TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARTOGRAFIA URBANA

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.189 Palavras (13 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE SALVADOR

ARQUITETURA E URBANISMO 2015.1


CARTOGRAFIA URBANA

Componentes:

Eduardo Silva

Fabiana Almeida

Guto Magno

Leonardo Carneiro

Máveric Alberto

SALVADOR, BAHIA

2015

CARTOGRAFIA NÃO ALEATÓRIA
BAIRRO: MOURARIA 

Trabalho apresentado ao curso

de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Salvador - UNIFACS

                               Orientação: Prof. Najla Ribeiro

SALVADOR, BAHIA

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. PROJETO DE PESQUISA
    2.1 TEMA
    2.2 OBJETIVO
    2.3 JUSTIFICATIVA
  3. HISTÓRICO
    3.1 LOCALIZAÇÃO
  4. KEVIN LYNCH
    4.1 VIAS
    4.2 LIMITES
    4.3 PONTOS NODAIS
    4.4 MARCOS VISUAIS
    4.5 BAIRROS
  5. MAPEAMENTO MENTAL
  6.  GORDON CULLEN
    6.1 PONTOS FOCAIS
    6.2 LINHAS DE FORÇA
    6.3 ELEMENTOS MARCANTES
    6.4 CONTINUIDADE
    6.5 LETTERING / PROPAGANDA
    6.6 BARREIRAS VISUAIS
    6.7 CONFLITOS VISUAIS
    6.8 VISÃO SERIAL
    6.9 ESPAÇO / TEMPO
    6.10 CONFINAMENTO
    6.11 TEXTURAS
  7. CONCLUSÃO
  8.  REFERÊNCIAS

  1. INTRODUÇÃO

O trabalho científico consiste no estudo da fisionomia dos elementos visuais do bairro da Mouraria, Salvador - BA, e o modo como se relaciona com as pessoas.

A imagem da cidade e como ela se organiza e configura no espaço foi tema de debate e estudos por muitos antropólogos e urbanistas durantes décadas. Com o nascimento, o acelerado crescimento das metrópoles e a vinda das pessoas das regiões rurais a procura de oportunidades gerou um problema social devida a falta de organização na ocupação do espaço. A partir da disposição e da desorganizada apropriação dos terrenos algumas características inevitáveis são somadas a identidade cultural da cidade, como, por exemplos, as favelas fazem parte da cultura e imagens de algumas cidades sul-americanas. Alguns pensadores qualificaram as cidades a partir das suas “paisagens”, o quão estreitas são as ruas, quantos marcos visuais possuem, seus cruzamentos, limites e afins (conceitos apresentados durante o trabalho cientifico), os quais determinam a imaginabilidade da cidade e o fácil reconhecimento dos passantes. Os principais pensadores desta teoria são Kevin Lynch e Gordon Cullen, ambos urbanistas e pesquisadores da forma e desenvolvimento da cidade.

Através de análise das atividades realizadas pelos autores nos livros, "Paisagem Urbana" de Gordon Cullen e "A imagem da Cidade" de Kevin Lynch por meio de recursos visuais e suas aplicações nos bairros, facilitou para o desenvolvimento do nosso conhecimento na elaboração do trabalho.

Tomando como base os elementos propostos pelos autores, foi possível desenvolver cartografias que descrevem as principais características dos bairros em questão. Todas as cartografias desenvolvidas colaboraram para que o grupo adquirisse conhecimentos extras, através de recursos visuais.

  1. PROJETO DE PESQUISA

2.1 TEMA

Cartografia não aleatória no bairro da Mouraria, Salvador – BA.


2.2 OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo elaborar uma cartografia não aleatória a partir das categorias e analises de Kevin Lynch e Gordon Cullen. Isso faz com que tenhamos uma visão mais detalhada da região, analisando diversos aspectos como os marcos; a sua organização espacial; suas transformações históricas; seus problemas entre outros que dão identidade aos bairros, explorando conceitos teóricos que valorizem o uso cotidiano da cidade como meio de analise e identificar ferramentas de experimentação da cidade como método de leitura da paisagem urbana.

2.3 JUSTIFICATIVA

Justifica-se a pesquisa realizada, por observar e analisar a situação sócio espacial entre o ambiente e os elementos que compõe a cidade, a fim de que estes possam se ajustar a identidade do espaço. A leitura da paisagem urbana tem como prioridade a visão do observador em movimento e o uso cotidiano da cidade através da imagem, de sua representação e percepção existente. Desse modo, os princípios básicos alicerçados no estudo da forma da cidade, desenvolvidos por Lynch são os pontos fantasiados que devem ser associados a conceitos como legibilidade e imaginabilidade para permitirem o entendimento da imagem urbana. Cullen considera o dinamismo visual como uma categoria presente nos espaços urbanos, associando-os ao movimento de quem dele se utiliza. Os conceitos propostos são constituídos pelos pensadores Lynch e Cullen que nortearão os referenciais teóricos da pesquisa.

A pesquisa realizada da paisagem urbana, como foco no observador em movimento, abona-se na intenção de sintetizar algumas ferramentas de analise do espaço urbano, desenvolvidas pelos autores já mencionados, num estudo de caso para a compreensão da forma urbana tornando como referencia a analise visual a cidade de Salvador, Bahia, bairro: Mouraria. Essas considerações levam a uma reflexão sobre o cotidiano nas vias urbanas em uma delimitada região, enquanto foras atuantes na construção da identidade de um local.

  1. BAIRRO DA MOURARIA

3.1 HISTÓRICO

A Mouraria teria surgido a partir da necessidade de uma zona de acampamento obrigatório das primeiras famílias de ciganos que vieram de Portugal, no século XVIII. No espaço do abrigo encontra-se hoje o Quartel General da 6ª Região Militar, explica Luiz Eduardo Dórea, em seu livro intitulado Histórias de Salvador nos nomes das suas ruas.               [pic 2]

Figura 01– Quartel General / fonte do autor, 2015 

O nome do bairro, por sua vez, teria
surgido a partir da denominação de “mouros” dada pela sociedade da época a estes povos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (477.6 Kb)   docx (877.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com