TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e relações humanas no trabalho

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração de Empresas

Unidade de Ensino: Anhanguera Educacional

Nome

Cibele Lélis Lima

RA

4200073302

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração de Empresas

Unidade de Ensino: Anhanguera Educacional

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

Cada vez mais, valores como princípios e crenças estão sendo valorizados  e tem ganhado ênfase. Cada pessoa possui seus objetivos de vida, seus princípios e suas crenças, porém, as organizações, também possuem sua cultura e valores empresariais. Para que o profissional não se choque com a cultura da empesa, é necessário que este procure saber e descobrir tudo sobre a empresa em que vai entrar, ou poderá se frustrar quando perceber que os valores da empresa não condizem com a sua realidade, ou no caso do trabalhador não conter crenças e valores de acordo com a empresa, as consequências podem ser igualmente desastrosas.

A cultura de uma organização é o conjunto de hábitos e crenças já instituído através de normas, valores, atitudes e expectativas partilhadas por todos os membros da organização, o que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. (MAXIMILIANO, 1986, P.59). Você percebe a cultura de uma empresa pela maneira como seus negócios são realizados, seu modo de tratar clientes e colaboradores, representa o discernimento dos dirigentes e colaboradores refletindo a mentalidade predominante. A cultura de uma empresa consolida-se através de pessoas, o que pode interferir na ação da empresa, pois os colaboradores podem se tornar satisfeitos e motivados, ou pelo contrário, insatisfeitos e desmotivados. Para que o funcionário se identifique com a cultura de uma organização, os valores empresariais, os objetivos e as condutas adotadas pela organização, devem condizer com a realidade desse membro da empresa.

A Petrobras, organização estudada nesse trabalho, declara em seu site o seguinte em relação aos seus valores e crenças que: trabalham com competência, ética, cordialidade e respeito à diversidade, incentivam o desenvolvimento sustentável, atuação integrada, responsabilidade por resultados, flexível a mudanças, espírito empreendedor, inovador, ética e transparência e respeito à vida.

Mediante essas informações, posso citar como sendo destoantes das crenças e valores da Petrobras as seguintes características: incompetência, falta de ética, falta de cordialidade e respeito, agredir o meio ambiente, não ser transparente, e não respeitar a vida. Esse conjunto de crenças e valores, não se ajusta a corporação estudada, mediante ao que encontramos descritos em seu site, como sendo uma organização séria e de crenças e valores plausíveis, como vimos acima.

Normalmente, ao ingressar em uma carreira, os profissionais fazem suas escolhas baseados em fatores externos, como a carreira em alta, de maior prestígio e por aí vai, porém, esses fatores mudam, o que tem de ser levado em conta são seus valores, crenças e objetivos de vida, para que lá no futuro não ocorra frustações. No caso do objetivo de vida, ele muda ao longo dos anos, eles sofrem influências a medida que se ganha experiência de vida, dessa forma, suas prioridades de hoje, podem não ser as mesmas amanhã. Já quando falamos de valores e crenças, essas dificilmente se alteram, pois são nossa essência, são o que somos.

Um profissional que não possui as mesmas crenças e valores da empresa, provavelmente falhará em sua conduta, e não se enquadrará no código de ética da empresa, podendo sofrer sanções da lei. Além de ser um mal colaborador, ainda pode aliciar outros membros, corruptíveis, formando esquemas ilegais, o que ocasionará em uma desmoralização da empresa.

Os impactos por esses tipos de condutas, podem afetar diretamente a empresa, seus resultados e sua credibilidade no mercado, trazendo resultados desastrosos a organização. No caso da Petrobras, uma empresa orgulho da nação, mediante o grande escândalo de lavagem e desvio de dinheiro, onde o esquema de corrupção contava com pessoas da diretoria da Petrobras e empreiteiros, teve como consequência um impacto profundo nos valores de suas ações, ficando a beira de um desastre financeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (133.4 Kb)   docx (345.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com