TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Contemporânea

Por:   •  28/5/2016  •  Resenha  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 2

 

 

Arte Gótica

Construções

No período gótico, a arquitetura foi a principal forma de expressão e se espalhou por diversas áreas da Europa, principalmente com as construções de igrejas. O simbolismo teológico era a principal forma de apoio das construções, fruto do pensamento

escolástico, as paredes eram a base espiritual da igreja, os pilares representavam os

santos e os arcos e os nervos eram o caminho para Deus. Além disso os vitrais pintados serviam de ensinamento ao povo, por meio da mágica luminosidade das suas cores, as histórias e relatos contidos nas Sagradas Escrituras.  

A desmaterialização das paredes é uma diferenciação na construção gótica, assim como pela especial distribuição de luz no espaço. Tudo isso foi possível graças a duas das inovações arquitetônicas desse período: o arco em ponta, responsável pela elevação vertical do edifício, e a abóbada cruzada, que veio permitir a cobertura de espaços quadrados, curvos ou irregulares.

Porém, o arco de ogiva é considerado a característica marcante deste estilo.

[pic 1] 

Abadia de Westminster  

[pic 2] 

A catedral de Saint-Denis, em Paris, foi uma das primeiras a ser construídas em estilo gótico a partir desta, outras dezenas foram construídas de construções se iniciaram com as mesmas características em toda a França. A construção de uma catedral na cidade representava poder, grandeza e riqueza onde os recursos eram obtidos das maneiras

mais variadas, eventualmente a contribuição dos fiéis, membros da burguesia ou até mesmo das camadas populares. Normalmente as obras duravam décadas, algumas vezes até séculos.

[pic 3] 

Catedral dos Burgos  

As formas ogivas foram possibilitadas graças aos avanços arquitetônicos dos arcos de sustentação. Esses arcos em formato de ogivas, agulhas e capitéis, somados ao uso dos arcobotantes, possibilitaram às edificações serem mais altas, mais verticalizadas, indicando um direcionamento para o céu, o que caracterizada a perspectiva religiosa.

As paredes e as colunas apresentavam nervuras que as reforçavam por serem finas e leves. As entradas das catedrais possuem três portais. A grandiosidade das construções mostra a pequenez do ser humano perante a suntuosidade das edificações.  

O nome gótico foi possivelmente cunhado por Giorgio Vasari um dos expoentes do Renascimento. Gótico possivelmente deriva de godos, povo bárbaro que invadiu o Império Romano no período da Decadência.  

Esculturas

A escultura gótica se desenvolveu juntamente com a arquitetura das Igrejas e está presente nas fachadas, tímpanos e portais das catedrais, que foram o espaço ideal para

sua realização. Caracteriza-se pela procura em expressar a beleza ideal do divino.

 

[pic 4] 

 

 

 

 

 

 

 

Bibliografias

  • http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=163 – Teoria
  • http://brasilescola.uol.com.br/historiag/arte-gotica.htm - Teoria
  • http://pt.dreamstime.com/fotografia-de-stock-escultura-g%C3%B3ticoimage516982 – Imagem
  • http://introitismo.es/2/index.php/15-introitos/303-262-terremoto-historico-ycultural-i-la-catedral-de-burgos-es-la-verdadera-santa-sede-del-cristianismo-noshan-tomado-el-pelo-durante-dos-mil-anos - Imagem
  • http://www.arquimus.com.ar/abadia-de-westminster - Imagem
  • http://aumagic.blogspot.com.br/2012/10/arte-gotica-importancia-dos-vitrais.html 

- Imagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (339.6 Kb)   docx (279.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com