TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação de Arquitetura e Urbanismo da Atualidade

Por:   •  25/3/2019  •  Exam  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade de Brasília

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Departamento de Teoria e História da Arquitetura

Arquitetura e Urbanismo da Atualidade

Prova 1


5

Petit Cabanon - Le Corbusier

A casa tem 3,66 m x 3,66 m x 2,26 m, baseada nas medidas da habitação mínima e foi utilizada pelo arquiteto nos últimos anos de sua vida.

Apesar de muito diferente comparada com as outras obras do autor, muitas vezes considerada até displicente, Corbusier fazia uso da Cabanon com frequência e relatava grande satisfação.

A obra, em várias vertentes, não condiz com o pensamento moderno mais puro do autor (década de 20) pois foi construída em madeira, com telhado inclinado e janelas estreitas. Além disso, é locada na costa de Cap Martin e faz com que o jardim, o mar e toda a atmosfera bucólica fizesse parte da casa. Esta integração com o entorno, o genius loci e até mesmo os métodos construtivos fazem da Cabanon um exemplo de arquitetura que revisa o moderno, feito por um dos pais do modernismo.

Com relação à afirmação de Pallasmaa, a casa possui os elementos fundamentais  em nível bio-cultural pois, apesar de não ser generoso nos espaços, compensa nos diversos diálogos com o entorno e abre a área da casa para além das paredes. Os elementos relacionados à vida pessoal são locados nas áreas de trabalho e vestimenta. Os símbolos sociais estão muito relacionados à fase da vida, ou seja, a velhice, e o desapego à grandes símbolos de ostentação. A simplicidade da casa é uma tradução do final da vida do arquiteto e uma revisão de sua fase mais heróica.

6

Jean Nouvel é um arquiteto francês que inicia a carreira dentro do período da Nova Arquitetura Tecnológica (dec 80, 90 e 2000) e tem muita influência da arquitetura como obra de arte.

O projeto do Museu do Catar, antes de tudo, deve ser vista como símbolo de uma nação, simbolismo este muito presente nas obras de arquitetos famosos a partir da década de 80.

A influência da arte contemporânea no Museu pode ser vista, primeiramente, na singularidade do edifício, ou seja, na busca pelo irrepetível. Posteriormente, é possível analisar pela planta a presença de uma série de espaços sem função, frutos do pós funcionalismo e que são muito coerentes com o jogo de volumetrias realizado, baseado na sobreposição e rotação de sólidos, que demonstram a busca de uma experiência estética que justifique a falta de racionalidade na obra.

9

Edifício América Office Tower

O América Office Tower, inaugurado em 2001, é um exemplo de arquitetura pós moderna em meio ao modernismo de Brasília.

As referências utilizadas para concepção são muito claras, pois utilizam os elementos mais óbvios da arquitetura pós moderna. É possível perceber, por exemplo, referências historicistas como a entrada que remete a um frontão romano; Os pilares monumentais, que negam as medidas estritamente humanas do modernismo; O jogo de volumetrias que foge do purismo moderno e, por fim, a autonomia à expressão estética, onde a fachada tem autonomia com relação à função interna, tirando importância da funcionalidade e dando tratamento epidérmico à fachada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com