TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APRESENTAÇÃO DA FRANCISCA DANIELE SOBRE A RELAÇÃO DOS TERREIROS E O PLN

Por:   •  17/5/2021  •  Exam  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA DO AMBIENTE

PROFª.: DRª.MÁRCIA LEILA C. PEREIRA

ALUNA: NATÁLIA F. WETTER

NARRRADORES DE TERESINA II – APRESENTAÇÃO DA FRANCISCA DANIELE SOBRE A RELAÇÃO DOS TERREIROS E O PLN

Teresina – PI

2021

Comentário sobre a apresentação dos Narradores de Teresina II – Francisca Daniele. Tema: “POVOS DE TERREIROS NO CONTEXTO DE INTERVENÇÕES URBANÍSTICAS (Territórios sociais de religiosidade de matrizes africanas na Zona Norte de Teresina e o Programa Lagoas do Norte)”.

  A apresentação se dá sobre a relação dos terreiros religiosos de matrizes africanas com o programa desenvolvido pela Prefeitura, Lagoas do Norte. Levando em consideração as diversas questões do programa, além dos problemas habitacionais ocasionados pela realocação de moradores na área, também afetou a cultura enraizada local, como a retirada de sítios religiosos umbandistas e do candomblé. Por se tratar de uma área muito antiga da cidade, possui um amplo patrimônio cultural sendo muito importante para a cidade.

A religião e o espaço ocupado para a sua pratica se estabeleceram nesses locais e em Teresina a vários anos, por estarem inseridos em uma paisagem cultural, onde se fazem identidades culturais e religiosas da região Norte da cidade, o programa propõe uma requalificação urbana, mas em contra partida, o programa na realidade trouxe a desvalorização das raízes históricas culturais dessa região, com a evacuação involuntária dos Terreiros aonde julgam promover a requalificação urbana.

O Objetivo de Francisca ao fazer a apresentação se dá pelo entendimento de como o Programa Lagoas do Norte se insere em meio a vida cultural de Teresina, principalmente na cultura religiosa que tem vínculos africanos. De forma mais especifica é feito o mapeamento desses centros religiosos de matriz africana na região e a partir disso se tenta identificar e localizar esses terreiros que estão dentro da área de remoção proposto pelo programa. Se tem a absorção dos sentidos, das memorias, as instalações que foram construídas nesses locais pela população local para a prática dos cultos religiosos, a identificação das diretrizes e dos costumes ao qual o programa Lagoas do Norte vem abrangendo.

Com isso, Francisca iniciou a aula explanando como se deu a formação histórica de Teresina, com enfoque nas religiões provenientes de matrizes africanas, ao qual são desprezadas. Teresina desde sua construção tem como berço religioso o catolicismo, gerando assim uma certa intolerância religiosa com as demais religiões. O que é mais estarrecedor, é que as religiões de matrizes africanas, como por exemplo a umbanda, já está presente nessa região desde o início da criação de Teresina, por a população brasileira ser um povo miscigenado e com a mesclagem de várias etnias, mas mesmo assim essa nossa cultura ancestral, não foi resguardada e também não foi muito aceita. Perante isso, podemos constatar a intolerância e o preconceito religioso ainda existente nos dias atuais com relação a essas religiões.

Por mais que o foco da apresentação se passe no enlaço do candomblé e da umbanda, existem várias outras religiões que representam a identidade religiosa desses povos. A forma como realizam suas atividades, os pontos de terreiros que são utilizados, a carga ancestral carregada por esses povos, desenvolvendo a sua própria cultura e fortalecendo seus laços e memorias afetivas dentro desses lugares. Contudo, no Programa Lagoas do Norte promovido pelo governo nos deparamos com os casos de desapropriação desses locais, aonde não se leva em conta os a forma como as vidas dessa população vai ser afetada, não só os residentes desses locais, mas os frequentadores e pessoas que de alguma forma exercem alguma atividade nessa localidade.

É de extrema debilidade a situação que se tem na Zona Norte com a implementação do programa Lagoas do Norte, onde os terreiros se veem à mercê de serem simplesmente desapropriados sem o mínimo de preocupação com local onde ele foi concebido e instalado, se tornando assim uma ação desproporcional. Pois essa problemática envolve não apenas o contexto religioso, que já não é pouca coisa, mas se engloba também problemáticas sociais, políticas e urbanas, sistemas culturais. Essa segregação espacial transcende o material e passa a englobar a área espiritual, a crença e as raízes dos adeptos da religião. Fica assim visível a intolerância religiosa sofrida nessa região, se materializando nas depredações dos terreiros e praticada pelos moradores dos arredores. Com isso, é possível perceber uma pratica de camuflagem exercida pelos moradores, inserindo esses terreiros em meios a prédios, pontos comerciais ou até mesmo nos fundos das residências.  

Uma outra problemática que surge, é quanto a desinformação por parte das autoridades quando se trata das diferentes praticas exercidas nos terreiros e na parte do mapeamento dessas áreas. Por não saberem que ao fundo de uma casa se encontra um terreiro, e para o governo o que conta e a questão valor da edificação, muitos desses terreiros são derrubados, mesmo tem um valor importantíssimo para esse povo.

Francisca em sua pesquisa consegue fazer esse levantamento, mapeamento e expor essa grande extensão das atividades que são realizadas nos terreiros de umbanda, a importância histórica, mostra as origens, os antepassados, ela consegue repassar a vivencia obtida ao frequentar esses terreiros. Com isso é colocado também a forma de ação utilizada para a implementação do PLN (Programa Lagos do Norte), onde se desconsidera os aspectos mostrados por Francisca, a partir que se propõe e muitas das vezes se exigir o reassentamento desses população para o Residencial Zilda Arns, em Nova Brasília.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com