TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Concepção Estrutural e a Arquitetura

Por:   •  5/9/2016  •  Resenha  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  868 Visualizações

Página 1 de 4

REBELLO, Yopanan Conrado Pereira  

A Concepção Estrutural e a Arquitetura  

 

 

Com um conceito abrangente, direcionado a profissionais e estudantes de arquitetura e engenharia, onde contudo deixa claro, de que não existe uma estrutura para arquiteto e outra para engenheiro .  O livro discorre em  7 capítulos, onde aprofundarei apenas no Capitulo 1 "Conceituação dos Fenômenos Físicos que Ocorrem nos Sistemas Estruturais".  

 

 

A Conceituação dos Fenômenos Físicos que Ocorrem nos Sistemas Estruturais Nesse capítulo, são definidos conceitos básicos e usuais para facilitar a compreensão dos sistemas estruturais, explicando o que é uma estrutura e aplicando em exemplos, apresentando elementos como blocos, barras e lâminas dando ênfase em suas funções e exemplos. O conceito de força é explicado, dando início a forças internas e externas a estrutura.  

Conceber a estrutura desenvolve-se um grande trecho, na qual o escritor afirma que " A estrutura e a forma são um só objeto, e, assim sendo, conceber uma implica em conceber a outra e vice-versa. Logo quem cria a forma cria a estrutura." Contudo, quem planeja a estrutura é o Arquiteto.  Porém o engenheiro é quem fica com o papel do calculo estrutural especifico, na qual comprova, corrige o que se intuiu pelo arquiteto, sendo ele uma ferramenta na qual se manipula um modelo físico.  

Cargas são aquelas que atuam externamente, podendo ser permanentes como o piso, as paredes e o revestimento ou acidentas como o peso das pessoas, do mobiliário. Já a tensão é a aquela que atua internamente, podendo ser aplicada perpendicular (tensão normal) ou paralelamente (tensão de cisalhamento) à superfície resistente. Dependendo da intensidade da força e do material utilizado é possível que ocorra deformação, para que isso não ocorra é necessária a condição de equilíbrio estático interno e externo.  As estruturas podem ser classificadas de acordo com sua estabilidade, podendo ser hipostática, isostática ou hiperestática. Sendo as hipostáticas, aquelas com pouca estabilidade e portanto não recomendáveis para ser executadas por questão de segurança, enquanto as isostáticas são aquelas mais executadas devido a facilidade de cálculo e maior facilidade de execução e, por fim, as hipostáticas apresentam maior estabilidade externa, porém maior consumo de material.  Ao submeter uma estrutura a uma força externa, é possível realizar tração ou compressão. Se houver um aumento do tamanho de forma uniforme, pode-se afirmar que a mesma sofreu tração simples ou axial quando submetida a forças internas. Já se houver uma diminuição, conclui-se que esta sofreu compressão simples ou axial. No caso desta última, é possível ocorrer perda de estabilidade, antes da ruptura do material, sendo chamado este processo de flambagem. Posteriormente, são apresentados os conceitos de força cortante que  descreve a força (esforço) de um material ou componente contra o tipo de limite de escoamento ou falha estrutural onde o material ou componente falha em cisalhamento, momento fletor que é um esforço físico onde a deformação ocorre perpendicularmente ao eixo do corpo, paralelamente à força atuante, e o momento torçor um componente paralelo ao eixo longitudinal do momento de força resultante de uma distribuição de tensões sobre uma seção transversal de prisma mecânico.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com