TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e formação profissional

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

1) Desenvolver um texto dissertativo sobre a ética nas relações de trabalho.

Por maior que seja a preocupação da sociedade com a postura dos cidadãos, seja nas relações sociais, quanto na atividade profissional, a sociedade moderna decresce de cidadãos modelos que possuam valores que sirvam de base para os novos profissionais que estão a entrar no mercado de trabalho. O que já não se pode dizer o mesmo de um ambiente de trabalho, onde as ações são vistas de um modo coletivo. E é o ambiente de trabalho, como em outros espaços de interação social, quem desempenha principal papel na formação, não somente profissional, mas também pessoal, sendo de grande importância na construção de princípios éticos para que o trabalhador possa ser responsável pelos seus atos.

Na sociedade em que muito se valoriza a prática do individualismo e da "lei da vantagem", é importante estimular o trabalhador, no exercício de suas atividades profissionais, a criar juízo crítico para resistir à prática profissional negativa, tão comum hoje em dia. Mesmo diante de exemplos comportamentais antiéticos daqueles que não sabem agir de acordo com as normas e competências da empresa a qual estão empregados. Faz-se necessário uma autorreflexão sobre as atividades que exerce, como está cumprindo suas responsabilidades, o que esperam dele na atividade, o que ele deve fazer, e como deve fazer, mesmo quando não há outra pessoa olhando ou conferindo. É fundamental ter sempre em mente que há uma série de atitudes que não estão descritas nos códigos de todas as profissões, mas que são comuns a todas as atividades que uma pessoa pode exercer. Uma postura pró-ativa, ou seja, não ficar restrito apenas às tarefas que foram dadas a você, pode contribuir para o engrandecimento do trabalho, mesmo que ele seja temporário. Atitudes de generosidade e cooperação no trabalho em equipe, mesmo quando a atividade é exercida solitariamente em uma sala, faz parte de um conjunto maior de atividades que dependem do bom desempenho e dedicação do trabalhador.

Outro fator importante que influencia nas atitudes do indivíduo é o grau de instrução, pois na conclusão da formação de nível superior, a pessoa faz um juramento, que significa sua adesão e comprometimento com a categoria profissional onde formalmente ingressa. Esta adesão voluntária a um conjunto de regras estabelecidas como sendo as mais adequadas para o seu exercício, caracteriza o aspecto moral da Ética Profissional a que todos deveriam seguir. Até mesmo para quem não possua ensino superior, isto não exime da responsabilidade assumida ao iniciar uma atividade. O fato de uma pessoa trabalhar numa área que não escolheu livremente, o fato de exercer atividade remunerada onde não pretende seguir carreira, não isenta da responsabilidade de pertencer, mesmo que temporariamente, a uma classe, onde há deveres a se cumprir.

Por isso, para uma perspectiva mais sociológica, ou filosófica, não resta a menor dúvida de que o investimento do empregador em procedimentos éticos, no ambiente de trabalho, trará não só benefícios mútuos, mas também, para toda a sociedade. O trabalho é extensão do lar e vice-versa, de modo que o trabalhador ético é, por conseguinte, cidadão ético. Além disso, incentivos na formação do indivíduo são e devem ser estimulados para uma boa base de conhecimentos, a qual eleva o grau de percepção sobre os princípios éticos envolvidos na atuação do trabalhador ou empregado, no exercício de suas funções, de forma consciente, profissional, socialmente digna e eficiente.


2) Conceituar ética na formação profissional.

Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego ethos, e significa aquilo que pertence ao caráter, ao modo de ser. Filosoficamente, ética corresponde ao que é bom para o indivíduo e para a sociedade, estabelecendo, mediante princípios científicos, natureza dos deveres e obrigações no relacionamento social.

A Ética na formação profissional é um importante instrumento que rege o comportamento que todos os indivíduos devem ter diante de um conjunto de normas morais as quais estão inseridos, desde o inicio de sua jornada profissional. Sendo orientados pelos códigos de ética profissional, que normalmente trazem em seu texto a maioria dos seguintes princípios: honestidade no trabalho, lealdade na empresa, alto nível de rendimento, respeito a dignidade humana, segredo profissional, observação das normas administrativas da empresa e muitos outros. O Código de Ética é um instrumento criado para orientar o desempenho das empresas em suas ações e na interação com seus públicos. Para um maior envolvimento da empresa, é importante que se faça um código de ética bem objetivo, de fácil compreensão a fim de se ter o maior aproveitamento possível na disseminação dessas condutas entre os seus funcionários. Por mais que as leis de cada profissão sejam elaboradas com o objetivo de proteger os profissionais, a categoria e as pessoas que dependem desse profissional, há muitos aspectos não previstos especificamente e que fazem parte do comprometimento do profissional em ser eticamente correto, que, independente de receber elogios, faz a coisa certa da forma certa. A Ética é importante em todas as profissões, e para todo ser humano, para que todos possam viver bem em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com