TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Absorção Sonora x Isolamento Acústico: Entenda as Diferenças

Por:   •  26/9/2018  •  Monografia  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 2

Absorção sonora x Isolamento acústico: entenda as diferenças

Deve se entender a diferença entre absorção sonora e isolamento acústico . sua principal diferença a ser levada em consideração é o fato de que os que absorvem o som são matérias mais leves como , espumas , lãs e etc. Já os isolantes são os que tem mais índice de massa como chumbo, aço , vidro e etc.

Tipos de isolamento acústico

  • A lã de rocha tem um ótimo funcionamento para isolamento térmico e acústico, e é incombustível o que é uma vantagem além de não causar danos e é duradoura. pode ser aplicada sob coberturas, forros vazados, forros falsos, e telhas metálicas e etc.
  • Temos também a lã de vidro também que é indicada para isolamento térmico. Que tem alta absorção térmica e alto índice de absorção sonora, podendo ser colocadas em construções civis e indústriais.
  • A Espuma de poliuretano tem como diferencial das espumas de PU sua alta capacidade de absorção acústica que não está somente ligada as suas características (densidade, passagem de ar), mas também à tecnologia de corte superficial. Tendo em vista o fato de que o ruído é emitido em várias faixas de freqüência, foi estipulado um valor médio para a densidade da espuma de poliuretano fim de ter o maior número de faixas possíveis. O valor ideal está entre 30 e 36 kg/m 3.

Custos

Lã de vidro         

14 reais o metro

Lã de pedra

142 reais o metro

Espuma de poliuretano

Pode variar de garrafas pequenas a galões. O melhor meio é consultando uma empresa especializada para levantamento de orçamento

Normas Técnicas

ANBT NBR 15.575 fixa o critério de desempenho de suas vedações – internas e externas – de modo a garantir o conforto dos usuários exclusivamente em edifícios habitacionais 

ABNT NBR 10.151, intitulada Avaliação do Ruído em Áreas Habitadas Visando o Conforto da Comunidade, fixa as condições exigíveis para a avaliação da aceitabilidade do ruído em comunidades 

 ABNT NBR 12.179/1992, que apresenta um gráfico com o “tempo ótimo de reverberação” e o desempenho em termos do isolamento acústico de diversos materiais de construção.

Referencias

http://wwwo.metalica.com.br/poliuretano-um-excelente-isolante-termico-e-acustico

https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/absorcao-sonora-x-isolamento-acustico-entenda-as-diferencas_15424_10_0

http://www.ceap.br/material/MAT12032009181855.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com