TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AULA PSICOLOGIA 2

Por:   •  11/2/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADE:

Aulas:  01/02/03/04

Aluno:

RGM:

Polo :

Disciplina: PSICOLOGIA

ANO LETIVO:

2016

DATA PARA ENTREGA:  04/10/2016

Valor de cada atividade 1,25

Total das quatro Atividades: 5,0

[pic 2][pic 3]

ATIVIDADES DA AULA 1

1- A Psicologia se constrói à medida que o homem pensa sobre si e o mundo. Então, nem a Psicologia, nem o homem está pronto e acabado.

Após ler a aula 1: Explique o objeto de estudo da psicologia e suas especialidades.

R: A psicologia tem por objeto o estudo do homem,  (ser humano) estuda o comportamento humano, as atividades concomitantes como o sentir, o perceber e o pensar. Seja na descrição ou mensuração deste comportamento, a psicologia se vincula a outras ciências, como as ciências sociais e as ciências biológicas.

     Principais Especialidades da Psicologia:

     Psicólogo clínico: Avalia e trata de pacientes com problemas psicológicos. Realiza pesquisas sobre comportamento normal e anormal, diagnóstico e tratamento.

     Psicólogo orientador: Aconselha paciente com problemas ligeiros de ajustamento  e  promove o aperfeiçoamento nos meios educativos e de trabalho; combina pesquisa, consulta e tratamento.

     Psicólogo experimental:  Planeja e realiza pesquisas em áreas específicas, tais como aprendizagem, sensação, motivação, linguagem ou bases fisiológicas do comportamento.  

    Psicólogo escolar: Promove o desenvolvimento intelectual, social e educacional de crianças nas escolas, estabelecendo programas e consultas, efetuando pesquisas, treinando professores e tratando  de jovens com problemas.

    Psicólogo educacional: Desenvolve, planeja e avalia materiais e métodos para programas educacionais.

    Psicólogo industrial e organizacional: Combina o desenvolvimento de pesquisa, consulta e programas para aprimorar a eficiência, a satisfação e o moral no emprego.

    Psicólogo social: Estuda como as pessoas influenciam-se umas às outras.

    Psicólogo do desenvolvimento: Estuda as mudanças do comportamento em função da idade.

    Psicólogo da personalidade: Estuda como e  por que as pessoas diferem uma das outras, e como essas diferenças podem ser avaliadas.

    Psicólogo comunitário: Trata de pessoas com problemas psicológicos no seio da comunidade. Promove ação comunitária e desenvolve programas com unitários para melhorar a saúde mental.

    Psicometrista (quantitativo): Desenvolve e avalia testes; planeja pesquisas para medir o comportamento e as funções mentais.

    Ergonomista: Planeja e avalia ambientes, equipamento mecânico, dispositivos de treinamento, programas e sistemas para aprimorar as relações entre as pessoas e seu ambiente.

2- Bock (2002), refere que não há uma só teoria psicológica, mas sim uma multiplicidade de enfoques, correntes, escolas, paradigmas, variados objetos de estudo e metodologias concorrentes, muitas das quais apresentam profundas divergências entre si.

Após ler a aula 1:  Explique as principais abordagens da Psicologia do século XX.

R:  O Behaviorismo:  Significa comportamento, esta teoria tem como interação indivíduo-ambiente, ou seja, a interação do homem com o ambiente. O que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o resultante desta, ou seja, a aprendizagem está na relação entre uma ação e seu efeito.

     A Gestalt:  Evidencia a percepção, postulava a idéia da necessidade de compreender o homem como uma totalidade. O que o indivíduo percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.

    Psicanálise:  Nasceu com Freud, recuperando para a Psicologia a importância da afetividade e postulando o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão. A Psicologia caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto   por meio de ações e palavras, ou até mesmo pela imaginação, sonhos , associação livre.

ATIVIDADES DA AULA 2

1- Segundo Dejours (1987), a organização do trabalho também pode exercer sobre o homem uma ação específica que pode causar impacto no aparelho psíquico, isto é, desencadear em determinadas situações sofrimentos atribuído ao conflito entre a história individual do ser humano portadora de esperanças e de desejos, e uma organização de trabalho que o ignora.

Nesse sentido com base na aula 2: Explique o papel da Psicologia Organizacional e do Trabalho.

R: O papel da Psicologia Organizacional e do Trabalho  é  atuar  mais especificamente, sobre

Os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos ou gestão de pessoas.  

     Suas principais áreas analisam o trabalho e as condições que este é executado e estão ligadas ao recrutamento e sessão de pessoal; treinamento e diagnóstico organizacional.

2- Tendo em vista, que muitas vezes o importante para a empresa é o grau de inteligência, competência e capacidade do trabalhador, questões como a saúde mental são pouco valorizadas. Sendo assim explique os aspectos situacionais inerentes a relação homem x trabalho apresentados na aula 02.

R: Exigências: Busca a elaboração de modelos que permitam compreender os comportamentos do homem, de um lado, como um sistema de recepção e tratamento da informação, e do outro lado, como um sistema  de transformação de energia, produziram diferentes formulações sobre o desempenho das pessoas naquilo que elas fazem ou se proponham a fazer. As exigências identificam aspectos referentes as categorias: esquemas de processo, esquemas da organização homem-máquina e esquemas do funcionamento homem-máquina.

