus funcionários enquanto estes conduzirem assuntos relativos à organização, estas diretrizes também são utilizadas como medidores em ações contra a política de corrupção e desvio de condutas.

A operação Lava a Jato evidencia exatamente os efeitos colaterais que o não seguimento destas normativas geraram, como por exemplo, fraudes em licitações, utilização de dinheiro público para financiamentos de campanhas políticas, além de interesses pessoais.

Estas operações foram encabeçadas por doleiros, políticos e empresários do ramo da construção civil pelo que se sabe até o momento, e seus efeitos vão além das contravenções identificadas até o momento, visto que  causam grande impacto na credibilidade da organização não só no âmbito nacional como também no exterior e nos revelam uma cadeia ramificada de raciocínios e consequências que colocam também em xeque a credibilidade das ações de nossos governantes, inclusive os que ainda não foram citados na investigação, mas que podem ter usufruído destes chamados benefícios antiéticos.

Possíveis impactos na performance do colaborador quando ele não compartilha das mesmas crenças e valores da empresa:

Se por um lado temos o impacto na credibilidade da empresa, os impactos na vida corporativa do colaborador serão ainda mais destrutivos.

Ele não desenvolverá com excelência suas atividades tão pouco com motivação necessária para entregar resultados práticos sustentáveis, além de contaminar os demais membros de sua equipe de trabalho pelo fato de suas atitudes seguirem na contra mão do que seguem aqueles regidos pelos valores da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (344 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com