TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Apresentação de Slides

Por:   •  26/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 6

SLIDE 1

        Capa

SLIDE 2 - Carla

        As origens dos templos atenienses perdem em mitos e lendas. Os primeiros atenienses acreditavam que a deusa grega Atena, protetora da vida, e Poseidon, deus do mar, competiram o governo da cidade de Atenas. Na competição Atena criou a Oliveira, e Poseidon cravou seu tridente na rocha da Acrópole e produziu uma nascente de água salgada. Mas no final foi a oliveira da deusa Atena que se tornou a base e glória da economia grega. Consequentemente a criadora foi proclamada a guardiã divina de Atenas.

SLIDE 3 - Patrícia

        Vídeo: Cronologia Acrópole

SLIDE 4

        Período Micênico

Por milhares de anos Atenas desenvolveu-se em torno de um mesmo centro fixo, a Acrópole – escolhida não só por ser uma fortaleza natural, como também o ponto mais alto da região - e em suas proximidades, região conhecida como Agora.

        Com suas muitas cavernas rasas, nascentes de água abundantes, encostas íngremes, a Acrópole foi uma localização privilegiada para a habitação e de culto local para o homem neolítico.

        Sua colina foi fortificada com um muro ciclópico, onde blocos de pedras gigantes eram colocados uns sobre os outros, sem argamassa. Este muro foi a principal estrutura defensiva até o fim dos tempos arcaicos.  Também foi construído um grande palácio.

SLIDE 5

        Foto: Vista superior da Acrópole em torno de 1200 a.C. O muro e o palácio são claramente visíveis.

SLIDE 6

        Período Arcaico

Desde a pré-história os gregos sempre respeitaram o seu panteão de deuses e deusas. Neste período, foram construídos os primeiros templos monumentais.

        O primeiro, dedicado à deusa Atena, foi construído em torno de 560 a.C.. Os frontões¹ eram decorados com estátuas representando leões e outras criaturas míticas.

        O segundo, dedicado à deusa Atena e outras divindades, construído em torno de 520 a.C.. Os frontões eram decorados com estátuas de mármore representando a Gigantomaquia².

¹ conjunto arquitetônico de forma triangular

² na mitologia grega, é a luta dos gigantes com os deuses olímpicos

Slide 7

        Período Arcaico

        Foto: Os dois templos a partir do oeste. A evolução da ordem dórica é visível desde que os dois templos foram construídos 40 anos separados.

SLIDE 8

        Período Arcaico

A economia grega teve, no seu início, um caráter nitidamente agrícola e familiar. Cada agregado familiar bastava-se a si mesmo. Enquanto o homem construía a casa, cultivava a terra, fabricava as armas, a mulher tratava da vida interior do lar, cozinhando, lavando, confeccionando as roupas.

        O sistema de trocas, forma primitiva da vida econômica, começa, contudo, já a esboçar-se. Em Atenas, como a terra não era farta (80% era solo montanhoso) desenvolveram uma rica economia mercantil e marítima, com a prática do comércio a longa distância.

        Peisistratos construiu o primeiro muro ao redor da cidade, de forma quase circular com oito portões.

 

SLIDE 9

        Foto: Vista aérea de Atenas (ênfase no muro construído)

SLIDE 10

        Período Arcaico

        Seu reinado foi caracterizado por grandes obras públicas, como templos e altares, além de um extenso sistema de aqueduto subterrâneo e fontes de água, trazendo um suprimento confiável de água limpa.

        Instituiu o Festival Panatenaico, realizado a cada quatro anos. Além das competições esportivas e eventos culturais dentro de um estádio, havia festivais religiosos e cerimônias, onde os vencedores eram reconhecidos.

SLIDE 11

Período Clássico

Os atenienses obtiveram vitórias nas costas de maratonas e na batalha de Salamina. Após 10 anos de brutal conflito, os atenienses triunfaram. No entanto, a Acrópole estava em ruínas.

O antigo historiador grego, Heródoto, escreveu que os grandes persas haviam queimado a Oliveira sagrada que Atena teria plantado, mas dois dias depois, desenvolveu-se uma nova.

Péricles começou a construção de novos monumentos da Acrópole, o mais importante dos quais, o Parthenon. Novos prédios foram construídos na Ágora. 

Atenas possuía um sistema de esgoto, o que, no entanto não a livrou da grande peste que atingiu seus cidadãos em 430 a.C., durante a Guerra do Peloponeso.

SLIDE 12

        Foto: À direita, o Partenon. À esquerda, o velho templo restaurado de Atena. Na frente está a estátua de Atena, feita por Fídias em torno de 460 aC.

SLIDE 13

        Período Helenístico e Romano

A partir do século 2 a.C., a cidade manteve sua fama e filosóficas escolas e tornou-se o centro artístico e filosófico da Grécia continental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com