TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ditadura Militar e Política Hoje

Por:   •  28/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Ditadura Militar e Política Hoje

Andreia Ferreira de Sousa

Resumo: O Desenvolvimento deste trabalho será sobre os temas seguintes Ditadura Milítar e Politica hoje, ou seja a politica na atualidade Brasileira, os principais objetivos é escrever um pouco sobre cada assunto, analisando e cacterizando a força politica na formaçao e tranformação.

Palavras-chave: Ditadura Militar. Sociedade. Politica na atualidade.

ABSTRACT: The development of this work will be on the following themes Militatic Dictatorship and Politics today, i.e. politics in brazil today, the main objectives is to write a little about each subject, analyzing and cacterizing the political force in the formation and transformation.

Keywords: Military Dictatorship. Society. Politicstoday.

  1. Introdução

Este trabalho falara sobre os temas sobre a ditadura militar no brasil e também sobre a politica no contexto da atualidade em territorio nacional, ambos são temas de bastente importancia para a sociedade, para entender a formação e identidade que nos influencia cotidianamente.

  • DITADURA MILITAR

O período da ditadura militar no Brasil, foi um período com bastante notoriedade e discutido na atualidade, pois ele consiste em um período mais marcantes da história do Brasil, onde o principal golpe de estado, que deu-se início em 1 de abril de 1964 e permaneceu até 15 de março de 1985, sob sucessivos governos militares de forma autoritária e nacionalista que deu-se início por meio de um golpe de estado.

O golpe militar veio ser aplicado no período em que governava João Goulart, onde até então era o presidente do Brasil, que foi democraticamente eleito pela população. Este foi um período bastante complicado apesar dos militares informarem que esta seria uma medida drástica de curto prazo, ela só veio ao fim 21 anos após, com o início do governo de José Sarney, antes disso o congresso nacional e as liberdade civis foram retiradas, então houve uma criação de um código de processo penal militar, onde permitia que o exército brasileiro juntamente com a polícia militar pudesse prender qualquer pessoa que fosse suspeita, além disso essa pessoa era impossibilitada de ter uma revisão judicial. Os principais meios adotados eram a criação de diretrizes nacionalistas, Desenvolvimentista, e eram totalmente contra o comunismo.

A ditadura militar no brasil obteve seu auge em relação a popularidade em 1970 quando surgiu o milagre econômico, onde no mesmo período censurava os meios de comunicação no país, e torturava e exilava.

  • POLITICA HOJE

Em termos políticos, a esquerda brasileira é caracterizada pela defesa de igualdade social, envolvendo-se principalmente com a preocupação dos cidadãos que estão sob a desigualdade social que é injustificável e devem ser abolidas em território nacional.

 A política urbana do Brasil é resultado de um forte movimento que defende a reforma urbana no Brasil, que começa com a democratização do Brasil, onde o MNRU - o movimento nacional de reforma urbana, desenvolveu uma emenda para realizar reformas urbanas, submetida à Assembleia Nacional, onde mais tarde aparecerá estatuto da cidade.

Em 1 de janeiro de 2003, surge o ministério das cidades e foi criado em  com o principal objetivo no combate as desigualdades sociais e iniciativa de transformar as cidades em espaços que fossem totalmente humanizados, tendo como base a ampliação ao acesso da população a moradia, saneamento e transporte de qualidade, porem encontra-se extinto desde 1 de janeiro de 2019.

No Brasil, a direção da política de habitação pública mudou, especialmente as relacionadas ao processo de favelas, que se espalharam de maneira residual e acelerada, envolvendo imóveis, suprimindo o espaço livre, danificando o ambiente frágil e tornando a paisagem circundante mais uniforme. Essas políticas exacerbaram a deterioração das desigualdades do espaço social nos espaços internos das grandes cidades e pequenas e médias cidades. Desde a década de 1990, a urbanização das políticas habitacionais é incentivada, porém, devido à diversidade inerente de favelas e à diferenciação entre ricos e pobres nas áreas urbanas, essas políticas adotam ações multifacetadas relacionadas à localização geográfica e à vulnerabilidade socioambiental. e muitos mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com