    Riscos: Qualquer  trabalho podem ocorrer danos a saúde, em diferentes graus e níveis, dependendo do tipo de organização e da natureza da atividade realizada, chamados riscos potenciais e adicionais.

   Carga de Trabalho: É o entendimento da carga de trabalho, sobre suas conseqüências no comportamento do indivíduo, ela está intrinsecamente relacionada com o conceito de trabalho prescrito (tarefa), e trabalho real (atividade), classificando as duas  dimensões do trabalho, como vetores da carga de trabalho.

ATIVIDADES DA AULA 3

1- Na aula 3, utilizando a teoria de Wagner III (2004), conhecemos os cinco tipos de poderes e suas fontes. Sendo assim, explique cada um deles.

R: Poder da recompensa: Baseia-se na capacidade para alocar resultados recompensados, seja o recebimento de coisas positivas (elogios, promoções, aumentos, atribuição de trabalhos desejáveis e licença do trabalho), ou eliminação de coisas negativas (condições de trabalho desagradáveis ou obrigatoriedade de horas-extras).

    Poder coercitivo ou e punição: É utilizado para controlar os resultados indesejáveis, seja relacionado a algo negativo ou até mesmo a  remoção de algo positivo. Esse poder explora o medo das pessoas, é utilizado junto aos colaboradores de maneira que os mesmos se conformem com o que lhe é estabelecido, mediante ameaça.

   Poder legítimo:  Este poder está diretamente relacionado as normas, valores e crenças, ou seja, legitimidade do poder no sentido de que certos indivíduos possuem direito legítimo de governar ou influenciar os outros.

   Poder de referência: È conhecido como poder carismático, quando se reconhecem qualidades pessoais para influenciar profundamente os pensamentos e comportamentos das pessoas, encontrado geralmente  em lideres religiosos, políticos, dentre outros.

    Poder de especialização ou de Competência: São pessoas especialistas numa determinada área de conhecimento, podem ser consideradas agentes de mudanças por influenciar as pessoas com conhecimentos que as capacitem ou contribuam para a mudança de atitudes ou de comportamentos, ou permaneçam em conformidade e de forma mais conscientes aos seus desejos.

2- Explique sobre as principais teorias sobre Liderança apresentadas na aula.

R: Podem classificar-se em três grupos:

     Teorias de traços de personalidade: A teoria que define o líder como que possui alguns traços específicos de personalidade, bem como as características marcantes de personalidades, capazes de influenciar o comportamento das demais pessoas, são eles: traços físicos; traços intelectuais; traços sociais; traços relacionados com a tarefa.

    Teorias sobre estilos de liderança:  Define o comportamento do líder em relação aos seus subordinados, maneira pelas quais orienta sua conduta. Não se preocupa com características pessoais de personalidade do líder, refere-se a três estilos de liderança: autoritária, liberal e democrática.

    Teorias situacionais da liderança: Explicam a liderança dentro de um contexto mais amplo e partem do princípio de que não existe um único estilo ou característica de liderança. Cada situação requer um tipo de liderança para alcançar eficácia dos subordinados.

 

ATIVIDADES DA AULA 4

 

1-  Segundo Braghirolli et al (2005),toda sociedade é formada por diferentes grupos e organizações, assim atualmente o indivíduo faz parte de vários grupos simultaneamente. Após leitura da aula 04, Explique grupos sociais e papeis sociais:

R: Grupos sociais: São pequenas organizações  de indivíduos que, possuindo objetivos comuns, desenvolvem ações na direção desses objetivos. Dispõe de normas como forma de pressionar seus integrantes a se adaptarem às regras e um funcionamento determinado por tarefas e funções distribuídas entre seus membros. Exemplo: organização de uma escola.

      Papeis sociais:  É o  comportamento que se espera de quem ocupa uma determinada posição com determinado status.  Cada grupo em que o individuo participa, ele desempenha um papel de acordo com as normas e regras de funcionamento, bem como , o estatuto que lhe é atribuído. Exemplo:líder religioso.

2- A interação só acontece quando duas ou mais pessoas se encontram e entram em contato. Os indivíduos influem uns sobre os outros mediante gestos, linguagem e postura. Com base nessa afirmação, Explique Percepção e comunicação.

R: A percepção é muito importante para que a comunicação obtenha êxito, pois perceber é diferente de olhar, é importante observarmos o outro a nós mesmos, identificando a linguagem corporal, pois o corpo também fala. Também utilizamos a expressão de rosto, gestos, movimentos, desenhos e sinais.

     Só conseguimos construir relações verdadeiras a partir do momento em que enxergarmos com maior propriedade quem somos e qual o impacto que causamos nos grupos, aos quais estamos inseridos. Ter consciência dessa imagem social faz parte da ação corajosa de quem busca uma comunicação plena.

Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das atividades,  disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula” .

Bons Estudos.

Profa. Doutoranda Silvia Mara Pagliuzo Muraki

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (260.3 Kb)   docx (119.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com