TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS Normas cont. internacionais

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.341 Palavras (10 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

As micro e pequenas empresas apresentam grande importância e relevância para o desenvolvimento e crescimento socioeconômico do país, com significativas contribuições para geração de emprego. As demonstrações contábeis são informações objetivas e tempestivas, sobre a posição financeira, o desempenho da entidade, que são úteis para a tomada de decisão e planejamentos. O objetivo deste trabalho de pesquisa é avaliar se as demonstrações contábeis e os índices possibilitam um entendimento das demonstrações contábeis das PMEs para a tomada de decisão e identificação de possíveis problemas operacionais. Buscou-se entender o porquê da dificuldade das PMEs adotarem a nova legislação, que provavelmente seja o custo envolvido e também a complexidade abordada. Pretende-se analisar os demonstrativos contábeis e suas principais variações e elaborar comparações considerando-se os indicadores de análise das demonstrações contábeis para obter melhores relatórios gerenciais e análise para tomada de decisão.

Com as mudanças que ocorreram na legislação contábil, sugiram diversos desafios principalmente para as micro, pequenas e médias empresas.

As PMEs muitas vezes produzem demonstrações contábeis apenas para o uso de proprietários-administradores ou apenas para o uso de autoridades fiscais ou outras autoridades governamentais. Demonstrações contábeis produzidas apenas para esses propósitos não são, necessariamente, demonstrações contábeis para fins gerais de adequar às pequenas e médias empresas com a convergência das praticas internacionais. Os administradores dessas empresas terão um grande desafio, devido à escassez de profissionais capacitados em atuar nessas empresas e ou o custo que esses profissionais trazem a elas. Problemas para adquirirem créditos em instituições financeiras, problemas com ordens fiscais ou tributárias e falta de preparo dos gestores são alguns outros problemas nas PME’S.

Os proprietários das pequenas e médias empresas por não terem muito conhecimento da utilização das demonstrações financeiras poderiam obter informações adicionais ajudando na tomada de decisão. Devido ao custo que estas informações representam para o empreendedor, acaba tratando essas informações com pouca importância que podem estar colocando a sua empresa em um caminho não muito bom, podendo levar até a falência.

2 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

Nome da empresa: ESSENCIAL ELETRIC LTDA.

CNPJ: 11.222.333/0001-44

Ramo de atuação: Comercialização de materiais de construção civil.

Endereço: Estrada de Itapecerica. 3.000 - Cidade: São Paulo – SP CEP: 05842-000

Telefone:(11)5555-5555

2.1 A empresa

A Essencial possui uma estrutura com mais de 200 itens cadastrados, contemplando uma ampla linha de ferramentas, materiais mecânicos, materiais elétricos e de construção civil em geral. Tem como parceiros os melhores fornecedores do setor, possibilitando oferecer as melhores soluções com qualidade e baixo preço.

2.2 Missão

Comercializar materiais elétricos, hidráulicos, ferragens, ferramentas, EPIS e materiais de construção em geral, com qualidade e preço compatível com a necessidade de cada cliente buscando sua satisfação.

2.3 Visão

Se consolidar no mercado como uma empresa clara e honesta, com produtos de qualidade e preços compatíveis as necessidades dos clientes se tornando referência no ramo.

2.4 Valores

Suprir as necessidades de nossos clientes, colaboradores e demais parceiros envolvidos em todo o processo de forma clara e honesta, sempre zelando por:

RESPEITO - ÉTICA - INTEGRIDADE - HUMILDADE - COOPERAÇÃO - DISCIPLINA

2.5 Principais produtos

CIVIL : Concreto, Cimento, Areia, Cal, Argamassa, Madeiramento, Alvenaria, Telhas, Piso, Esquadrilhas, Revestimento, Ferragens, Hidráulica e Pintura.

HIDRÁULICA : Conexões de aço carbono, Conexões de aço inox, Conexões de PVC, Registros Tubos de aço carbono, Tubos de aço Inox, Tubos de PVC, Válvulas borboleta, Válvulas de retenção, Válvulas esfera, Válvulas globo e Válvulas prediais.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: Caixas de aterramento, Caixas de entrada, Caixas de passagem, Campainhas, Espelhos, Exaustores, Hastes de aterramento, Interruptores Terminais, Tomadas e Ventiladores.

3 DESENVOLVIMENTO – IDENTIFICAÇÃO

O trabalho foi desenvolvido em observância com Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC’s) elaborado a atender todas as empresas de pequeno e médio porte, composto por empresas fechadas e que não requer as demonstrações contábeis devidamente publicadas em vias publicas.

As demonstrações que as pequenas e medias empresas tem a obrigatoriedade de declarar de acordo com lei 11.941/09 e a NBC TG 1000 são: balanço patrimonial, DRE, Demonstrações de Mutação do Patrimônio Liquido, Demonstrações de lucros ou prejuízos acumulados e as notas explicativas.

4 DEFINIÇÃO

De acordo com o CPC Pronunciamento Técnico CPC PME as micro, pequenas e medias empresas não tem a obrigatoriedade pública de prestar contas, elas elaboram suas demonstrações para usuários externos, que não estão envolvidos com o negócio da empresa, credores existentes e potenciais, e agencia de avaliação de crédito.

O Simples Nacional diz sobre as microempresas e empresas de médio porte:

Art. 3º Para os efeitos desta Lei Complementar consideram-se microempresas ou empresas de pequeno porte a sociedade empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresário a que se refere o art. 966 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, conforme o caso, desde que: (Redação dada pela Lei Complementar nº 139, de 10 de novembro de 2011) (Produção de efeitos – vide art. 7º da Lei Complementar nº 139, de 2011).

I - no caso da microempresa aufira, em cada ano-calendário, receita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com