TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura Primitiva

Por:   •  21/8/2018  •  Dissertação  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 4

 Arquitetura Primitiva

A origem do termo primitivo

Segundo Benjamim de Carvalho a arquitetura primitiva é compreendida como o surgimento da necessidade da conservação da vida humana que está sujeita aos efeitos do clima e do ambiente, sendo assim, o homem primitivoencaminha-se a um ambiente fechado, o qual ele retorna com frequência não apenas para se abrigar das mudanças climáticas, mas, também para se refugiar de seus dilemas primitivos.

Os locais podem ser denominados como acidentes geográficos (cavernas) inicialmente, o qual sofre uma intervenção humana para a adaptação para gerar o mínimo de conforto para ser definido como uma habitação primitiva. A técnica construtiva foi sempre produto da manipulação e aplicação dos materiais de construção, geralmente adquiridos da região geográfica onde ela se insere. Como não se pode carregar; para outro local este abrigo, é necessária adaptação das condições que proporciona este local; vegetação, animais.

 Arquitetura Vernacular

Arquitetura vernacular, pode significar arquitetura antiga, mas não é apenas isso, foi começada a ser estudada no fim do século XIX. Representa a arquitetura construída com técnicas e materiais originários de uma região específica, talvez um conhecimento passado de geração em geração.

É considerada sustentável pois usa técnicas bioclimaticas passivas e materiais com baixa energia incorporada. Porem nem toda arquitetura sustentável pode ser vernacular. Utiliza métodos práticos e não estéticos.

No Brasil se encontra essa arquitetura mais em tribos indígenas, onde não há excessos, racionalizada para o tamanho da mão de obra disponível, ligada ao local de implantação e aos costumes do grupo, integrada ao meio e

3 | P á g i n a

adaptada ao microclima. Conhecimentos construtivos são passadas de geração para geração.

A arquitetura vernacular brasileira se restringe somente à arquitetura brasileira, se destaca pela simplicidade pelo fato das técnicas e materiais não terem luxo. Esse tipo de construção nunca deixou de ser sustentável. É interessante perceber que os antigos já faziam algo que a sociedade contemporânea atualmente tem se esforçado para descobrir: como viver de forma sustentável.

Parque indígena no Xingu.

 Arquitetura Romana

A arquitetura romana se destaca na solidez nas construções que herdaram dos etruscos, uso do arco nas construções, abóbada, construções sóbrias, funcionais e luxuosas e a monumentalidade (espaço que ocupa e seu significado)

As ordens arquitetônicas utilizadas pelas romanas. Ordem dórica que é simples e maciça, ordem jônica representava a graça e o feminino, ordem coríntia que foi muito usado no lugar do capitel jônico e ordem compósita foi ordem da arquitetura clássica desenvolvida pelos romanos a partir dos desenhos das ordens iónica e coríntia.

Parede de taipa.

4 | P á g i n a

As principais edificações da Roma foram Aquedutos são arcos com canaletas que conduziam a agua do reservatório para as cidades. Eram feitos de pedra e significou um avanço na canalização e distribuição de agua na antiguidade. Os templos eram construídos em homenagem aos deuses. Eram luxuosos e bem iluminados. Possuem apenas um portal de entrada com escada de acesso. São considerados originários do paganismo da religião da Roma Antiga. As principais características dos templos romanos no período republicado republicano são: Erguiam-se sempre sobre um pódio, eram, geralmente, de planta retangular e tinham

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com