TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Relações Humanas no trabalho

Por:   •  8/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.138 Palavras (9 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 9

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos

Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera de Campinas 4

Nome

William de Paula da Silva

RA

1562279952

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos

Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera de Campinas 4

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Compreende-se que a ética profissional está intimamente ligada à ética pessoal, pois um indivíduo é formado por sua história, pelo meio que foi inserido, por suas relações com as outras pessoas, que lhe foi sendo repassados valores, crenças e princípios. É a partir desta socialização que possibilita a iniciação do indivíduo num mundo social coberto de significados.

Através da socialização, o indivíduo aprende a ser membro da sociedade e desenvolve a conduta humana. O processo de socialização envolve, portanto, a interiorização dos padrões culturais de conduta institucionalizada. Por outro lado, a interiorização constitui, não só a base para a compreensão dos nossos semelhantes, como também a apreensão de mundo.

Segundo CHIAVENATO (2005), a ética é uma preocupação com o comportamento: uma preocupação de considerar não somente o próprio bem-estar pessoal, mas também o das outras pessoas. Isso recorda o famoso ditado popular: não faça aos outros aquilo que você não deseja que os outros lhe façam.

Vários autores afirmam que a ética é uma reflexão sobre o fazer, antes de fazer, procurando fazer bem feito. É uma grandeza subjetiva e que provém da nossa vontade. É uma espécie de controle interior de nossas ações. Portanto, demanda reflexão sobre o nosso procedimento, ou seja, quando refletimos sobre como agimos e nos perguntamos se devemos ou não aceitar uma proposta que nos foi formalizada ou comportarmo-nos de uma ou de outra forma, emerge o momento ético.

Com essa compreensão de mundo, assimilado pelo indivíduo a partir de seu meio, torna-se mais fácil entender e responder estar premissa: “onde quero chegar”: a ética pessoal de cada pessoa, sendo assim pode-se dizer que atitudes tomadas no contexto profissional retratam questões intimamente ligadas a valores e ética pessoal.

Sendo assim pode-se afirmar que a todo instante, estamos nos reportando aos conceitos de ética, no dia-a-dia, ouvirmos falar em ética direcionada a determinadas profissões, a exemplo da medicina, jornalismo, do serviço público e etc. Significa, portanto, que cada uma delas adota um padrão e que seus adeptos devem vivenciá-lo. Referido padrão, muitas vezes, se apresenta de forma estruturada e sistematizada em forma de códigos de ética. Hoje, por exemplo, a grande maioria das profissões tem seus códigos de ética, numa tentativa de sistematizar os princípios de orientação para seus profissionais.

Um padrão ético diz respeito essencialmente a dois fatores: aos valores e normas. Firmar um padrão ético representa dimensionar os valores que acreditamos e estabelecer as normas que, ao serem obedecidas, contribuem para a realização desses valores, que se apresentam, em regra, como norteadores de nossas opções. Costuma-se chamar de padrão ético a um conjunto de valores que permitem avaliar, orientar e, sobretudo, julgar condutas. Fixar esse padrão significa, antes de tudo, explicitar esses valores.

É preciso termos claro quais as nossas aspirações e desejos para que assim possamos com mais facilidade definir as nossas escolhas e, em função delas, ter parâmetros para tomar nossas decisões. Com isso, verificamos a importância que exercem os valores nos quais acreditamos e defendemos, por isso é muito importante quando um profissional trabalha em uma organização cujos valores e crenças não destoem com os seus próprios. Os valores são tudo aquilo que afirmamos merecer ser buscado. E aqui poderíamos dizer que são o bem estar, a felicidade a prosperidade e as características a honestidade, justiça, generosidade, coragem e tudo mais que almejamos para que a nossa felicidade se concretize.

Por isso Howard (2011) em seu livro afirma que inúmeras questões nos ajudam a encontrar uma ocupação ou profissão adequada, pois como acontece com nossas vidas pessoais, o curso mais sensato de ação com frequência é evitar situações delicadas do ponto de vista ético, assim é na vida profissional, para isto faz-se necessário responder algumas perguntas:

  • Nós nos sentiríamos bem com as tentações que enfrentaríamos na profissão?
  • Como as pessoas nessa profissão se comportam quando enfrentam uma tentação?
  • Há graus de distanciamento suficientes entre nós e ações reprováveis?
  • Queremos ser como as pessoas que estão nas posições mais altas dessa profissão? Uma vez que os líderes dão o exemplo, eles seriam modelos de papel ético?

A Ética Profissional, segundo PASSOS (2007), caracteriza-se como um conjunto de normas e princípios que tem por fim orientar a relação dos profissionais com seus pares, destes com seus clientes, com sua equipe de trabalho, com as instituições a que servem, dentre outros.

Pode-se afirmar que é uma reflexão pessoal que define diretrizes orientadoras do procedimento laboral, buscando um comportamento condizente com as normas da profissão e a expectativa do cliente. Como a atitude ética é a preocupação com o resultado feliz das ações praticadas para o bem comum, a Ética Profissional, visa, logicamente, a esta mesma preocupação, com a utilidade social do trabalho. É a busca de um “adequado servir” através da eficiência nas ações profissionais e no inter-relacionamento com o cliente, sempre carregado de expectativas, emoções e conflitos.

Como exemplo de que os valores pessoais do indivíduo não podem destoar dos valores éticos da empresa em que trabalha, estudamos o perfil da Empresa Petrobrás, cujo perfil segue abaixo:

  • Somos movidos pelo desafio de prover a energia capaz de impulsionar o desenvolvimento e garantir o futuro da sociedade com competência, ética, cordialidade e respeito à diversidade.

Com relação a seus valores a empresa ressalta que suas ações e negócios se orientam por valores que incentivam o desenvolvimento sustentável, a atuação integrada e a responsabilidade por resultados, cultivando a prontidão para mudanças e o espírito de empreender, inovar e superar desafios. Segue abaixo os valores:

Parte superior do formulário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (293.8 Kb)   docx (814.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com