TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AFLUÊNCIA CONTÁBIL AOS PARÂMETROS INTERNACIONAIS: CONTRASTE ENTRE IFRS E CPC

Por:   •  22/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.610 Palavras (7 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

INSTITUTO BRASILEIRO DE MEDICINA DE REABILITAÇÃO

A AFLUÊNCIA CONTÁBIL AOS PARÂMETROS INTERNACIONAIS: CONTRASTE ENTRE IFRS E CPC

Rio de Janeiro - RJ 2020

A AFLUÊNCIA CONTÁBIL AOS PARÂMETROS INTERNACIONAIS: CONTRASTE ENTRE IFRS E CPC


RESUMO
O International Accounting Standards Board – IASB expôs uma união de normas contábeis nomeado International Financial Reporting Standards – IFRS e em cuidado a esses processos e prioridade de harmonização as normas internacionais no Brasil, a criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis aconteceu em 2005 pelo Conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução CFC nº 1.055, de 07/10/2005, com o principal foco de criar os pronunciamentos contábeis brasileiros em compatibilidade as normas internacionais. O crescimento seja qual for a área técnica ou cientifica necessita de várias fontes, mas ela sendo econômica fica em evidência em toda situação. O chamado internacional a uma afluência no mundo das normas contábeis fora aguardado e o que havia ausência eram as mudanças e ajustes obrigatórios a formação dos processos. A meta deste estudo é pesquisar as distorções entre as IFRS e os CPC, procurando reconhecer as adversidades da lei no que se refere à concordância às normas internacionais. Em seus efeitos pode-se analisar que a adaptação da lei especialmente pela Lei 11.638/07, proporcionou uma afluência aos modelos internacionais. As distorções reais entre as IFRS e os CPC, não impossibilitam a afluência possuindo em vista que as dessemelhanças estruturadas acontecem por conta de mudanças a lei em vigor, as diferenças não são definidas e estão incluídos das carências e sentidos das normas internacionais.

INTRODUÇÃO 

A relevância da convergência é transparente, inquestionável e o grande número de postagem sobre esse tema apresenta essa relevância, a ligação as normas internacionais ajuda a aplicação estrangeira, e com isso levou mudanças consideráveis nas demonstrações contábeis. Gerou o conjunto do ativo intangível, a apagada conta reserva de reavaliação foi trocada pelas contas ajuste de avaliação e o uso do Método da Equivalência Patrimonial para a apreciação das aplicações.

Lopes, Galdi e Lima (2009) e Niyama e Silva (2008) apontam que os modelos reproduzidos pelo IASB se apoiam em conceitos, com convicções gerais de indicação e não ordens específicas, proporcionando que a natureza econômica seja relevante. Embora o IASB criou as IFRS com maleabilidade das normas e que em poucos casos, que a criação de mais de um processo contábil verídico para uma semelhante categoria produtivo. Para Calixto (2010), há diferenças de pontos de vista sobre o outro lado da criação das IFRS em vários países, visto que não é plausível o recebimento no total quando um recente modelo de normas e orientações é obrigatório, o que comumente gera custos e problemas de adequação e de entendimento.

Nesse seguimento, entre as fundamentais pesquisas que compreendem esse tema, realça a acompanhar os mais parecidos com essa pesquisa. Esses efeitos lembram ao questionário de que se acham mudanças estruturais e simples entre as IFRS para com os CPCs, apurando-se prováveis ajustamentos em seguir a lei no Brasil. Seguindo, a meta do trabalho é demonstrar se há evidências de intervenção entre as IFRS e os CPCs. A falta de bibliografias e pesquisas práticas no Brasil extingue a evolução de técnicas e práticas de aprimoramento da contabilidade, pretendendo permanecermos ainda na utilização da afluência às normas internacionais.

Com apoio de Madeira, Silva e Almeida (2004) o procedimento de concordância contábil com a fim de ocorrer alterações nos compostos e normas contábeis, fazendo-se conciliável as demonstrações contábeis, cumprindo as particularidades e singularidades de cada nacionalidade. Mas de acordo com os escritores a movimentação de fundos financeiros e de profissionais entre sociedades e mercados estrangeiros, são relevantes benefícios da Concordância Contábil.

NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

O desenvolvimento em qualquer campo técnico ou científico necessita de vários efeitos, sendo que o efeito financeiro fica em evidência em qualquer situação. O chamado internacional a uma afluência no mundo das normas contábeis já era aguardado e o que estava carente eram os tratos e mudanças com o propósito de enfileirar os processos.

Essa afluência necessitou de adaptações que se concederam em diversos instantes da memória atual da contabilidade no Brasil. A evolução econômica no país é uma das consequências que ocasionou a contabilidade ao avanço que se via no país. (NIYAMA, 2007). Em vinculação ao destino da contabilidade, Hendriksen e Van Breda (1999), registram que “a contabilidade se desenvolveu em resposta a mudanças no ambiente, novas descobertas e progressos tecnológicos.

Não há motivo para crer que a contabilidade não continue a evoluir em resposta as mudanças que estamos observando”. O progresso necessitou de solenidades realizados em vários países, e foi estendido pelas evoluções tecnológicas. Já Iudícibus (2006) certifica que o princípio contábil se cumpre em virtude ao nível de evolução, social, institucional e comercial das organizações. Iudícibus e Lisboa (2007, p. 6) confirmam que os benefícios à criação dessas normas são indisputáveis e que existe “problemas para se obter esse hipotético ideal”. Iudícibus (2010, p 27), escreve que a “linguagem contábil é universal, [...] e que se tornou por demais importante para todos os países, não podendo ser mais praticada por cada um conforme seus próprios desejos”.

Compreendido por Juarez Domingues Carneiro - Presidente do CFC (2010, p. 3): “Para o Brasil, a adoção das normas reflete em benefícios internos e externos. No campo externo, a adoção insere o País no contexto econômico mundial, ajudando a internacionalizar empresas e negócios. Internamente, com a criação do CPC, as normas regularizam e normatizam as características contábeis das empresas e faz a intermediação do debate entre representantes dos diversos segmentos do mercado brasileiro.”

CPC

A formação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC aconteceu em 2005 pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, mediante a Resolução CFC nº 1.055, de 07/10/2005, com o objetivo de criar os pronunciamentos contábeis do Brasil em compatibilidade as normas internacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (165.6 Kb)   docx (61.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com