TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CASA AZUMA

Por:   •  31/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA

RELATÓRIO

PUP

GRAZIELLE DOS SANTOS AMORIM   RA: N2862F-2

INGRID KARAM                                     RA: T5985G-0

RAFAELA SANTANA                             RA: D832BF-9

VITÓRIA FRANCO                                 RA: D83EAC-3

SÃO PAULO/2019

ANALISE

A estruturação superficial da Avenida Santo Amaro, caracteriza-se na formação da encosta que corre em direção ao Rio Pinheiros. As águas do canal correm no sentido debaixo para cima numa extensão de 25 km de comprimento. Atualmente as várzeas do rio pinheiro atende a empresa Billings, ao mercado imobiliário e ao acesso as marginais. O contexto urbano da área é de uma constante transformação social e econômica, a predominância do uso solo na Avenida Santo Amaro são as edificações geminadas verticalizadas e horizontais; com lotes profundos e fachadas aparentes. Nas últimas décadas a vida urbana da região vem sendo reconfigurada, resultante do aumento no fluxo de pessoas e da criação dos corredores de ônibus. Por consequência, A atividade comercial apropriou-se das áreas mais próximas da circulação de pessoas, de automóveis e de ônibus, com o objetivo de prestar serviço para os usuários que passam pelo, tornando os imóveis residenciais alvo de adaptações do residencial para o comercial. A esse cenário o mercado imobiliário interviu, novos setores foram implantados com o enfoque na atividade comercial, residencial e prestadoras de serviço.

Ao redor das grandes avenidas como Adolfo Pinheiro e Santo Amaro, apresenta-se travessas de uma maior circulação de pessoas e automóveis, é uma resultante do crescimento acelerado da avenida central. Uma dessas travessas é a Rua do Estilo Barroco. Encontra-se no seu entorno uma praça que funciona como anteparo para o fluxo intenso de veículos da região. As transformações da Avenida Pinheiros com a Santo Amaro é o reflexo da grande avenida, a ocupação dos edifícios começa a ser substituído pelo comercio local e apropriados por edificações de uso mistos ou institucionais.

Nessa região quando adentramos percebemos que ainda está preservado um grande uso residencial, mas que tem tendência a sofrer transformação, mesmo porque o uso residencial demanda comércio e serviço, as pessoas preferem morar próximo a escolas, posto de saúde, supermercados e etc. É natural que toda área residencial vá introduzindo atividades de uso misto e que acaba sendo uma coisa muito rica para a cidade.

A Implantação do metro - sistema transporte de alta capacidade - induziu um fluxo maior de pessoas e o comércio local. O metro flui pela cidade. Ele tem maior capacidade de transportar pessoas em menor tempo por não conter nenhum tipo de interferência em relação à sinalização como semáforos e também não tem congestionamento, que é um benefício para o usuário. Quando o metro chega num lugar ele acaba sendo alvo de um lugar interessante para as pessoas trabalharem e para morarem. Além de ser benéfico, consequentemente, o metrô tem um impacto na produção da cidade por poder incentivar o mercado imobiliário a investir. Uma dinâmica de transformação da ocupação do solo que vem ocorrendo é a compra de lotes residenciais - lotes com edificações horizontais - para verticalizar aquela região, ou seja, construir prédios e modificar aquela área residencial. Apesar de tantas transformações, as ruas ainda continuam estreitas e as calçadas oferecendo pouca qualidade aos pedestres, algo que deveria melhorar, já que a demanda de pessoas e de veículos que transitam por lá é bem maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com