TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Casa Gropius

Por:   •  9/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 3

A casa Gropius

Autora:Sofia Ghisloti Theodoro da Silva

A casa de Gropius está situado na estrada principal que corta a cidade, em meio a campos, florestas e fazendas. A residência unifamiliar de Gropius foi projetada em 1937 e finalizada em 1938. (site01). Segundo Benevolo, Gropius partilhava da ideia da casa unifamiliar, pois esta possibilitava um contato direto entre moradia e jardim, uma maior independência e flexibilidade(pg.495) (Benevolo). Gropius parte do princípio que não existe diferença entre as soluções de residência unifamiliar e coletiva. As duas possuem vantagens e desvantagens diferentemente de Wright e Le Corbusier (pg.495) (Benevolo)

Gropius misturou técnicas da arquitetura tradicional (madeira, tijolo e pedra) com materiais industriais, como bloco de vidro, gesso acústico e corrimões cromados(site01). Para Frampton, as duas casas modelos construídas pelos ateliês e oficinas da Bauhaus caracterizaram um período de transição que revelavam elementos comuns e ao mesmo tempo dessemelhantes. A primeira casa usou madeira tradicional associada a materiais novos, a segunda foi concebida com acabamentos refinados e materiais modernos (pag152, Frampton)

A estrutura da casa é constituída por uma estrutura de madeira tradicional, revestida por um tapume vertical pintado de branco. No hall de entrada interior são utilizadas tábuas tradicionais, mas aplicadas verticalmente. Apesar de ser impressionante, a casa foi construída tendo em conta a economia.

No interior da casa, Gropius não utilizou o estilo arquitetônico da tradicional, mas uma mistura de peças fabricadas na Bauhaus e de mobiliário de Marcel Breuer. Inspirando-se nos trabalhos que estavam a sendo desenvolvidos simultaneamente na Europa, a casa emprega uma organização espacial aberta que filtra a luz através das grandes janelas (ref. 01).

Na parte interna da casa Gropius empregou uma paleta de cores minimalista em todo o interior, composta por preto, branco, cinzentos pálidos e tons de terra, apenas com ligeiros salpicos de vermelho (ref. 01).

Gropius cuidadosamente localizou a casa para complementar seu habitat na em uma elevação dentro de um pomar de 90 macieiras.

Quando a casa foi apresentada ela causou sensação por conseguir realizar um híbrido da estética da Nova Inglaterra e dos ensinamentos modernistas da Bauhaus. Aplicando os princípios da Bauhaus na construção de sua casa Gropius considerou, tanto os aspectos da casa quanto a paisagem circundante, através de um planejamento que garantisse a máxima eficiência e a simplicidade (ref. 01).

Este ponto é demonstrado em História da Arquitetura Moderna, que reconhece Gropius como um dos principais arquitetos do movimento moderno, valorizando sua visão inovadora e seu papel na fundação da Bauhaus. Ele destaca a abordagem de Gropius em relação à integração da arquitetura, design e indústria, além de seu compromisso com a funcionalidade e a simplicidade estética (Benevolo)

. A casa é conhecida por sua abordagem sustentável e integração com a natureza. Ela possui um design único, com linhas orgânicas e uso de materiais ecologicamente sustentáveis, como madeira certificada e sistemas de captação de água da chuva. Além disso, a casa é projetada para isolamento térmico. Seu interior é espaçoso e moderno, com ambientes integrados e amplos espaços envidraçados que proporcionam uma conexão visual com o ambiente externo. A Casa de Gropius é considerada uma obra-prima da arquitetura contemporânea, unindo estética e sustentabilidade de forma harmoniosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com