TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cidade Como Bem Cultural

Por:   •  22/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE 03 - TEORIA 7 2020.2

Dupla: Larissa Sotero e Lohanna Savino

Ler a Cidade como Bem Cultural, de Ulpiano Bezerra de Menezes, em Patrimônio: Atualizado o Debate (IPHAN, 2006) da página 35 à 42.

  1. O que significa a cidade ser um bem cultural? Quais suas dimensões?

  2. Qual a crítica que o autor faz ao uso cultural da cultura?
  3. Qual a importância do habitante local e da gestão local para o autor?

  1. A cidade e o bem cultural percorrem semelhantes caminhos de identificação, ou seja, a conceituação de cidade é intrinsecamente ligada ao conceito próprio de cultura. Tal constatação também é discorrida na análise do professor emérito da Universidade de São Paulo, Ulpiano de Meneses.

A análise de Meneses expõe uma tríade, onde estariam dispostos os conceitos de artefato, campo de forças e representações sociais. O artefato seria representado pelos longos estudos urbanísticos, que foram regidos pela lógica de construção das antigas cidades. O produto de tais estudos seria também resultante do campo de forças materiais.

O campo de forças também levaria em conta a dicotomia significado social/vetor material, ou seja, a interação entre o indivíduo corpóreo e as construções, o que traria força ao atribuído sentido de "cidade viva". Uma exemplificação para tal colocação é vislumbrada na projeção da imagem de uma cidadã correndo até a sua parada de ônibus localizada no meio da Avenida Agamenon Magalhães, movimento este que traduziria por completo a integração do indivíduo com as construções e o mobiliário urbano.

E é nesse sentido que entra o ponto fundamental da simbiose entre cultura e cidade, traduzido na conceituação de imagem, isto é, a cidade cultural é uma imagem em movimento, construída por fatores que vão das esquinas até o além in loco, tal como a influência da cultura estrangeira e do capital de investimento nas cidades.

Por fim, a representação social serve como chave para o entendimento da cidade como bem cultural, onde o indivíduo possui ferramentas para compor essa imagem viva/cultural do local. Portanto, a cidade possui diversificados elementos que a traduzem como bem cultural, o que vai além das edificações presentes no espaço urbano, sendo também indispensável a representação social dos indivíduos.

  1. Apesar da concepção de cultura ter passado por diversas mudanças ao longo dos séculos, a relação entre um povo e o seu “legado cultural” permanece como um dos maiores indicativos sociais de uma localidade. Ainda é notória a noção de que a cultura poderia ser traduzida como uma ferramenta que traz sentido à vida, mas é fundamental destacar que permanecem em voga as valorações quanto ao “valor cultural” que importa em legado.

O autor destaca que o que os indivíduos enxergavam como bem cultural era geralmente relacionado ao luxo e a imponência, o que apagava consideravelmente toda a gama de relações advindas do trabalho, fator imprescindível ao conhecimento da cultura local. Sobredita relação entre trabalho e cultura pode ser vista em obras dos filósofos George Hegel e Karl Marx, que apesar de discordarem de princípios acerca da fundação da cultura, apontam que o trabalho humano é um dos fatores preponderantes ao entendimento da consciência dos indivíduos, e, por conseguinte, seu legado cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com