TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Produção

Por:   •  27/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A Engenharia de Produção é determinada pelo seu contexto sócio técnico. Isso significa dizer que ela é moldada, como as sociedades humanas, pelo estágio tecnológico em que a humanidade se encontra.

Mas, o que é Engenharia?

“A Engenharia é uma aplicação de conhecimentos científicos e empíricos: é uma atividade que aplica os conhecimentos humanos à resolução de problemas propondo soluções técnicas utilizando as tecnologias” (SILVA, 1997)

Histórico

A Engenharia de Produção começou, há mais de um século, com uma concepção de racionalidade econômica aplicada aos sistemas de produção. Os precursores foram Frederick Taylor e Henry Ford.

Taylor desenvolveu os princípios da Administração Científica que tinha como base a busca pela eficiência, reduzindo os desperdícios de tempo, de recursos e de pessoas. Por isto, ele desenvolveu o estudo de tempos (cronometragem) e estimulou a padronização das tarefas como meio para alcançar a eficiência.

A partir desses estudos, estabeleceu-se as bases para a construção da Engenharia Industrial (ou de Produção).

A proposta de Taylor foi colocada em prática por Henry Ford, que montou a fábrica de automóveis Ford produzindo o modelo T em grande volume e baixo preço, colocando no mercado um produto de acordo com as expectativas e os recursos dos consumidores. Um dos conceitos de base utilizados por Ford foi o da intercambialidade (partes padronizadas e intercambiáveis) e a linha de produção.

Hoje temos uma concepção diferente da de Taylor e Ford (modo econômico), que incorpora outros tipos de stakeholders (pessoas e instituições que influenciam na definição dos objetivos e planos da organização.

A Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção, ao voltar a sua ênfase para as dimensões do produto e do sistema produtivo, vincula-se fortemente com as ideias de projetar produtos, viabilizar produtos, projetar e viabilizar sistemas produtivos, planejar a produção, produzir e distribuir produtos para a sociedade.

Produzir é mais que simplesmente utilizar conhecimentos científicos e tecnológicos. É necessário integrar questões de naturezas diversas, atentando para critérios de qualidade, eficiência, custos, fatores humanos, ambientais etc.

Competência da Engenharia de Produção

Compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados, envolvendo homens, materiais e equipamentos, especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia.

Subáreas

· Engenharia do Produto;

· Projeto de Fábrica;

· Processos Produtivos;

· Planejamento e Controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com