TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e relações humanas no trabalho

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração

Unidade de Ensino: Taubaté Unidade I

 NOME

Silvana Fernandes de Souza

 RA

1001775624

Atividade Colaborativa

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração

Unidade de Ensino: Taubaté Unidade I

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Reimy Solange Chagas.

ARTIGO

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI

Passo 3:

  1. Introdução

Escravidão moderna é o termo usado em nossos dias, é uma expressão genérica ou coletiva para aquelas relações de trabalho, particularmente na história moderna ou contemporânea, na qual pessoas de qualquer raça ou etnia são forçadas a trabalhar contra a sua vontade, sob ameaça de detenção, indigência, detenção e inclusive a morte. A escravidão oficialmente foi abolida no Brasil no dia 13 de Maio de1888, mas ainda me 1995 o governo brasileiro reconheceu a existência de escravidão no país.

Não somente no Brasil mais em todos os países ainda existe a escravidão escondidas nas mais variadas formas, está entre as fábricas, fazendas, em olarias, carvoarias etc. Encontrada em qualquer classe social está entre os países desde o mais pobre ao mais rico.

Segundo Luiz Machado coordenador nacional do Programa de Combate ao Trabalho Forçado da Organização Internacional do Trabalho (OIT), explicou que se trata de um problema pulverizado. “Não é algo setorizado, está presente tanto em países em desenvolvimento, quanto em países desenvolvidos”. Em 2012 existiam cerca de 21 milhões de pessoas vítimas de trabalho forçado, sendo 1,8 milhão somente na América Latina e Caribe.

A definição de trabalho forçado segundo a OIT, todo aquele ao qual a pessoa não se apresentou voluntariamente, e também existem quatro pontos que se caracterizam escravidão são eles: trabalho forçado, jornada exaustiva, condições degradantes e restrição de locomoção.

Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores.

Um doa maiores causados em nossos dias para a proliferação do trabalho escravo são: os setores agropecuário e sucroalcooleiro são os que aparecem em destaque nas listas do trabalho escravo, outros como, a moda possuem fábricas clandestinas e fazem os imigrantes que entram ilegalmente no país trabalharem de forma degradante e exaustiva com salários miseráveis e ameaça de morte é constante, a construção civil não fica de fora desta lista, burguesia faz seu papel muitos empregados domésticos são mal tratados e não recebem seus salários de forma correta.

  1. Escravidão e ética.

Como vimos anteriormente à escravidão foi abolida, e hoje estamos no quadro de escravidão moderna, o que é vergonhoso, a ética não é um lei que deve ser cumprida, mas cabe ao opressor um pouco de consciência, de empatia e de amor, pensar menos em si próprio e olhar para os outros.

Algumas empresas adotam politica éticas ao comprar um produto ou adquirir um serviço dentre elas está à rede Walmart Brasil, a gerente de sustentabilidade Tatiana Trevisan, que é fundamental o monitoramento de seus fornecedores. “Desde 2005, somos signatários do Pacto (Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo), e existem clausulas nos contratos com todos os fornecedores de que não pode haver trabalho escravo em suas cadeias”, Além disso, cortamos fornecedores que aparecem na lista do TEM (Ministério do Trabalho e Emprego), até regularizem a situação. Nosso principal foco é na cadeia de Pecuária disse Tatiana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (138.3 Kb)   docx (325.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com