TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Relações humanas no trabalho

Por:   •  29/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração

Bárbara Victória Rodrigues dos Santos:                        RA: 8830401247

A escravidão no Brasil, foi a forma de relação social de produção adotada no país desde o período colonial até pouco antes do final do Império do Brasil. Essa época foi marcada principalmente pela exploração sangrenta da mão de obra de negros trazidos da África e transformados em escravos no Brasil pelos europeus colonizadores do país.

A escravidão foi oficialmente abolida no ano de 1888 com a Lei Aurea assinada pela última princesa do Brasil, a princesa Isabel, então regente do Império em nome de seu pai, o Imperador Dom Pedro II.

Após a abolição da escravatura no final do século 19, o país entra no século 20 impulsionado pelas revoluções industriais que já aconteciam ao redor do mundo desde o século 18. Nesta época o Brasil era colônia de Portugal  e sofria os efeitos do Pacto Colonial imposto pela coroa portuguesa. No final do século 19 e começo do século 20, os ricos produtores de café com capitais de sobra  originários devido as exportações, começaram a investir no setor industrial.

Os trabalhadores nessa época realizavam trabalhos muito repetitivos e contavam com imensas cargas horarias diárias sem intervalo para descanso e intervalos menores que 8 horas entre uma jornada e outra de trabalho.

Em 1988 trouxe várias melhorias para a evolução do trabalho no Brasil. Entre essas melhorias destaca-se a criação da CLT pelo Decreto-Lei nº5.452 em 1° de Maio de 1943 durante o governo de Getúlio Vargas.

Após o período ditatorial brasileiro, houve a recomposição do direito de greve e associação sindical ao trabalhador. Com uma nova perspectiva do mercado foi necessário novas políticas trabalhistas para o Brasil, de forma que fosse estabelecido um salário mínimo a que o empregado tem direito e outros acordos apresentados também em décadas anteriores.

Já em 2017 após aprovação da reforma trabalhista ainda nos encontramos em dúvida sobre a efetividade das mudanças propostas pelo governo, apenas depois da efetivação dessas novas regras poderemos saber se os trabalhadores foram de fato favorecidos com as mudanças.

Por fim, o país está vivendo uma grande crise econômica e política, onde a má gestão de vários setores e os escândalos de corrupção, estão inevitavelmente afetando o mercado de trabalho e a vida de milhões de brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com