TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Básica

Por:   •  3/4/2023  •  Resenha  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 5

 

 

 

 

 

 

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

 

 

 

 

 

JULIANA BEATRIZ LIMA DA SILVA

 

 

 

 

 CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA: CAPÍTULOS 1 E 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NATAL-RN

APRESENTAÇÃO

2022  

          

 

 

 

 

SUMÁRIO

 

  1. Capítulo 1 ...............................................................................................         3
  2. Capítulo 2 ................................................................................................         4
  1. Conclusão ...............................................................................................         5
  2. Referência................................................................................................         6

 

 

  

 

 


1. CAPÍTULO 1

Noções preliminares

 

A Contabilidade é uma ciência social com o objetivo registrar, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas, seja de uma empresa, pessoa física ou jurídica. A área inicialmente surgiu associada com o Capitalismo, assim, com o tempo houve o aperfeiçoando o ramo. O campo de atuação da contabilidade é amplo, hoje, o método contábil é aplicativo a qualquer tipo de pessoa ou companhia que tenha necessidade de gerenciamento da gestão financeira, trazendo ordem e equilíbrio.

O uso de informações contábeis tem duas finalidades básicas: o planejamento, bem como o controle e auxílio no processo decisório. O planejamento tem como objetivo estabelecer rumos alternativos, a fim de escolher aquele que apresenta melhor resultado para o futuro, enquanto o controle é um processo da responsabilidade da administração. A informação contábil é útil em ambos os processos, utilizando relatórios contábeis ao relatar a respeito dos planos e políticas da administração, fornecer conhecimento aos gestores e a usuários como credores e investidores. As funções típicas da contabilidade incluem a planificação da contabilidade, o registro e controle das operações, a elaboração de demonstrações financeiras e a análise e interpretação dos dados contábeis.

O mercado de trabalho do contador de alto nível do Brasil é um dos mais financeiramente vantajosos. Não sempre a força de trabalho foi valorizada, porém com o aumento da necessidade das empresas da organização financeira, estão finalmente aperfeiçoando tal profissão. No entanto, é importante reconhecer que existe limitações dentro da profissão, só deve ser exercido decisões que são favoráveis para a administração e outros interessados. Além disso, a Contabilidade só pode capturar eventos mensuráveis em moeda, e muitas vezes não reflete completamente a realidade econômica atual.

Com o objetivo de produzir Pronunciamentos, Interpretações e Orientações a partir das Normas Internacionais emitidas pelo IASB. Em 2005, foi criado o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), o qual os órgãos reguladores contábeis brasileiros aprovam esses documentos emitidos pelo CPC e os tornam obrigatórios em seus respectivos âmbitos.

 

 

2. CAPÍTULO 2

Estática patrimonial: o balanço

 

O Balanço Patrimonial é uma das mais importantes demonstrações contábeis, por meio do qual podemos apurar a situação patrimonial e financeira, é conjunto de bens, direitos e obrigações a pagar e receber. Nessa demonstração, se pode observar o Ativo, Passivo e o Patrimônio Líquido.  

 

O Ativo é basicamente os bens e os direitos expressos em moedas, caixas, bancos, imóveis, contas a receber de clientes, mercadorias, transportes são alguns dos bens que a associação pode possuir. Os elementos do Ativo estão expressos do lado esquerdo do Balanço Patrimonial.  

O Passivo, de forma simplificada, são as obrigações a pagar, a exemplo contas a pagar, salários a pagar de funcionários, pagamento a pagar de terceiros. Os elementos do Passivo estão expressos a direito do Balanço Patrimonial. Caso o Passivo suplantar o Ativo denomina-se Passivo a Descoberto. Para calcular o Patrimônio Líquido é preciso a diferença entre o valor do ativo e passivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (57.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com