TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A “Análise Urbana” Philippe Panerai

Por:   •  2/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

“Análise Urbana”

Philippe Panerai (1999/2006)

Diana Oliveira, a84997

Índice

1.        Síntese        3

2.        Estado de Arte        3

3.        Análise Crítica/Interpretativa        4

4.        Conclusão        5

5.        Bibliografia        5

  1. Síntese

“Muratori, Aymonio e Rossi, pesquisadores italianos se sobressaem com algumas noções que são úteis até hoje:

  • A importância da espaço público como organização do tecido e a permanência do seu traçado;
  • A importância do parcelamento como base da edificação e como suporte das práticas;
  • A importância do conhecimento dos estados anteriores para compreender as situações atuais;
  • O papel da tipologia para dar conta da construção banal numa visão de conjunto que a história da arte tradicional se mostra incapaz de apreender;”  (Tássio Bruno de Menezes Viana, 2018)

  1. Estado de Arte

Ordenamento: tarefa que visa a gestão harmoniosa entre a ocupação humana e o espaço (de acordo com as caraterísticas de cada território – tem uma preocupação especial com a preservação ao espaço). Processo integrado que visa encontrar igualdades dos indivíduos independentemente do território (diminuição de assimetrias).

Planeamento: ato de planear. Composição de desenho urbano. Preocupa-se com o desenho de várias áreas com diferentes funções urbanas se distribuem no território ligado ás questões do zonamento. Dimensão normativa (a importância que um regulamento tem no ato no planeamento). O planeamento está mais virado para a ação da organização do território.

Desenvolvimento: conceito mais amplo que não visa só o crescimento económico, mas também o crescimento social. Quanto melhor a coesão social, melhor será o ambiente social.

Infraestruturas: são muito variáveis e muito importantes para o desenvolvimento regional. A população qualificada exige, infraestruturas de apoio à qualidade de vida local. Também as estruturas de acessibilidade são muito importantes para a dinamização.

Descentralização: o poder está dividido, não está centrado no mesmo órgão.

Desconcentração: divisão dos órgãos em diferentes regiões, serviços desconcentrados. Ajudam a máquina central do estado a implementar as suas medidas.

Modelo de Le Corbusier: em termos de desenho urbano, há um rompimento com as formas urbanas tradicionais, como a organização em quarteirão da cidade histórica. Defendem a criação de edifícios em altura e isolados (torres) que se dispõem no terreno em função de uma boa orientação solar e facilmente acessíveis. O espaço entre edifícios seria como zonas verdes ou parques de uso público. As vias de circulação são hierarquizadas e pretende-se estabelecer uma separação entre veículos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com